Mestres do Site

Tendências de Web Design: os que você precisa saber para aumentar as conversões em 2021

Tendências de Web Design: os que você precisa saber para aumentar as conversões em 2021

As tendências de web design para 2021 oferecem diversas opções para empresas de diferentes segmentos. Além disso, elas também ajudam a entender as necessidades do usuário da web. Por isso, entendê-las é essencial!

Ano após ano, novas tendências de web design marcam a experiência de navegação em sites. Afinal, vivemos em um mundo em constante evolução e mudanças, certo? 

Assim, podemos dizer que até mesmo questões sociais e causas importantes impactam interfaces de páginas da web. Dessa forma, é sempre importante entender o que atualmente está influenciando essa área e saber como oferecer uma boa experiência aos usuários do seu site.

Tendências de Web Design: os que você precisa saber para aumentar as conversões em 2021 Confira a seguir as tendências de web design atuais, que podem te ajudar a aumentar suas conversões em 2021!

1. Deslizamento horizontal

Há algum tempo, o deslizamento cascata fez grande sucesso nas tendências digitais. A ideia era proporcionar uma experiência contínua de navegação, muito comum em sites jornalísticos. No entanto, isso mudou atualmente, e esse deslizamento agora é horizontal.

Esse recurso tem sido usado, principalmente, em carrosséis de imagens. Mas, para utilizar esse recurso é preciso ter cuidado com uma questão: o usuário não deve ser forçado a deslizar. Dessa forma, é importante usar botões ou setas, para indicar que há essa opção.

2. Modo escuro

O modo escuro já tem sido visto em diversos apps, sistemas operacionais e em ferramentas variadas, e é uma das grandes tendências de web design para 2021.

Em suma, a ideia é oferecer um ambiente com menos luz, mas que seja capaz de destacar somente informações relevantes. Dessa forma, há menos agressividade aos olhos dos usuários.

Pode ser importante, contudo, permitir que o usuário escolha entre duas versões do site, a comum e a escura. Assim, você não precisa mudar drasticamente a apresentação das páginas do seu site.

3. Minimalismo

O minimalismo é uma forte aposta entre as tendências de webdesign. Afinal, as pessoas lidam com muita informação todos os dias, então, por que não oferecer a elas algo mais objetivo? 

A ideia do minimalismo é, basicamente, dar destaque somente ao que é relevante. Por isso, há poucas ilustrações e imagens. As cores são mais sólidas, básicas e limitadas. 

LEIA TAMBÉM:
👉4 motivos para criar ou atualizar o seu site no próximo ano!

4. Interatividade

A interatividade não é uma novidade quando falamos em tendências de web design, mas, não podemos deixá-la de fora da lista.

Um dos principais objetivos nesse tipo de design é a capacidade de imersão. Pois, a partir dele, empresas conseguem coletar dados de maneira legal e segura de pessoas que são seu público-alvo.

Além disso, o design interativo também engaja com muito mais facilidade, por ser um ambiente que simplesmente foge do usual e ainda traz uma abordagem lúdica à experiência.

5. Acessibilidade

A acessibilidade é um fator muito importante e que torna o uso da web mais inclusivo. Nesse sentido, muitas empresas têm direcionado seus esforços para se alinharem a essa causa, já que ela é socialmente importante. 

Sites podem ser muito inclusivos em suas experiências e isso começa na parte visual. São detalhes simples, mas que podem fazer toda diferença a pessoas que possuem limitações, como:

  • usar um bom contraste de cores entre fundos e fontes de texto;
  • utilizar recursos visuais de destaques em links;
  • usar alt text em imagens;
  • utilizar linguagens mais diretas;
  • preferir fontes em tamanho maior.

6. Design positivo e saudável

Por fim, não podemos nos esquecer do fato que horas de navegação em frente a computadores e smartphones podem ser estressantes e exaustivas. 

Por isso, é fundamental que o seu site ofereça uma boa experiência ao usuário, evitando o uso de cores muito fortes e um design chamativo. 

No entanto, mais do que simplesmente usar cores mais suaves, é fundamental pensar na experiência como um todo. Quanto mais o layout for leve e alegre, melhor ele está adequado a uma ideia de design positivo. Isso gera um grande impacto nas pessoas, ajudando a mantê-las alegres, em ambientes agradáveis, ainda que estejamos falando do online.

Essas são as principais tendências de web design para este ano. Ao colocá-las em prática na sua estratégia, as chances de sucesso e conversões serão muito maiores!

Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o nosso blog.

Sucesso!

Fechar Menu
Recebemos a sua mensagem. Em alguns minutos nossa equipe fará contato.
Modelo de Site First TI