Descubra 5 características que as empresas de sucesso têm em comum

Atalhos para este artigo

Ter uma empresa de sucesso é o sonho de muita gente. Mas, o que fazer para chegar lá? Nesse post, confira 5 características que as empresas de sucesso têm em comum! 

O que as empresas de sucesso têm em comum? Essa é uma pergunta muito comum quando começamos um negócio, ou quando pensamos sobre como ele pode se tornar ainda melhor.

Se você está se lançando no mercado agora, ou mesmo se já está atuando há algum tempo, com certeza pode aprender muito com os exemplos das marcas de sucesso.

Aliás, provavelmente uma grande marca já te inspirou, não é mesmo?

Mas, afinal, qual é o segredo das empresas de sucesso? Confira neste post!

1. Liderança e relacionamento

A primeira característica de uma empresa de sucesso – e uma das mais importantes, por sinal – é a habilidade de comunicação efetiva com dois públicos que são muito diferentes entre si, mas muito fundamentais: seus clientes e seus colaboradores, sua equipe.

Nesse sentido, se tivéssemos que sintetizar em uma única palavra essa habilidade, ela seria “liderança”, com certeza. Empresas bem sucedidas possuem líderes – não chefes ou gestores.

Ou seja, pessoas motivadas e motivadoras, que possuem um alto quociente de inteligência interpessoal e uma visão de mundo pela qual ele está disposto a trabalhar. É essa paixão que eles transmitem à sua equipe, ajudando a forjar um senso de co-responsabilidade, e a seus clientes, estabelecendo a partir do propósito da empresa as bases para um relacionamento duradouro.

2. Investimento em marketing de qualidade

Empresas de sucesso sabem a importância de investir nas estratégias certas, por isso elas têm bons resultados.

O investimento em marketing, por exemplo, é uma dessas estratégias. Afinal, sem ele uma empresa praticamente não existe, não se comunica, não vende.

No entanto, não basta investir em qualquer estratégia e achar que vai dar certo. É necessário apostar naquilo que condiz com o seu negócio.

A sua empresa já está no mundo digital? Qual é a melhor forma de chamar a atenção do seu público? Um bom trabalho de marketing vai te ajudar com isso.

LEIA TAMBÉM:
Marketing digital: descubra como ter sucesso nas suas estratégias

3. Inovação contínua

Estar sempre atualizado e acompanhar de perto as flutuações do seu nicho de mercado são fatores indispensáveis para o sucesso de qualquer empresa.

Afinal, não dá para garantir a liderança de mercado se a sua empresa oferecer exatamente o mesmo produto ou serviço que a concorrência, da mesma maneira, com a mesma roupagem… Nem, é claro, se ela continuar a prestar o mesmo serviço que há 50 anos.

Em que ponto você pode inovar? O que pode fazer de diferente?

4. Visão e Planejamento

A visão de mundo do seu negócio é parte fundamental da sua identidade: é ela que diz aos outros quem é a sua empresa e onde ela deseja chegar, qual o mundo que ela deseja ajudar a criar.

O planejamento é a ferramenta que vai permitir que a sua empresa chegue lá. E, nesse sentido, podemos dizer que empresas de sucesso não brincam em serviço na hora de elaborar um planejamento estratégico. 

Adote essa prática também!

5. Resiliência

Por fim, não podemos deixar de lado uma característica tão importante: a resiliência. Ela implica que a empresa esteja preparada para enfrentar toda e qualquer tempestade que se forme no mercado – desde crises financeiras, como a que estamos passando, até problemas de imagem, por exemplo.

Problemas acontecem a todo momento e com todos os tipos de empresa. Mas, nem todo mundo sabe como enfrentá-los da melhor forma. Esteja preparado para isso!

E então, gostou das dicas do post de hoje?

Para mais posts, continue navegando no nosso blog e nos siga no Instagram!

Sucesso!

Esse artigo foi escrito por...

Picture of Giovanni Balarin

Giovanni Balarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 18 anos. Especialista em Tráfego Pago, Busca Orgânica e Inbound Marketing com certificação Google Ads e Gold Partner RD Station.

Divulgue esse Artigo

ENCONTRE

Baixe agora o E-book
Guia da Presença Digital