Como fazer Tráfego Pago para Negócios Locais?

Divulgue esse Artigo

Atalhos para este artigo

O Tráfego Pago é uma das estratégias mais conhecidas e utilizadas no Marketing Digital atualmente. Afinal de contas, quando bem estruturado, o tráfego pago gera resultados muito positivos.

Para negócios locais, essa estratégia funciona muito bem para gerar visibilidade e atrair mais clientes para o estabelecimento.

Quer entender melhor como funciona o tráfego pago para negócios locais? Acompanhe esse post.

Você pode consumir esse conteúdo em vídeo:

O que fazer antes de começar?

Antes de tudo, é preciso ressaltar que seu negócio precisa ter uma presença digital básica para começar a investir em tráfego pago, se não, as chances de você não ter resultado nenhum são grandes.

Os elementos obrigatórios da presença digital são:

  • Site;
  • Google Meu Negócio;
  • Perfis em redes sociais.

LEIA TAMBÉM:
👉3 Dicas de Marketing digital para negócios locais

Os primeiros passos no tráfego pago:

Depois de criar um site, um perfil no Google Meu Negócio e perfis nas redes sociais mais indicadas para o seu negócio, é hora de começar a dar os primeiros passos no tráfego pago.

Para facilitar o seu caminho, preparamos o passo a passo a seguir. Confira!

Tornar a marca conhecida:

Provavelmente, um dos motivos que te levaram a querer investir em tráfego pago é tornar sua marca mais conhecida, certo? E esse realmente é um dos pontos mais fortes dessa estratégia.

Com o tráfego pago é possível:

Fazer todos da redondeza saberem o que seu negócio local faz e onde você está:

Com um perfil no Google Meu Negócio, por exemplo, as pessoas podem encontrar o seu negócio facilmente, saber o que você oferece, quais horários atende, como entrar em contato e muito mais.

Anunciar no Instagram/Facebook Ads:

O Instagram e o Facebook são redes bastante visuais e funcionam muito bem para negócios locais como restaurantes, bares, lojas de roupas e acessórios, clínicas de estética e muito mais.

Com o Instagram/Facebook Ads, é possível fazer com que muito mais pessoas conheçam a sua marca.

Campanha de alcance e/ou campanha de engajamento:

O objetivo da campanha de alcance é maximizar o número de pessoas que veem seus anúncios e a frequência com que elas os veem. Já a campanha de engajamento serve para fazer com que mais pessoas vejam e interajam com sua página ou sua publicação.

Os dois tipos de anúncios fazem com que mais pessoas conheçam a sua marca.

Campanha de Visitas/cliques/Tráfego:

O objetivo dessa campanha é direcionar as pessoas para o seu site ou aplicativo. Ou seja, você pode criar anúncios para: Enviar as pessoas para um destino, como um site, um aplicativo, uma ligação telefônica ou uma conversa no Messenger.

Dessa forma, as pessoas podem ser direcionados para uma conversa, por exemplo, entender o que você oferece e comprar do seu negócio.

Tornar a marca confiável:

Não adianta tornar a sua marca somente conhecida. As pessoas precisam confiar em você e no que você oferece.

Afinal de contas, ninguém quer comprar de um negócio não confiável, não é mesmo?

Aqui estão algumas dicas para tornar a sua marca mais confiável:

Quebrar objeções clássicas que o público possa ter, referente ao produto ou serviço:

É normal que as pessoas tenham objeções em relação ao produto ou serviço que você oferece. Quem nunca ficou cheio de dúvidas antes de realizar uma compra?

A chave aqui é quebrar essas objeções antes mesmo do seu cliente te perguntar ou pensar nelas, fazer com que ele se sinta confiante em adquirir o seu produto ou serviço.

Marketing de conteúdo:

Marketing de Conteúdo é uma estratégia que foca na criação e distribuição de conteúdo relevante (como artigos, eBooks e posts nas redes sociais), sem promover explicitamente a marca.

Com ele, você pode ajudar seu público-alvo a resolver seus problemas e se tornar uma autoridade no assunto. Assim, passando muito mais confiança para as pessoas que ainda não conhecem sua marca.

VOCÊ PODE GOSTAR DESSE ARTIGO TAMBÉM:

VOCÊ PODE GOSTAR DESSE ARTIGO TAMBÉM:
👉Melhores plataformas de anúncios para pequenas empresas

Campanha de Alcance e/ou Campanha de Engajamento:

Como já vimos, essas duas campanhas têm o objetivo de fazer com que seu anúncio chegue para mais pessoas, incentivando com que elas interajam com sua página ou sua publicação.

Quanto mais pessoas tiverem contato com suas páginas e interagirem com elas, mais confiança o seu negócio passa. Afinal, ninguém gosta de ser o primeiro a experimentar um produto ou serviço, certo?

Campanha de Visitas/cliques/Tráfego:

Ao serem direcionadas para o link que você deseja, as pessoas podem ter contato direto com a sua marca e entender melhor o que você oferece. Assim, ganhando mais confiança em você.

Inbound Marketing:

Inbound Marketing é o conjunto de estratégias de marketing que têm o objetivo de atrair e converter clientes usando conteúdo relevante. Ao contrário do marketing tradicional, no Inbound Marketing a empresa não vai atrás de clientes, mas explora canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais para ser encontrada.

Dessa forma, você pode chegar no seu público com um conteúdo relevante, mostrando autoridade no assunto.

Campanha de Conversão:

Os anúncios de conversão são campanhas específicas que visam conduzir o tráfego de usuários para que realizem ações valiosas em seu site. Por exemplo, cadastros, visualizações de conteúdo, adições ao carrinho, compras, entre outros.

Esse tipo de campanha atribui mais credibilidade à marca, assim, tornando-a mais confiável.

Ficar atento às avaliações do Google:

As pessoas costumam deixar avaliações no Google, por isso, é preciso estar atento às avaliações e sempre conversar com o seu público.

Ao receber uma boa avaliação, não deixe de responder a pessoa. Você também pode aproveitar e divulgar algumas avaliações positivas em outras redes.

Caso você receba uma avaliação ruim, não deixe de entrar em contato com a pessoa e contornar a situação.

Se fazer presente na vida dos possíveis clientes, principalmente no momento de compra:

Você já ouviu a frase “quem não é visto, não é lembrado”? Não é atoa que ela é tão falada.

Hoje em dia, nós somos bombardeados de informações a todo momento. Por isso, se alguma marca não aparece para a gente constantemente, provavelmente vamos esquecê-la.

Para evitar que isso aconteça, lembre-se de gerar conteúdos de valor para o público, mantendo essas pessoas em contato com a marca. Você pode fazer isso através de:

  • Matérias de blog;
  • Materiais ricos, como ebooks;
  • Anúncios para gerar engajamento;
  • Instagram Ads.

Estar presente na rede de pesquisa do Google:

Esteja presente na rede de pesquisa do Google. Ou seja, um grupo de sites e apps relacionados à pesquisa em que seus anúncios podem ser exibidos.

Quando você anuncia na rede de pesquisa do Google, o anúncio pode ser exibido próximo dos resultados de pesquisa quando alguém procura termos relacionados a uma das suas palavras-chave.

Utilizar uma landing page ou site com formulário

Você precisa ter um objetivo com os anúncios, certo?

Não adianta anunciar por anunciar, é preciso direcionar o seu público para algo que você deseja.

Ao direcionar o seu público para um site ou para uma landing page, você está deixando mais claro qual ação você deseja que ele faça. Por isso, é indispensável ter um site ou uma landing page na sua estratégia de tráfego pago.

Prepare-se para passar por 4 etapas, se quiser investir em tráfego pago

Depois de estruturar a sua campanha de tráfego pago, é super normal que você passe por 4 etapas básicas. Veja quais são elas:

Etapa 1 – Descoberta:

Nesta etapa você ainda está sem retorno por investimento. Aqui você estará adquirindo conhecimento sobre o público, palavras-chave e configurações corretas de campanha.

Geralmente, essa fase costuma ter pouca verba investida.

Etapa 2 – Estabilização:

Um pouco mais pra frente, o investimento e retorno são igualados e sua campanha fica estável. Nesta fase, você pode ficar mais confiante com os anúncios.

Etapa 3 – Otimização:

Vendo que seus anúncios podem ter mais resultados, chega a hora de fazer a otimização máxima da campanha, a fim de obter o máximo de retorno possível com a mesma verba.

Etapa 4 – Escala:

Por fim, você decide investir mais até atingir o máximo de retorno por investimento possível na mídia.

Não se preocupe caso a passagem de etapa para etapa não seja fluida, isso pode acontecer. No entanto, é importante analisar os números e configurações. Caso continue sem resultado, dedique mais tempo para isso, consulte um especialista e/ou terceirize contratando uma agência. Para isso, temos um material gratuito que pode te ajudar. Clique aqui e confira!

Esse artigo foi escrito por...

Picture of Giovanni Ballarin

Giovanni Ballarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 18 anos. Especialista em Tráfego Pago, Busca Orgânica e Inbound Marketing com certificação Google Ads e Gold Partner RD Station.
Picture of Giovanni Ballarin

Giovanni Ballarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 18 anos. Especialista em Tráfego Pago, Busca Orgânica e Inbound Marketing com certificação Google Ads e Gold Partner RD Station.
Tráfego Pago,marketing digital,estratégias marketing digital,primeiros passos no tráfego pago,campanha de alcance,campanha de engajamento,rede de pesquisa do Google

Download Grátis

Seu contato foi recebido com sucesso!

Em breve nossos consultores entrarão em contato.

Agora, aproveite para navegar em nosso site institucional e entenda por que somos os Mestres do Site.
pic-popup-well-done.png
Logo Google Partner
Rd Station Partner Gold

Somos Certificados Pelas Maiores Empresas de Marketing Digital