De onde vem seus resultados? Será que você está desperdiçando investimento e oportunidades?
Não conseguiu responder uma das perguntas acima? Este certamente pode ser um indicador de que há oportunidades de otimizar seus gastos com marketing.
W. Edwards Deming um estatístico e professor universitário amplamente reconhecido pela melhoria dos processos produtivos nos Estados Unidos e de autoridade mundial, certa vez disse:
“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia.”
W. Edwards Deming
Existem diversos tipos de métricas que nos auxiliam a avaliar e medir o que está dando certo e o que não está em nosso marketing e gestão de vendas. Alguns quando não avaliados constantemente podem causar danos críticos a saúde de uma empresa, definindo se ela vai evoluir ou não e também podendo ocasionar o fim de um negócio.
Além da contabilidade padrão e de senso comum já feita pela maioria dos empreendedores, é necessário também, analisarmos os indicadores de desempenho. Visando melhorar a produtividade e resultados da empresa.
Você já sabe o que são métricas? E quais as mais importantes para se analisar em um negócio?
Métricas de marketing são indicadores utilizados para medir os resultados das ações e campanhas implementadas nos canais de marketing. Acompanhando as principais delas – que vão do número de visitantes até o volume de vendas – você consegue identificar o impacto das suas estratégias nos resultados finais da sua empresa. – RD Station
Conheça agora as 4 principais métricas que nós da Mestres do Site consideramos como prioridade para se analisar no Marketing de uma empresa.
O que é CPL:
A sigla significa “Custo por Lead”, esta métrica explicita para nós qual valor está sendo pago por cada Lead (Oportunidade de Negócio) nas ações de marketing.
O que é CAC?
Sem dúvida uma das métricas mais importantes para a saúde do marketing. A sigla CAC significa “Custo por Aquisição de Cliente” e traz para nós a clareza de quanto estamos gastando para conquistar um novo cliente.
O que é ROAS?
A sigla e métrica que traz consigo o significado de “Retorno Sobre Gasto em Anúncios” e costuma gerar confusões. Frequentemente confundida com o ROI mas, não menos importante, a métrica representa o custo da mídia patrocinada.
O que é ROI:
Esta com certeza é a que mais deve ser buscada, por todos as empresas! Mas infelizmente por incrível que pareça muitos empreendedores ainda não colher os benefícios dela. A sigla significa “Retorno sobre Investimento” e considera a relação entre o valor de venda, custo de venda do produto, e gastos em marketing e vendas como: mídia, ferramentas e equipe.
Conclusão:
É imprescindível que utilizemos sempre estes indicadores para analisar o desempenho real das campanhas de marketing digital. Em caso de falta de conhecimento ou tempo, não se prive de contratar alguém que resolva isto para você. Este post te trouxe as métricas principais, entretanto, existem outras. Nós da Mestres do Site sugerimos que você foque primeiro nestas, precisando de ajuda conte conosco!