ROI: A sigla significa “Retorno sobre Investimento” e considera a relação entre o valor de venda, custo de venda do produto, e gastos em marketing e vendas como: Mídia, ferramentas e equipe.
Aprenda a seguir como fazer este cálculo e otimizar sua gestão empresarial.
Como é feito o cálculo do ROI?
Para que o ROI seja calculado, devemos subtrair o custo de investimento do valor arrecadado e dividir pelo valor de investimento.
Fórmula:
ROI = (valor arrecadado – investimento) / investimento
Posteriormente, caso queira obter o valor em forma de percentual, é só multiplicar o resultado obtido por cem (100).
Lembre-se sempre de levar em consideração dentro do investimento, todos os gastos que você teve para realizar uma venda (mídia, ferramentas, equipe, etc).
Exemplo:
ROI = (R$ 10.000,00 – R$ 1.000,00) / R$ 1.000,00
ROI = 9
ROI (%) = 9 x 100 = 900%
Neste caso, o retorno sobre investimento foi de 9x, totalizando 900% de lucro, o que significa que o negócio é mais do que lucrativo.
Calcular o ROI possibilita que nós utilizemos os recursos da melhor forma. Possibilitando um lucro maior, com menor investimento potenciando os lucros, mensuração de resultados, acompanhamento de resultados e realização de um plano de ação com base analítica.
Informação importante!
Em alguns cenários o calculo necessita de maior atenção, para visar maior assertividade. Existe a dificuldade de calcular todos os impostos, além d tendência calculo do ROI de ser centralizado em uma rentabilidade a curto prazo. Entretanto, não podemos esquecer que existem outras variáveis como: Investimento de longo prazo e rentabilidade passiva.
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