Sim, você leu corretamente. O ator norte-americano Terry Crews é o novo embaixador Shopee aqui no Brasil. Quer entender os motivos que levaram à escolha do ator de “As Branquelas” para ilustrar a campanha 7.7? A Mestres do Site te conta!
A Shopee e a campanha 7.7
A Shopee é uma plataforma de e-commerce singapurense fundada em 2015 e que chegou ao Brasil em 2019, onde obteve uma rápida difusão.
O consumidor brasileiro tem presença expressiva no mercado chinês de bens não-duráveis. Segundo um levantamento realizado pela consultoria Pitney Bowes, 83% dos entrevistados no Brasil decidem comprar fora do país por causa do preço, sendo a China o país alvo das compras online dos brasileiros.
Sites como a Shein, Shopee, Aliexpress e Wish são algumas das preferidas para nichos como moda, casa e utilidades. E é nesse contexto que a Shopee vem se destacando ao investir em marketing e campanhas orientadas ao público brasileiro.
Para celebrar o 4º aniversário dos vendedores brasileiros na plataforma, a Shopee anunciou a campanha 7.7 estrelada pelo ator Terry Crews, muito famoso por seus papéis em “As Branquelas” e “Todo Mundo Odeia o Chris”.
De 17/06 a 08/07, a plataforma deu start à temporada de promoções do segundo semestre, oferecendo cupons de desconto de até R$ 50, ofertas com até 40% OFF e cupom extra de frete grátis nas compras acima de R$19. A Shopee divulgou ainda que a ação 7.7 ofertará nada mais, nada menos que R$ 8 milhões em cupons de desconto além de voucher de frete grátis.
A escolha de Terry Crews
Se você está pensando “por que não investir em um embaixador brasileiro?”, a gente te explica.
A resposta para essa pergunta tem três razões principais:
1) Criar campanhas únicas e memoráveis
O impacto de criar uma campanha com um rosto que o público-alvo considera “inacessível” é muito grande. Dessa forma, a marca ganha uma visibilidade muito mais ampla do que quando marcas utilizam rostos que já estamparam diversas propagandas nacionais.
Em resumo, o encantamento da autenticidade da campanha retém muito mais a atenção do espectador, fazendo com que as chances de se lembrar da campanha e dos descontos sejam aumentadas.
2) Favoritismo pelo ator
Segundo a divulgação da Shopee, 27% dos seguidores de Terry Crews nas redes sociais são brasileiros, ficando atrás apenas dos norte-americanos, sua própria nacionalidade, que representam 28%.
Esse número aponta para um segmento de usuários totalmente engajados, o que, traduzindo para o marketing, significa oportunidade. Criar uma campanha destinada a um público que tem adoração por uma personalidade é sucesso na certa.
Terry Crews é idolatrado no Brasil por papéis icônicos como Latrell Spencer, em “As Branquelas”, Julius, em “Todo Mundo Odeia O Chris” e Daryl Scott, em “Eu, a Patroa e as Crianças”, que marcaram grande parte da infância e adolescência da audiência impactada.
3) Sucessos anteriores
Essa não é a primeira vez que atores internacionais estrelam campanhas para o público brasileiro. Em 2024, por exemplo, Leslie David Baker, o Stanley de “The Office”, parou o Brasil com a campanha estrelada para a Nubank, intitulada “Planos no Papel”.
Além disso, a própria Shopee ousou em 2022 quando Jackie Chan surgiu estrelando a campanha Liquida 2.2
A conexão como estratégia
Você já percebeu qual é o elemento que norteou a escolha de Terry Crews para a campanha da Shopee?
Estamos falando da conexão, uma ferramenta poderosa que pode ser utilizada no marketing para estabelecer vínculos com os consumidores.
Pessoas se conectam com histórias, com emoção, com sentimentos. E quando uma marca consegue explorar esses aspectos em uma propaganda, os resultados são incríveis.
Isso porque criar conexão vai além de uma simples venda, ela envolve criar um sentimento de lealdade, confiança e identificação entre a marca e seu público-alvo. Então, quando o público brasileiro vê o Terry Crews na Shopee, eles são invadidos automaticamente por uma sensação de nostalgia, de alegria, de infância, criando conexão com a plataforma.
De modo prático, isso significa que a Shopee conquistou um espaço de referência em seu nicho a partir daquele momento, sendo mais facilmente lembrada e acionada no momento em que o consumidor necessitar dos produtos que ela oferece.
A criação de conexão, quando bem executada, é uma estratégia de sucesso para empresas de diferentes portes. Que tal se desafiar na sua próxima campanha e buscar elementos que conectam o seu público à sua solução?
Conte com a Mestres do Site!