Tráfego Pago: o que é e como funciona essa poderosa estratégia

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O tráfego pago é uma estratégia muito utilizada por quem quer ter resultados melhores no marketing digital. A seguir, entenda melhor sobre o assunto!

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Para ter sucesso no mundo dos negócios é preciso de um bom planejamento, boas estratégias de marketing e atendimento de qualidade ao cliente. Nesse sentido, podemos dizer que uma estratégia que pode ajudar nos resultados é o desenvolvimento do tráfego pago.

Os blogs, redes sociais e sites são usados pelas marcas como poderosas ferramentas de marketing, algo que permite investir capital para atrair mais usuários para visitar a página, o que configura-se como tráfego pago.

De maneira geral, o tráfego se baseia no número de acessos que o site recebe, os cliques que uma página tem.

Quer entender mais sobre o assunto? Então, continue a leitura deste post!

O que é tráfego? 

Na verdade, é bem simples de entender o que é tráfego. Tráfego é como chamamos todo o alcance, visitas e visualizações que você recebe em suas páginas, sites, redes sociais, blogs e outros. É uma métrica que se baseia nos acessos que o seu conteúdo recebe.

O que é tráfego pago? 

A estratégia de tráfego pago consiste em realizar investimentos em anúncios nas plataformas de mídias digitais com o objetivo de trazer pessoas potencialmente qualificadas para conhecer, se relacionar e comprar da marca.

Para entender de uma forma mais simples e fácil: você utiliza uma ferramenta de mídia, investe um orçamento nela, cria anúncios e paga quando seu anúncio for clicado ou visualizado. 

Tráfego pago X Tráfego orgânico

O tráfego pago é uma estratégia para atrair visitantes para as páginas, mas não é a única. O tráfego orgânico é outro recurso que ajuda a aumentar o número de usuários que visitam os blogs, sites e redes sociais, mas de forma natural.

Por exemplo, ao pesquisar algo, digitando uma palavra-chave específica nos buscadores, as pessoas têm o hábito de clicar nos primeiros links, seja pela pressa ou pela confiança e hábito que criamos de que essas páginas entregam os melhores resultados primeiro.

Ao utilizar corretamente as estratégias de tráfego orgânico, você pode conseguir ranquear as suas páginas entre as primeiras dos buscadores. No entanto, essa não é uma tarefa muito simples.

O tráfego pago pode agir da mesma forma, pois dentre as opções de publicidade há o “patrocínio” de uma página, fazendo com que ela apareça entre os resultados da primeira página, na primeira parte, quando determinada busca é feita, com o indicativo de anúncio.

Você não precisa escolher entre uma estratégia e outra, o ideal é conciliar as duas!

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Como funciona o Tráfego Pago?

O tráfego pago tem, basicamente, dois principais formatos para cobrança e orçamento das campanhas, o que também pode contribuir para a metrificação da qualificação das ações propostas para alcançar/converter o público. Entenda a seguir:

1. CPC (Custo por Clique)

Esta opção é perfeita para quem deseja saber o quanto esta estratégia de marketing digital irá custar no orçamento do negócio, pois o pagamento acontece conforme as pessoas clicam diretamente nos anúncios.

Existe uma opção de lance manual que o pagamento será feito somente se houver o clique, ou seja, ela permite definir o número de cliques/valor total que será investido, não comprometendo o orçamento.

2. CPM (Custo por Impressões)

Essa metrificação dos custos é baseada na quantidade de impressões que serão feitas, ou seja, o número de vezes que o anúncio será divulgado e/ou visualizado. 

Esta opção é ideal para os negócios que precisam de visibilidade e bom posicionamento de marca, como lojas virtuais iniciantes ou mesmo ações de remarketing.

Quando usar Tráfego Pago? 

Esses são alguns exemplos em que você pode utilizar o tráfego pago: 

  • Lançamento de novos produtos
  • Promoções de vendas (dias dos namorados, pais, natal, black friday) 
  • Remarketing (impactar pessoas que já te conhecem)
  • Divulgação de um conteúdo (vídeo, post de Blog, infográfico, tutorial, depoimentos, estudos de caso)
  • Geração de Leads para venda de produtos e serviços
  • Reconhecimento de Marca

Tráfego Pago vale a pena?

Ainda não se convenceu de que o tráfego pago é uma excelente estratégia? Confira algumas das suas principais vantagens!

Resultados Imediatos

O tráfego pago, ao contrário do orgânico, traz resultados muito rapidamente. Basta criar uma conta em uma das ferramentas disponíveis (veremos em breve algumas delas), configurar suas campanhas e anúncios, definir um orçamento e pronto! 

Suas campanhas passarão a ser veiculadas e o público que você segmentou passará a ver seus anúncios e interagir com eles. 

Segmentação muito apurada

De maneira geral, as ferramentas de tráfego pago possuem uma excelente capacidade de segmentação. Você pode segmentar seu público por palavras-chave, interesses, informações demográficas (sexo, idade), ocupação, canais de mídia, públicos personalizados e semelhantes.

Dessa forma, você pode atingir o público que deseja e ter resultados muito melhores.

Investimento baixo para iniciar

Para iniciar no tráfego pago não é necessário grandes investimentos. Muito pelo contrário! É possível começar com bem pouco. 

Você define o orçamento que deseja investir (seja ele um valor diário, mensal ou vitalício, ou seja, durante quanto tempo a campanha durar). 

Por onde começar investir em Tráfego Pago?

Para começar, é importante se fazer algumas pergunta, como:

  • O meu orçamento hoje é suficiente para subir um anúncio?
  • Quais são as ferramentas em que vou investir?

Os tópicos a seguir vão te ajudar a obter essas respostas. 

‍Como definir o orçamento a investir para Tráfego Pago?

O investimento em tráfego deve ser definido com base em alguns pontos importantes: 

  • Qual seu objetivo (meta de vendas, por exemplo)
  • Qual seu custo por lead ou CPA? 
  • Qual sua taxa de conversão em vendas? 
  • Qual o orçamento disponível?

O tráfego pago é uma poderosa estratégia para quem deseja resultados no Marketing Digital. No entanto, para ter sucesso em suas campanhas, é preciso entender a fundo seu público e seu mercado para traçar as melhores estratégias e utilizar os canais que façam sentido pra você. 

Ferramentas utilizadas no Tráfego Pago

1. Tráfego pago no Facebook Ads

Esta ferramenta permite a elaboração de anúncios com fotos, vídeos e textos que podem ser exibidos no Facebook e no Instagram, incentivando os usuários a realizar uma determinada ação, como mandar mensagem ou acessar um site.

A plataforma permite uma ótima segmentação, já que possibilita a exibição dos anúncios de acordo com o gênero, status de relacionamento, idade, profissão, páginas visitadas e outros indicadores que sejam considerados pela estratégia da marca.

2. Tráfego Pago no Google Ads

O Google Ads é uma das plataformas mais conhecidas e utilizadas para o tráfego pago, porque permite que os anúncios apareçam nas laterais das páginas, seja de sites parceiros ou do próprio Google.

Um ponto positivo desta ferramenta é a possibilidade de escolher um método de pagamento apenas se o usuário clicar no anúncio.

Como fazer Tráfego Pago no Instagram?

Se a sua pergunta é como fazer tráfego pago no Instagram, a resposta é Facebook Ads – uma ferramenta que permite a criação de anúncios dentro do Instagram, seja em fotos, vídeos, feed ou até mesmo Stories.

Passo a passo para criar o seu anúncio com Tráfego Pago no Instagram

Para criar o seu anúncio no Instagram, você pode começar diretamente pelo Instagram. No entanto, seguindo esse caminho pelo gerenciador de anúncios é possível ter uma segmentação mais delimitada e outras usabilidades que diretamente na rede social não é possível.

Então, comece entrando no gerenciador e depois clique no botão verde + Criar.

Criar Campanha no Facebook Ads

Feito isso, é hora de o objetivo do post que irá patrocinar.

É possível escolher entre:

  • reconhecimento (reconhecimento de marca ou alcance para o maior número de pessoas), 
  • consideração (tráfego, envolvimento, mensagens, responder cadastros, instalar app ou ver vídeo),
  • conversão (conversões, vendas ou visitas na loja).
Objetivo de Campanha no Facebook Ads

Depois, dê um nome para essa campanha, para que você possa encontrá-la facilmente.

Na hora de definir o público, atente-se à segmentação. Defina exatamente para quem você quer que chegue essa campanha.

Ao fazer os ajustes, você pode perceber que a plataforma irá mostrar do lado direito a estimativa de pessoas que compõem todas as características que você colocou.

Publicos no Facebook Ads

Após essa etapa, é hora de definir o posicionamento. Ou seja, onde seu anúncio será exibido.

Posicionamento no Facebook Ads
Posicionamentos Manuais no Facebook Ads

E então, chega o momento de definir a verba que será destinada para esse impulsionamento e se o orçamento será diário ou para a campanha toda.

É nessa fase que você também selecionará o tempo de duração dessa publicidade para obter tráfego pago no Instagram.

Orçamento e Programação no Facebook Ads

Chegando na fase final, não se esqueça de algo muito importante: qual será o post que será impulsionado?

Primeiro, escolha o formato, que pode ser carrossel, imagem ou vídeo único e coleção. 

Configurações de Anúncios no Facebook Ads

Depois, escolha a imagem ou vídeo que será usado, o texto e demais funcionalidades possíveis. Se preferir, é possível utilizar um post que já foi criado e está no seu feed.

Após esses últimos ajustes, confirme a criação do anúncio e espere que a plataforma analise o conteúdo para saber se não viola as diretrizes da rede. Isso pode demorar algumas horas, mas não se preocupe, você será notificado.

Se o anúncio for aprovado, você poderá acompanhar essa campanha e os resultados em tempo real. Caso contrário, você terá que fazer algum ajuste para depois ser enviado novamente para aprovação.

Tráfego Pago para iniciantes

Até aqui, você já entendeu o que é tráfego pago, quais são os benefícios dessa estratégia e por onde começar. Para te ajudar ainda mais, reunimos outros pontos importantes do tráfego pago para iniciantes. Veja a seguir!

Dicas de Tráfego Pago para iniciantes

Crie uma oferta verdadeira

Apesar de parecer óbvio, vale relembrar que a sua oferta precisa ser o mais clara e objetiva possível, além de verdadeira. Afinal, ninguém gosta de cair em uma propagando enganosa.

Aliás, sempre que um consumidor acaba adquirindo um produto por conta de uma propaganda muito exagerada, ele acaba se sentindo frustrado ao ver que o produto não atende às suas expectativas como o prometido.

Isso torna a propaganda desgastante para o cliente e dá uma péssima reputação para a empresa. Para fugir disso, passe uma mensagem transparente e sincera. Vale muito mais a pena!

Cuidados ao fazer remarketing

Ao trabalhar com remarketing nas suas campanhas online, atente-se ao limite de frequência. Ou seja, defina o número de vezes que seus anúncios serão exibidos em um dia, uma semana ou um mês.

O objetivo é tornar sua marca familiar para o cliente, mas sem irritar o mercado e cansar a sua imagem.

Varie a mensagem do seu anúncio

Esse ponto pode fazer toda a diferença na sua campanha.

Com o tempo, o mercado acaba cansando de ver sempre a mesma mensagem. Por isso, o ideal é criar anúncios diferentes, que despertem o interesse pela sua marca.

Quando for variar a sua mensagem, procure mudar o máximo possível. Troque a mensagem no CTA, a imagem do anuncio e a mensagem do texto. Dessa forma, você dá uma nova cara aos seus anúncios e mantem o consumidor interessado.

Utilize técnicas de psicologia como ferramenta

Em 2012, o pesquisador Adam kramer demostrou que é possível “transferir estados emocionais” para outras pessoas através daquilo que elas veem online.

Na pesquisa, sua equipe analisou semanticamente os feeds de 689.003 usuários e manipularam o sistema por uma semana. Durante esse tempo, eles alteraram a quantidade de comentários bons e ruins postados.

Com isso, as pessoas que viam menos palavras positivas acabaram escrevendo mais postagens negativas, e o contrário aconteceu com as pessoas que foram expostas a menos postagens negativas.

Dessa maneira, eles mostraram ser possível despertar as emoções certas nas pessoas com o um conteúdo direcionado.

Então, quando falamos de publicidade online, o importante é conseguir conquistar a atenção do seu público, conversar, interagir e permanecer no subconsciente dele. Desse modo, você transforma o seu público em clientes fidelizados.

Tráfego Pago para negócios locais

Um negócio local é uma empresa e/ou estabelecimento que possui atuação em um determinado local apenas, como uma escola, uma hamburgueria, um dentista, médico ou até mesmo um escritório de contabilidade.

Se a empresa ou profissional não realiza serviços e atendimentos fora de sua região, é possível considera-la um negócio local.

Mas como o tráfego pago pode contribuir para negócios locais?

Imagine uma lanchonete em uma rua escura, afastada do movimento comercial, sem asfalto, onde carros não conseguem acessar.

Quantas pessoas passam em frente a essa loja todos os dias? Quase nenhuma, certo? Poucas pessoas na cidade vão saber que essa lanchonete existe, o que vai resultar em um faturamento baixo.

Agora imagine a mesma lanchonete na principal avenida da sua cidade, onde milhares de pessoas passam na frente todos os dias. Ela vai ser vista muito mais vezes do que na rua escura, e consequentemente, será lembrada muito mais vezes. O seu faturamento, sem dúvidas, será muito maior também.

Isso é o que o tráfego pago faz com um estabelecimento. Você vai aparecer para mais pessoas na hora certa, com uma estratégia pré-definida, fazer com que eles conheçam você e seus serviços, e quando eles precisarem, vão lembrar de você e não de seus concorrentes.

Quer saber como usar o tráfego pago no seu negócio? Confira algumas dicas abaixo.

Facebook Ads para Negócios Locais

O Facebook Ads é uma ótima ferramenta para chamar a atenção das pessoas, diferentemente do Google por exemplo, onde as pessoas procuram ativamente por empresas e serviços.

O Facebook e Instagram não são canais para fazer pesquisas, e sim, mídias com muito foco em imagem. Por isso, nem sempre essas redes sociais dão certo para todo tipo de negócio. Uma hamburgueria, por exemplo, tem muito mais chances de chamar atenção do público nessas redes do que uma indústria B2B, por exemplo. Por isso, é preciso avaliar se o Facebook vale a pena para o seu negócio antes de criar uma campanha.

Se a resposta for sim, comece a chamar a atenção das pessoas que moram ao redor do seu estabelecimento: Você não precisa anunciar para a cidade toda, por exemplo. Você pode colocar seus anúncios para 1km de raio do seu negócio, e se tornar muito famoso nessa região. Aliás, essa estratégia pode ser muito mais barata, viu?

Estratégia no Facebook Ads para delivery

O elemento que mais vai trazer resultado são os criativos. Fotos que seguem o estilo “porn food” trazem muito resultado, por isso, capriche na produção de imagens e vídeos do seu restaurante.

Para delivery, o objetivo de campanha mais adequado é Mensagem. Caso você venda pelo iFood apenas, você pode deixar uma primeira mensagem automática no seu whatsapp já com o link do ifood, visto que campanhas do Facebook Ads direcionando direto para o Ifood não funcionam tão bem.

Google Ads para Negócios Locais

Como dito anteriormente, o google normalmente é usado para realizar pesquisas. Por exemplo: quando você está procurando uma empresa de esteiras metálicas, você procura no Google ou no Instagram? Certamente no Google!

O Google Ads é uma ferramenta excelente para diferentes tipos de negócios e traz resultados rapidamente.

Como fazer Tráfego Pago?

Tudo ótimo até aqui, mas você não tem ideia ou tempo para fazer tudo isso?

Calma, você não precisa fazer isso sozinho! Já pensou em contratar uma agência que cuida do tráfego pago do seu negócio? Esse serviço já existe e chama: gestão de tráfego pago.

A Gestão de Tráfego pago nada mais é do que gerir as campanhas de tráfego pago do seu negócio. O Gestor de Tráfego é quem irá planejar, criar, executar, acompanhar, otimizar e apresentar os resultados das suas campanhas de anúncios online.

Se interessou? Conte com a Gestão de Tráfego Pago da Mestres do Site!

Esse artigo foi escrito por...

Livia Dacar

Livia Dacar

Focada em gerar oportunidades pelas mídias para nossos clientes! Com mais de 7 anos no marketing digital com certificações Google Ads e amplo conhecimento das mídas digitais.
Livia Dacar

Livia Dacar

Focada em gerar oportunidades pelas mídias para nossos clientes! Com mais de 7 anos no marketing digital com certificações Google Ads e amplo conhecimento das mídas digitais.
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