Tráfego pago: o que é e como funciona essa poderosa estratégia?

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O tráfego pago é uma estratégia muito utilizada por quem quer ter resultados melhores no marketing digital. A seguir, entenda melhor sobre o assunto!

Para ter sucesso no mundo dos negócios é preciso de um bom planejamento, boas estratégias de marketing e atendimento de qualidade ao cliente. Nesse sentido, podemos dizer que uma estratégia que pode ajudar nos resultados é o desenvolvimento do tráfego pago.

Os blogs, redes sociais e sites são usados pelas marcas como poderosas ferramentas de marketing, algo que permite investir capital para atrair mais usuários para visitar a página, o que configura-se como tráfego pago.

De maneira geral, o tráfego se baseia no número de acessos que o site recebe, os cliques que uma página tem.

Quer entender mais sobre o assunto? Então, continue a leitura deste post!

O que é tráfego? 

Na verdade, é bem simples de entender o que é tráfego. Tráfego é como chamamos todo o alcance, visitas e visualizações que você recebe em suas páginas, sites, redes sociais, blogs e outros. É uma métrica que se baseia nos acessos que o seu conteúdo recebe.

O que é tráfego pago? 

A estratégia de tráfego pago consiste em realizar investimentos em anúncios nas plataformas de mídias digitais com o objetivo de trazer pessoas potencialmente qualificadas para conhecer, se relacionar e comprar da marca.

Para entender de uma forma mais simples e fácil: você utiliza uma ferramenta de mídia, investe um orçamento nela, cria anúncios e paga quando seu anúncio for clicado ou visualizado. 

Tráfego pago X tráfego orgânico

O tráfego pago é uma estratégia para atrair visitantes para as páginas, mas não é a única. O tráfego orgânico é outro recurso que ajuda a aumentar o número de usuários que visitam os blogs, sites e redes sociais, mas de forma natural.

Por exemplo, ao pesquisar algo, digitando uma palavra-chave específica nos buscadores, as pessoas têm o hábito de clicar nos primeiros links, seja pela pressa ou pela confiança e hábito que criamos de que essas páginas entregam os melhores resultados primeiro.

Ao utilizar corretamente as estratégias de tráfego orgânico, você pode conseguir ranquear as suas páginas entre as primeiras dos buscadores. No entanto, essa não é uma tarefa muito simples.

O tráfego pago pode agir da mesma forma, pois dentre as opções de publicidade há o “patrocínio” de uma página, fazendo com que ela apareça entre os resultados da primeira página, na primeira parte, quando determinada busca é feita, com o indicativo de anúncio.

Você não precisa escolher entre uma estratégia e outra, o ideal é conciliar as duas!

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Como funciona o tráfego pago?

O tráfego pago tem, basicamente, dois principais formatos para cobrança e orçamento das campanhas, o que também pode contribuir para a metrificação da qualificação das ações propostas para alcançar/converter o público. Entenda a seguir:

1. CPC (Custo por Clique)

Esta opção é perfeita para quem deseja saber o quanto esta estratégia de marketing digital irá custar no orçamento do negócio, pois o pagamento acontece conforme as pessoas clicam diretamente nos anúncios.

Existe uma opção de lance manual que o pagamento será feito somente se houver o clique, ou seja, ela permite definir o número de cliques/valor total que será investido, não comprometendo o orçamento.

2. CPM (Custo por Impressões)

Essa metrificação dos custos é baseada na quantidade de impressões que serão feitas, ou seja, o número de vezes que o anúncio será divulgado e/ou visualizado. 

Esta opção é ideal para os negócios que precisam de visibilidade e bom posicionamento de marca, como lojas virtuais iniciantes ou mesmo ações de remarketing.

Quando usar tráfego pago? 

Esses são alguns exemplos em que você pode utilizar o tráfego pago: 

  • Lançamento de novos produtos
  • Promoções de vendas (dias dos namorados, pais, natal, black friday) 
  • Remarketing (impactar pessoas que já te conhecem)
  • Divulgação de um conteúdo (vídeo, post de Blog, infográfico, tutorial, depoimentos, estudos de caso)
  • Geração de Leads para venda de produtos e serviços
  • Reconhecimento de Marca

As vantagens de investir em tráfego pago

Ainda não se convenceu de que o tráfego pago é uma excelente estratégia? Confira algumas das suas principais vantagens!

Resultados Imediatos

O tráfego pago, ao contrário do orgânico, traz resultados muito rapidamente. Basta criar uma conta em uma das ferramentas disponíveis (veremos em breve algumas delas), configurar suas campanhas e anúncios, definir um orçamento e pronto! 

Suas campanhas passarão a ser veiculadas e o público que você segmentou passará a ver seus anúncios e interagir com eles. 

Segmentação muito apurada

De maneira geral, as ferramentas de tráfego pago possuem uma excelente capacidade de segmentação. Você pode segmentar seu público por palavras-chave, interesses, informações demográficas (sexo, idade), ocupação, canais de mídia, públicos personalizados e semelhantes.

Dessa forma, você pode atingir o público que deseja e ter resultados muito melhores.

Investimento baixo para iniciar

Para iniciar no tráfego pago não é necessário grandes investimentos. Muito pelo contrário! É possível começar com bem pouco. 

Você define o orçamento que deseja investir (seja ele um valor diário, mensal ou vitalício, ou seja, durante quanto tempo a campanha durar). 

Como definir o orçamento a investir?

O investimento em tráfego deve ser definido com base em alguns pontos importantes: 

  • Qual seu objetivo (meta de vendas, por exemplo)
  • Qual seu custo por lead ou CPA? 
  • Qual sua taxa de conversão em vendas? 
  • Qual o orçamento disponível?

O tráfego pago é uma poderosa estratégia para quem deseja resultados no Marketing Digital. No entanto, para ter sucesso em suas campanhas, é preciso entender a fundo seu público e seu mercado para traçar as melhores estratégias e utilizar os canais que façam sentido pra você. 

Ferramentas utilizadas no tráfego pago

1. Facebook Ads

Esta ferramenta permite a elaboração de anúncios com fotos, vídeos e textos que podem ser exibidos no Facebook e no Instagram, incentivando os usuários a realizar uma determinada ação, como mandar mensagem ou acessar um site.

A plataforma permite uma ótima segmentação, já que possibilita a exibição dos anúncios de acordo com o gênero, status de relacionamento, idade, profissão, páginas visitadas e outros indicadores que sejam considerados pela estratégia da marca.

2. Google Ads

O Google Ads é uma das plataformas mais conhecidas e utilizadas para o tráfego pago, porque permite que os anúncios apareçam nas laterais das páginas, seja de sites parceiros ou do próprio Google.

Um ponto positivo desta ferramenta é a possibilidade de escolher um método de pagamento apenas se o usuário clicar no anúncio.

Como fazer tráfego pago no Instagram?

Se a sua pergunta é como fazer tráfego pago no Instagram, a resposta é Facebook Ads – uma ferramenta que permite a criação de anúncios dentro do Instagram, seja em fotos, vídeos, feed ou até mesmo Stories.

Passo a passo para criar o seu anúncio

Para criar o seu anúncio no Instagram, você pode começar diretamente pelo Instagram. No entanto, seguindo esse caminho pelo gerenciador de anúncios é possível ter uma segmentação mais delimitada e outras usabilidades que diretamente na rede social não é possível.

Então, comece entrando no gerenciador e depois clique no botão verde + Criar.

Tráfego pago

Feito isso, é hora de o objetivo do post que irá patrocinar.

É possível escolher entre:

  • reconhecimento (reconhecimento de marca ou alcance para o maior número de pessoas), 
  • consideração (tráfego, envolvimento, mensagens, responder cadastros, instalar app ou ver vídeo),
  • conversão (conversões, vendas ou visitas na loja).
Tráfego pago

Depois, dê um nome para essa campanha, para que você possa encontrá-la facilmente.

Na hora de definir o público, atente-se à segmentação. Defina exatamente para quem você quer que chegue essa campanha.

Ao fazer os ajustes, você pode perceber que a plataforma irá mostrar do lado direito a estimativa de pessoas que compõem todas as características que você colocou.

Tráfego pago

Após essa etapa, é hora de definir o posicionamento. Ou seja, onde seu anúncio será exibido.

Tráfego pago
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E então, chega o momento de definir a verba que será destinada para esse impulsionamento e se o orçamento será diário ou para a campanha toda.

É nessa fase que você também selecionará o tempo de duração dessa publicidade para obter tráfego pago no Instagram.

Tráfego pago

Chegando na fase final, não se esqueça de algo muito importante: qual será o post que será impulsionado?

Primeiro, escolha o formato, que pode ser carrossel, imagem ou vídeo único e coleção. 

Tráfego pago

Depois, escolha a imagem ou vídeo que será usado, o texto e demais funcionalidades possíveis. Se preferir, é possível utilizar um post que já foi criado e está no seu feed.

Após esses últimos ajustes, confirme a criação do anúncio e espere que a plataforma analise o conteúdo para saber se não viola as diretrizes da rede. Isso pode demorar algumas horas, mas não se preocupe, você será notificado.

Se o anúncio for aprovado, você poderá acompanhar essa campanha e os resultados em tempo real. Caso contrário, você terá que fazer algum ajuste para depois ser enviado novamente para aprovação.

Gestão de tráfego pago

Tudo ótimo até aqui, mas você não tem ideia ou tempo para fazer tudo isso?

Calma, você não precisa fazer isso sozinho! Já pensou em contratar uma agência que cuida do tráfego pago do seu negócio? Esse serviço já existe e chama: gestão de tráfego pago.

A Gestão de Tráfego pago nada mais é do que gerir as campanhas de tráfego pago do seu negócio. O Gestor de Tráfego é quem irá planejar, criar, executar, acompanhar, otimizar e apresentar os resultados das suas campanhas de anúncios online.

Se interessou? Conte com a Gestão de Tráfego Pago da Mestres do Site!

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