Tendências de marketing digital para 2025: prepare seu negócio agora! 

Atalhos para este artigo

O marketing digital é uma ferramenta estratégica fundamental para as marcas conquistarem e engajarem com o público-alvo. Para 2025, as tendências apontam para uma transformação nas estratégias de comunicação online impulsionada por:

O cruzamento entre tecnologia, dados e criatividade promete redesenhar os modelos de interação entre empresas e consumidores. Neste contexto, compreender e antecipar as principais tendências será crucial para o sucesso das estratégias de marketing digital do seu negócio.

Importância de estar alinhado às tendências do mercado 

Estar alinhado com as tendências do marketing digital é fundamental para garantir o sucesso de um negócio a longo prazo. Ao acompanhar as novidades é possível fazer com que a marca tenha: 

  • Relevância; 
  • Competitividade com as marcas do mesmo segmento; 
  • Eficiência nas campanhas de marketing digital; 
  • Vontade de inovar e apresentar novos conceitos, produtos e/ou serviços; 
  • Relacionamento duradouro com os consumidores/clientes. 

Acompanhar as tendências de marketing digital pode ajudar a empresa nos seguintes aspectos, além de atingir o público-alvo e aumentar seus ganhos: 

  • Adaptar-se às mudanças: as empresas que acompanham as tendências de marketing são mais ágeis para se adaptar às mudanças do mercado.   
  • Testar/adotar novos canais e formatos: ao ter conhecimento de novos canais e formatos de comunicação, a empresa pode alcançar um público mais amplo.  
  • Inovação: estar atualizado sobre as novidades estimula a criatividade, permitindo o desenvolvimento de estratégias mais eficazes.  
  • Aumento do valor de marca: ao oferecer novas experiências para o público, a marca se fortalece e aumenta o valor percebido pelos consumidores. 

As 5 principais tendências de marketing digital para 2025

De acordo com uma lista de tendências de marketing para 2025 da Kantar — empresa de consultoria, dados e insights para marcas —, alguns dos pontos que devem ganhar a atenção das marcas nos próximos anos são: 

1 – Sustentabilidade 

O relatório apontou que o marketing relacionado à sustentabilidade aumentou consideravelmente o valor de 100 das maiores marcas mundiais. Porém, o assunto não é apenas para ser tratado no marketing, mas incorporado na atuação da empresa e em seus produtos/serviços. 

2 – Inclusão 

A Kantar aponta que não incluir a comunidade LGBTQIAP+, mulheres, pessoas com deficiência e pessoas pretas e pardas nas campanhas de marketing gera uma perda potencial de mais de R$ 1 trilhão, afetando o crescimento de marcas. 

3 – Inovar para capturar a atenção nas redes sociais 

Ao invés de métricas de números altos, o que deve passar a contar são os indicadores de qualidade do engajamento nas redes sociais. Para isso, os anúncios deverão ser mais criativos e personalizados para capturar a atenção e, principalmente, a reação do público.

Para conseguir mais atenção, as marcas deverão alinhar seu conteúdo com o de criadores digitais que dominam a linguagem e o estilo de comunicação dos públicos que desejam impactar. 

Ainda, será cada vez mais importante avaliar as nuances e oportunidades de cada tipo de canal para escolher aquelas com mais chances de sucesso. Este artigo ajuda a entender o que as marcas erram ao fazer vídeos para o TikTok.  

4 – Vendas ao vivo ainda terão força 

O live-commerce, transmissões ao vivo que têm o propósito de realizar vendas ao vivo, ainda serão uma maneira promissora de gerar vendas em 2025 para todos os segmentos de negócios. O que se espera é que as lives combinem entretenimento e vendas ao vivo para gerar mais engajamento com o público.  

5 – Inovação da marca 

Desde uma nova categoria de produtos ou uma nova forma de entregar o mesmo produto/serviço, as marcas que conseguirem encontrar novos espaços para atuar terão mais chances de crescimento em 2025.  

Um exemplo de marca que soube inovar em 2024 foi a Fini, com a associação de seus produtos com cosméticos. Você pode ler um artigo sobre marcas inovadoras aqui. 

Como implementar as novas tendências no seu negócio 

Implementar novas tendências de marketing digital em um negócio exige planejamento, adaptação e criatividade. Algumas dicas que podem ajudar nesse processo são as seguintes: 

  • Entender o público: saiba as dores, desejos e hábitos de consumo do público-alvo para definir as estratégias que melhor se adaptam a ele.  
  • Analise seu negócio: identifique os pontos fortes, fracos, as oportunidades e as ameaças do negócio. Isso ajuda a saber onde ele está e como crescer.
  • Defina objetivos: aumentar o alcance da marca, gerar leads, aumentar as vendas, apresentar a marca? Qual o principal objetivo para adotar as novas tendências? Seja claro e específico. 
  • Escolha as tendências certas: nem todas as tendências de marketing podem ser adequadas para todos os tipos de negócio. Escolha as que se alinham com os objetivos da marca e com seu público-alvo.

Caso sinta dificuldade em estabelecer alguns dos conceitos apresentados, procure a ajuda de uma empresa de marketing especializada – como a Mestres do Site.

Esse artigo foi escrito por...

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Livia Dacar

Focada em gerar oportunidades pelas mídias para nossos clientes! Com mais de 7 anos no marketing digital com certificações Google Ads e amplo conhecimento das mídas digitais.

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