Tudo sobre Tráfego Orgânico

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Atrair Tráfego Orgânico para um site talvez seja um dos top 3 desejos de qualquer empresa que está presente no meio digital, dividindo espaço apenas para uma excelente conversão e uma reputação sólida. 

Neste artigo, abordaremos de forma detalhada tudo o que o Tráfego Orgânico significa, impacta e se relaciona no marketing digital. Excelente leitura! 

O que é tráfego orgânico? 

O que é tráfego orgânico?

Tráfego orgânico significa as visitas que ocorrem de maneira espontânea a um site através de mecanismos de busca como o Google, por exemplo, quando você está procurando por uma solução, sem envolver anúncios pagos. 

Essa modalidade de visita é altamente valorizada pelos proprietários dos sites e profissionais de marketing, pois indica que aquele site é relevante o suficiente para atrair visitantes sem a necessidade de investir dinheiro em publicidade paga. 

Enquanto muitas vezes é necessário “pescar” sua audiência através de estratégias de tráfego pago e pagar caro por isso, por outro lado existe o tráfego orgânico que ilustra o resultado de uma boa estruturação de um site.  

Benefícios do tráfego orgânico 

Os benefícios do tráfego orgânico podem ser mensuráveis ou não. Por exemplo, podemos registrar o número de visitas espontâneas que ocorrem, mas talvez não seja possível medir objetivamente o impacto e a relevância positiva que sua marca possui para chegar ao ponto de aparecer espontaneamente como uma solução. 

No entanto, as duas coisas configuram benefícios desse tipo de tráfego. Outro tipo de vantagem derivado das visitas espontâneas é a relação custo-benefício, afinal, na lógica dessa relação quanto mais visitas você receber, menor seu custo.  

A credibilidade também é um ponto a ser destacado no tráfego orgânico. Quando fazemos uma busca, a plataforma sinaliza resultados pagos das buscas, o que tende a diminuir a confiança e a possibilidade de abertura em um primeiro escaneamento dos resultados que o visitante faz.  

O que vem depois do primeiro contato do usuário com a sua empresa também pode ser considerado como um benefício: a possibilidade de nutrir uma relação com aquele cliente antes, durante e depois da compra com estratégias de marketing segmentadas para cada etapa do funil de compra.  

Como verificar o tráfego orgânico do seu site 

O tráfego orgânico pode ser medido por meio de ferramentas de análise, como o Google Analytics. Essas ferramentas fornecem métricas como número de visitantes, páginas vistas, tempo no site e taxas de rejeição específicas para o tráfego orgânico. Isso ajuda a avaliar o desempenho e identificar áreas de melhoria. 
 
A seguir, compartilhamos sobre duas possibilidades seguras oferecidas pelo próprio Google para monitorar a origem das visitas à sua página. Confira: 

No Google Analytics 4 

1) Acesse sua conta do Google Analytics. 

2) Vá para Google Analytics e faça login na sua conta. 

3) Selecione sua propriedade GA4: Na parte inferior esquerda, clique na propriedade que deseja analisar. 

3) Acesse o relatório de Origens/Mídias: No menu à esquerda, clique em “Relatórios” e, em seguida, em “Aquisição”. Dentro de “Aquisição”, clique em “Todas as Origens/Mídias”. 

4) Analise o tráfego orgânico:Dentro do relatório, você poderá encontrar a origem/mídia “Organic Search” para visualizar o tráfego orgânico do seu site. 

No Google Search Console 

1) Acesse o Google Search Console: Vá para Google Search Console e faça login na sua conta. 

2) Selecione seu site. 

3) Acesse o relatório de Desempenho: No painel lateral esquerdo, clique em “Desempenho”. 

4) Analise o tráfego orgânico: No relatório de Desempenho, você verá dados relacionados ao tráfego orgânico, incluindo cliques, impressões, CTR (taxa de cliques) e posição média. 

Como verificar o tráfego orgânico de um site 

Há diversas ferramentas disponíveis para mensurar o tráfego orgânico que o seu site recebe todos os dias. Essas plataformas oferecem métricas que incluem análises do tipo: número de visitantes, páginas visualizadas, tempo de permanência no site e taxas de rejeição específicas para o tráfego orgânico.  

Tais análises são muito importantes para entender o desempenho do site e como identificar áreas que podem ser melhor estruturadas na sua página.  

O Google Analytics, por exemplo, é uma das principais ferramentas utilizadas, pois é oficial, gratuita e oferecida pelo próprio Google. 

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Valor de tráfego orgânico x pago 

É importante esclarecer que o tráfego orgânico, por si só, não envolve gastos. Essa categoria orgânica na qual o visitante acessa sua página livremente não demanda um valor para ocorrer. O que ocorre, no entanto, é que outras ações pagas como investimentos com presença digital, social media, entre outros, impactam no volume do tráfego orgânico.  

Por outro lado, o tráfego pago é totalmente direcionado a investir dinheiro em plataformas de anúncios para que o seu site apareça com mais frequência, atraindo um número maior de visitantes para a sua página de modo proporcional ao volume investido.  

Como o SEO gera tráfego orgânico 

Como o SEO gera tráfego orgânico

A otimização de sites, também conhecida como SEO (Search Engine Optimization), é um conjunto de estratégias e práticas que buscam melhorar a visibilidade e o desempenho de um site nos resultados de mecanismos de busca, como o Google. O objetivo principal é alcançar posições mais altas nos resultados de pesquisa para palavras-chave relevantes, o que aumenta a probabilidade de os usuários encontrarem o site quando procuram informações relacionadas ao seu conteúdo, produtos ou serviços. 

O SEO envolve uma série de técnicas, incluindo pesquisa de palavras-chave para identificar termos relevantes, otimização de conteúdo para incorporar essas palavras-chave de maneira natural, melhoria da estrutura do site para torná-lo mais acessível aos motores de busca, construção de links de qualidade que apontem para o site, e otimização de aspectos técnicos para garantir um carregamento rápido e uma experiência amigável aos usuários. 

E, como você já deve imaginar, todos os processos mencionados anteriormente sobre a otimização impactam significativamente no tráfego orgânico gerado para o seu site.  

Estudos de caso 

Escola consegue mais de 10 mil visitantes orgânicos por mês com a Mestres do Site 

O case aconteceu com a Academia do Kart, a maior e mais reconhecida escola de pilotagem de kart indoor do Brasil, pois os coaches que dão aula na Academia são muito reconhecidos por seus resultados nos torneios e campeonatos. 

A Academia do Kart sempre buscou se diferenciar dos seus concorrentes, entregando soluções diferenciadas. Uma dessas soluções são os cursos online que ela oferece. No entanto, nem tudo são flores. 

A escola tinha um problema com a baixa exposição orgânica do site. Apesar de já ter nome no mercado e produzir conteúdo, quando alguém pesquisava por assuntos relacionados a kart indoor, a Academia do Kart não aparecia no google organicamente. 

Para solucionar o problema de baixa exposição que a Academia enfrentava, a Mestres do Site propôs basicamente duas soluções: 

1. Planejamento de conteúdos: Planejamento de conteúdos de valor e relacionados à termos chave para a indexação no Google. 

2. SEO: Com um planejamento bem feito, a Academia passou a otimizar seus conteúdos, tanto do site quanto do blog, apostando nas técnicas de SEO. 

3. Relacionamento com o fluxo: Depois de conseguir aumentar o número de visitantes, tivemos espaço para colocar ferramentas de monitoramento e relacionamento com essas pessoas. 

Quais foram os resultados nas buscas orgânicas? 

A Academia do Kart saiu de um volume de visitas de uma média de 42 visitantes por dia para mais de 400 visitantes por dia em alguns momentos do ano. Além disso, ela possui mais de 250 termos que indexam entre as 3 primeiras posições do Google. Assim, gerando um volume de mais de 10 mil visitantes gratuitamente no site da Academia. 

Hoje, a Academia do Kart têm um fluxo de demanda recorrente e orgânica pelos cursos online, e isso só está crescendo. 

Quer ter resultados como esse e melhorar o fluxo orgânico do seu site? Conheça o serviço de Inbound Marketing da Mestres do Site! 
 

Como obter mais tráfego orgânico em 3 passos 

Apesar do tráfego orgânico ser resultado de ações que ocorrem a médio e longo prazo como reputação, presença online e credibilidade, não há segredos quanto às estratégias que você pode utilizar para aumentar o tráfego orgânico do seu site.  

A seguir, selecionamos os 3 passos essenciais para você melhorar as visitas espontâneas do seu site, confira:  

1. Configure seu Perfil da Empresa do Google 

O primeiro passo é trabalhar a visibilidade online da sua empresa. Por isso, configure cuidadosamente seu Perfil da Empresa no Google. Adicione informações precisas, como horário de funcionamento, localização e detalhes de contato, para aumentar a presença nos resultados de pesquisa locais e atrair mais visitantes qualificados. 

2. Faça um planejamento de SEO 

Alcance resultados sustentáveis através de estratégias de SEO para o seu site. Reserve um tempo para identificar palavras-chave relevantes, otimizar o conteúdo do seu site e aprimorar a estrutura de links internos e externos inicialmente. Dessa forma, você já consegue ir dando os primeiros passos para aumentar a visibilidade nos motores de busca e direcionar tráfego qualificado para a sua página. 

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3. Faça uma auditoria para encontrar problemas 

Passe um pente fino em todo o seu site: analise a estrutura do site, a velocidade de carregamento, a qualidade do conteúdo e a presença de erros técnicos. Ao corrigir esses problemas, você irá melhorar a experiência do usuário e fortalecer a posição do seu site nos resultados de pesquisa, o que resulta no aumento do tráfego orgânico. 

Estratégias avançadas para aumentar o tráfego orgânico 

Estratégias avançadas para aumentar o tráfego orgânico 

O tráfego orgânico é resultado de uma série de ações estratégicas ao longo do tempo. Algumas dessas ações podem não ser vistas de forma imediata como geradoras de impacto para esse tipo de tráfego. 

Porém, à medida que você se dedica a elas, vai aumentando sua reputação e construindo uma visibilidade sustentável a longo prazo. Confira 5 estratégias diferenciadas para impulsionar seu site:  

Estratégia de Link Building 

Construa uma estratégia de link building obtendo links de qualidade de sites relacionados ao seu nicho para aumentar o número e a qualidade dos links externos que apontam para o seu site. Essa prática é muito importante para melhorar a visibilidade e a classificação de um site nos resultados de pesquisa. 

Invista na criação de um Blog  

O blog é uma espécie de biblioteca com aprofundamento em diferentes temas para tornar o seu negócio uma referência no assunto. Por isso, manter um blog ativo com postagens regulares não apenas engaja os visitantes, mas também oferece mais oportunidades para otimização de palavras-chave e mostra que o seu site está atualizado e relevante. 

Interligue suas redes sociais 

Quem não é visto, não é lembrado. Principalmente na internet. A presença em diferentes meios é essencial para alcançar cada vez mais visitantes. Por isso, conecte seu conteúdo e interligue seus canais derivando conteúdos para que elas tenham maior alcance em cada plataforma.  

Atualização de Conteúdo Antigo 

Não negligencie o conteúdo antigo. Atualize-o periodicamente para garantir que ele permaneça relevante e útil para os leitores. 

Construa relacionamento 

Dar atenção ao seu público só traz benefícios. Por exemplo, ao responder às perguntas mais frequentes do seu público, você não só fornece informações valiosas, mas também atrai tráfego de pessoas que procuram respostas específicas. 

Além disso, essa prática alimenta a receptividade e confiabilidade do seu negócio pois demonstra preocupação às dúvidas dos clientes.  

A importância do conteúdo de qualidade para o tráfego orgânico 

Criar conteúdo de qualidade para um site é primordial para classificar esse conteúdo como relevante, valioso e visível para a sua audiência. 

O conteúdo de valor, quando aliado a ações estratégicas, é capaz de melhorar a classificação do seu conteúdo nos resultados de pesquisa, aumentando a visibilidade do site para usuários que procuram informações relacionadas a sua solução. 

Como otimizar seu conteúdo para melhorar o tráfego orgânico 

A Otimização de Conteúdo é uma prática essencial no campo do SEO, que se concentra em criar e formatar o conteúdo de uma maneira que seja altamente relevante para os usuários e amigável para os mecanismos de busca.  

Veja a seguir algumas práticas essenciais para otimizar seu conteúdo: 

1) Pesquisa cuidadosa de palavras-chave: essa etapa irá ajudar a tornar o conteúdo mais fácil de ser encontrado pelos motores de busca, aumentando as chances de ser exibido nos resultados de pesquisa quando os usuários pesquisarem por termos relacionados. 

2) Formatação adequada do texto: estruture e hierarquize seu texto de maneira coesa, levando alguns fatores como legibilidade e escaneamento de leitura em consideração.  

3) Títulos e subcabeçalhos: construa blocos em H2, H3, etc para conduzir o leitor a aproveitar o seu conteúdo por completo. A estruturação de parágrafos e uso de listas e marcadores melhora muito a legibilidade e a compreensão.  
 
4) Qualidade e a relevância: o valor que você entrega através do seu conteúdo é fundamental para manter os usuários envolvidos e satisfeitos. 

A influência das mídias sociais no tráfego orgânico 

A influência das mídias sociais no tráfego orgânico 

O gerenciamento inteligente de redes sociais se relaciona diretamente com o tráfego orgânico do seu site. Como sabemos, as mídias sociais, além de atuarem como motores de busca, são as plataformas onde os usuários passam a maior parte do tempo exposto.  

Por conta disso, não adianta você trabalhar em um site de forma minuciosa e deixar sua visibilidade de lado quando o assunto é presença digital. No digital, uma coisa leva a outra, por isso é necessário pensar estratégias para cultivar seu espaço também em plataformas como Instagram, Facebook, TikTok, Linkedin, entre outras. 

Invista seu tempo e recursos em planejamento e linha editorial, design, conteúdo e creators para auxiliar no desempenho do tráfego orgânico para o seu site que deve estar linkado em todas essas plataformas, mas não somente. É necessário sempre impulsionar com CTAs e reforçar a visita ao seu site através do conteúdo que você entregará diariamente nessas plataformas.  

Ferramentas essenciais para análise de tráfego orgânico 

Com essas plataformas, você irá mensurar os dados do site, coletando insights valiosos para aplicar em estratégias futuras e melhorar a performance do seu tráfego. 

Google Analytics: Uma das ferramentas mais populares quando se fala em estratégia, o Google Analytics detalha muito bem os dados de visita e tráfego orgânico. 

Google Search Console: Outra ferramenta fornecida pelo Google que oferece dados específicos relacionados às pesquisas. Com ela, é possível monitorar o desempenho de palavras-chave, índices de rastreamento, erros de rastreamento e obter informações sobre como o Google vê o seu site nos resultados de pesquisa. 

SE Ranking: Essa plataforma permite realizar diversas ações como planejamento de palavras-chave; monitoramento de palavras-chave; combinações de palavras-chave; verificador de backlinks e páginas; monitoramento de alterações nas páginas, entre outras possibilidades.  

SEMrush: Considerada uma das plataformas mais completas de mensuração para tráfego orgânico, o SEMrush permite o planejamento de palavras-chave, auditoria de backlinks e conteúdo, acompanhamento de rankings, entre outros. 

Tendências atuais em tráfego orgânico 

Tendências atuais em tráfego orgânico 

As tendências, especialmente em marketing digital, são muito dinâmicas. Porém, ao olharmos para alguns padrões recentes, podemos destacar algumas crescentes de interesse na maneira como fazemos tráfego orgânico atualmente: 

– Experiência do usuário; 

– Otimização para dispositivos móveis; 

– Busca por voz; 

– Conteúdo de qualidade e relevância; 

– Segurança do site (HTTPS); 

– Buscas locais. 

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Como criar uma estratégia de link building para aumentar o tráfego orgânico 

Com estratégia de link building entende-se o conjunto de estratégias utilizadas para conquistar backlinks, ou seja, aqueles links que conduzem a um site ou página, com o objetivo de aumentar a relevância de uma página “fonte”. 

Portanto, para criar uma estratégia de link building realmente eficaz, é necessário: 

– Identificar e filtrar oportunidades de links em sites relevantes; 

– Desenvolver conteúdo de valor e digno de ser compartilhado; 

– Focar em backlinks de qualidade (sites com autoridade consolidada); 

– Evitar práticas anti-éticas, ou consideradas spam; 

– Firmar parcerias e colaborações com outros atores relevantes do seu nicho. 

A relação entre tráfego orgânico e taxa de conversão 

Anote aí: tráfego orgânico e a taxa de conversão estão interligados. Ou seja, o aumento no tráfego do seu site pode resultar diretamente em mais conversões. Mas, para isso, é necessário ter uma estrutura otimizada pronta para as taxas de conversão.  

Um serviço de qualidade + conteúdo relevante + boa experiência do usuário + CTAs precisos =  fórmula perfeita para converter seus visitantes em clientes. 

Erros comuns que podem prejudicar seu tráfego orgânico 

Erros comuns que podem prejudicar seu tráfego orgânico

Assim como falamos de diversas boas práticas que você pode adotar para impulsionar seu tráfego orgânico, é válido ressaltar que existem algumas ações que fazem suas visitas despencaram, como: 

  • Conteúdo de baixa qualidade ou duplicado: seu conteúdo precisa obrigatoriamente entregar valor para ser visto. Não faça qualquer coisa ou mais do mesmo. Invista em nutrir seu relacionamento com aquele lead ou cliente.  
     
  • Ignorar a otimização para dispositivos móveis: A quantidade de pessoas que visita sites em computadores está cada vez mais despencando. Por conta da facilidade de acessar qualquer página diretamente do seu celular, a maioria de nós se detém a essa ferramenta, por isso, não a ignore! Seu site precisa estar otimizado para navegação em dispositivos móveis, respeitando a estrutura e a responsividade adequadas.  
     
  • Práticas de SEO desatualizadas: Com a dinâmica do meio digital, nascem e morrem estratégias de SEO periodicamente. Sendo assim, é necessário estar imerso nesse tema e acompanhar em tempo real as novidades, discussões e previsões para se antecipar e sair na frente.  
     
  • Links quebrados ou redirecionamentos incorretos: Testar seus links e ler seu conteúdo como se fosse um visitante é uma dica importante. Fique sempre atento aos redirecionamentos e aos links que você conecta à sua marca. 

O papel do marketing de conteúdo no aumento do tráfego orgânico 

O papel do marketing de conteúdo no aumento do tráfego orgânico

O marketing de conteúdo desempenha um papel fundamental ao atrair e envolver usuários. Conteúdo relevante, informativo e otimizado para palavras-chave certas são pilares para melhorar significativamente a sua classificação nos motores de busca, aumentando assim o tráfego orgânico. 

O impacto das atualizações de algoritmo do Google no tráfego orgânico 

 O impacto das atualizações de algoritmo do Google no tráfego orgânico

As atualizações de algoritmo ocorrem periodicamente e têm impactos importantes no tráfego orgânico. Portanto, mantenha-se atualizado sobre essas mudanças para ajustar a sua estratégia de SEO sempre a tempo.  

De forma resumida, os Core Updates do Google são um conjunto de regras para determinar quais sites aparecem primeiro nos resultados de busca que levam em conta centenas de fatores, desde a relevância do conteúdo até a facilidade de uso do site. 

E, após uma atualização, é natural que alguns sites caiam ou subam nos rankings de busca, o que afeta diretamente o tráfego orgânico que eles recebem. 

Acompanhe constantemente a plataforma para entender essas atualizações e tomar ações rápidas para adaptar suas estratégias de SEO e se manter sempre visível. 

Como aumentar a autoridade do seu site para melhorar o tráfego orgânico 

A construção de autoridade para o seu site depende diretamente de uma série de escolhas que você faz desde a criação da marca.  

Por conta disso, é válido estar sempre atento a alguns pontos essenciais do seu site para melhorar significativamente a forma como a sua empresa é percebida no meio digital. Sendo assim, confira algumas dicas valiosas: 

– Construa backlinks de qualidade; 

– Produza conteúdo de valor e compartilhável; 

– Participe como colaborar em sites relevantes sobre o seu nicho; 

– Otimize a experiência de navegação do usuário; 

– Mantenha uma presença ativa nas redes sociais. 

A importância da otimização de imagens para o tráfego orgânico 

A importância da otimização de imagens para o tráfego orgânico

A otimização de imagens é vital para melhorar o desempenho do site, influenciando a velocidade de carregamento, a classificação nos motores de busca e a retenção dos visitantes que chegam até lá. 

Para garantir uma otimização inteligente das imagens no seu site use formatos adequados, dimensionamento correto, e adicione textos alternativos na medida certa.  

Estratégias de longo prazo para construir tráfego orgânico sustentável 

Anota essa dica: na internet, é recomendável você sempre optar por caminhos sustentáveis para ser visto do que fórmulas milagrosas.  

Por isso, para quem deseja se manter relevante no digital, não há como fugir de algumas estratégias: 

– Exercite o pensamento a longo prazo: lembre-se que não será de um dia para outro que sua marca ganhará autoridade e credibilidade, isso vem com o tempo e é resultado de ações a médio e longo prazo. 

– Invista consistentemente em SEO: a otimização correta do seu conteúdo fará com que ele esteja sempre atualizado e acompanhe uma linha contínua de relevância no digital.  

– Construa relacionamentos duradouros: com o seu público ou parceiros, aposte em sempre trabalhar ao lado da ética, garantindo que sua reputação não será comprometida.   

– Garanta uma excelente experiência do usuário: faça com que as pessoas queiram voltar para o seu site oferecendo uma experiência de navegação satisfatória para gerar uma impressão profissional.  

– Adapte-se sempre: com o dinamismo do meio digital, mudanças são mais que naturais na forma de expressar pesquisas, desejos e no comportamento do usuário, então esteja sempre disposto a abarcar em tempo real as novas necessidades do mercado.   

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Como acompanhar e analisar o tráfego orgânico ao longo do tempo 

Usar ferramentas para monitorar o tráfego orgânico do seu site é essencial para entender se a sua página tem gerado relevância para a audiência.  

Por meio de plataformas como Google Analytics, Google Search Console e Semrush, por exemplo, você consegue olhar detalhadamente para métricas como origens de tráfego, palavras-chave principais, taxas de conversão e comportamento do usuário.  

Com esses dados em mãos, é necessário fazer os ajustes com base nos insights obtidos e otimizar sua página de forma inteligente.  

O papel dos backlinks naturais  

Os backlinks desempenham um papel crucial no mundo do SEO, atuando como uma espécie de voto de confiança entre websites. Eles representam links de outros sites que direcionam para o seu, indicando que o seu conteúdo é valioso e relevante. Os motores de busca, como o Google, consideram esses backlinks como um indicador de autoridade e relevância. Quanto mais backlinks de qualidade um site obtiver, maior a probabilidade de ser bem classificado nos resultados de pesquisa. 

Táticas de conteúdo evergreen para impulsionar

O conteúdo evergreen é um dos pilares para manter o tráfego constante ao longo do ano no seu site. A expressão traduzida como “duradoura” diz respeito aos conteúdos que se mantêm otimizados para as buscas orgânicas por um longo período de tempo. 

Ou seja, independente da época do ano ou instabilidades, esse conteúdo continua suprindo as necessidades do público. Confira algumas táticas importantes para criar esse tipo de conteúdo: 

– Atualização: Mantenha um fluxo de trabalho recorrente para adaptar sempre que necessário seus conteúdos que tiveram boa performance. 

– Derivação: Pense que na internet são tantas informações por segundo que as pessoas não se lembram de um post que viram 2 dias atrás. Por isso, aposte em reciclar seus conteúdos e oferecer aquela solução novamente, pois pode ser o momento ideal para uma conversão.  

– Utilize Links Internos: Lembre-se de nutrir seus próprios textos com outros conteúdos que já existam na sua biblioteca. Assim, você gera autoridade e leva mais tráfego para seus conteúdos antigos.  

A importância da velocidade do site

A velocidade é um ponto primordial do seu site, pois ela é responsável por garantir uma experiência positiva (ou não) aos seus visitantes.  

O carregamento rápido não só mantém os usuários engajados, mas também afeta as classificações nos motores de busca. Por isso, fique de olho em alguns fatores que impactam a velocidade do seu site, como: carregamento das imagens através da compactação, redução do tamanho de códigos CSS e JavaScript por meio da minificação, por exemplo.  

Como criar uma estratégia de palavras-chave para melhorar o tráfego orgânico 

A Análise de Palavras-Chave é uma etapa fundamental na estratégia de SEO, envolvendo a identificação criteriosa de termos e frases que os usuários digitam nos motores de busca ao procurar informações relacionadas ao seu negócio, produto ou conteúdo. 

Essa estratégia não inclui apenas a identificação de termos populares, mas também a consideração das palavras-chave de cauda longa, que são mais específicas e segmentadas. Isso permite atender às necessidades de usuários com intenções de busca mais claras. Além disso, avaliar a relevância das palavras-chave para o conteúdo do site é essencial para garantir que elas se encaixem de maneira natural e valiosa no contexto do conteúdo. 

Isso não apenas direciona o tráfego relevante para o seu site, mas também ajuda a compreender as intenções dos usuários. Ao selecionar palavras-chave de alto volume de pesquisa e baixa concorrência, é possível aumentar a probabilidade de conquistar posições mais altas nos resultados de busca. 
 

A influência do design do site na experiência do usuário 

O design de um site é muito mais que o impacto visual -o que por si só já representa uma grande parcela da retenção daquele visitante. Ao falarmos em design, estamos falando também de uma série de pontos de destaque na área de Experiência do Usuário (UX) para serem observados durante a estruturação da sua página, veja:  

Navegação Intuitiva: Um design bem pensado precisa facilitar a navegação do usuário, tornando mais fácil encontrar informações.  

Legibilidade: O design também impactará na legibilidade do conteúdo disponível no seu site. Um design bem estruturado irá conter fontes apropriadas, tamanhos e proporções de texto adequados e contraste apropriado para tornar o conteúdo mais fácil de ler, contribuindo para uma experiência de navegação mais satisfatória e profissional. 

Responsividade: Sites responsivos são aqueles que se adaptam a diferentes dispositivos garantindo uma experiência sólida, independente do dispositivo utilizado para acessar. Pensando na atualidade, onde os smartphones são cada vez mais utilizados esse fator possui extrema importância. 

Velocidade de Carregamento: O design do seu site impactará a velocidade de carregamento para o usuário. Portanto, invista em carregamentos rápidos para garantir uma melhor experiência de navegação, reduzindo a taxa de rejeição e melhorando o engajamento daquele visitante.  

Como utilizar o guest posting para aumentar o tráfego orgânico 

O guest posting são as publicações de artigos nos blogs ou sites de outras pessoas de forma colaborativa. E essa ação é capaz de aumentar o tráfego orgânico do seu site uma vez que o dono daquele espaço tenha ligação direta ou indireta com a sua solução. 

Invista um tempo para mapear aquelas parcerias que podem ser estratégicas para o seu negócio e proponha ações colaborativas, pois elas são uma via de mão dupla: enriquecem o conteúdo do dono do site e também levam organicamente visitantes de outra página para a sua.  

O impacto das featured snippets

Os Featured snippets são aqueles quadros que contém respostas rápidas a algumas das buscas dos usuários no Google. Com os snippet, a plataforma oferece uma resposta rápida e curta, afinal não é preciso nem clicar, gerando impacto. 

Para o tráfego orgânico, essa é uma configuração muito boa pois carrega bastante credibilidade, afinal, não são todas as respostas de buscas que possuem essa hierarquização visual acima das outras.  

Estratégias de marketing de influência para impulsionar o tráfego orgânico 

Estratégias de marketing de influência para impulsionar o tráfego orgânico

Trabalhar suas estratégias digitais em paralelo com o marketing de influência pode ser uma excelente maneira de ganhar visibilidade e alavancar sua audiência, melhorando o tráfego orgânico.  

Com os criadores adequados para a sua marca, é possível fortalecer a presença digital da sua marca, aproveitando a audiência correta e a credibilidade daquele influenciador.  

Portanto, saia do óbvio e pense em formatos diferentes para criar conteúdo e ser visto: campanhas com a imagem de criadores de conteúdo importantes, menções, co-criações e participações ativas no perfil que você acredita que pode dar match com a sua marca.  

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Como aproveitar eventos sazonais

Através do que chamamos de SEO sazonal, é possível criar estratégias por um tempo limitado para criar relevância para uma empresa atendendo necessidades pontuais, como as datas comemorativas. Carnaval, Dia das Crianças e Natal, por exemplo, que são períodos de consumo que possuem data marcada para começar e terminar.  

Sendo assim, com o SEO sazonal, você cria conteúdo relevante para cada ocasião, usando palavras-chave relacionadas e atraindo público qualificado. Como consequência, você aumenta o tráfego durante esse período, melhora suas conversões e, consequentemente, seus lucros durante períodos de alta demanda. 

O futuro do tráfego orgânico: tendências e previsões 

O futuro do tráfego orgânico: tendências e previsões 

Observando a evolução do marketing digital ao longo do tempo, e, somando ao que alguns especialistas dizem, a tendência é que a Inteligência Artificial faça cada vez mais parte da nossa rotina digital, especialmente na forma como realizamos buscas online.  

Acredita-se que os mecanismos de busca online tradicionais (como o Google, por exemplo) sejam substituídos por ferramentas como o ChatGPT. Isso já vem acontecendo com a plataforma TikTok, ou seja, pessoas optam por realizar suas buscas na plataforma para encontrar vídeos sobre os assuntos que desejam. 

Sendo assim, o novo desafio vai ser “como tornar minha marca encontrável nas pesquisas de IA?”. Refletir como as marcas aparecerão em pesquisas daqui pra frente para além da maneira tradicional será um longo trabalho que envolve também reputação, branding, ações on e offline, entre outras. 

Esse artigo foi escrito por...

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Marcos Roberto

Marcos Roberto - 7 Anos de experiência no mundo de vendas. Apaixonado por Marketing Digital. Especializado em criação de conteúdo Tráfego pago tráfego orgânico Inbound Marketing Focado em resultados!
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Marcos Roberto - 7 Anos de experiência no mundo de vendas. Apaixonado por Marketing Digital. Especializado em criação de conteúdo Tráfego pago tráfego orgânico Inbound Marketing Focado em resultados!

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