Os 7 erros mais comuns na criação de sites

erros na criação de sites

Nos dias de hoje, muitos acreditam que podem criar seus sites sozinhos. Mas, isso pode gerar algumas consequências. A seguir, confira os 7 erros mais comuns na criação de sites!

A grande variedade de ferramentas, recursos, serviços orientados a criação de websites e até mesmo informações e tutoriais de como criar um site para Internet de modo rápido e fácil, fez com que nos dias de hoje qualquer pessoa ou empresa possa ter um.

Não existe qualquer problema nisso. Ao contrário, ter algum tipo de site para exercer sua presença digital, é praticamente uma obrigação nos dias de hoje. No entanto, quando uma pessoa que não tem conhecimento nas técnicas de criação de sites resolve criar a sua própria página, alguns erros podem acontecer.

Quer saber quais são eles? Então, confira a seguir os 7 erros mais comuns na criação de sites.

O que são erros na criação de sites?

Primeiramente, temos que ressaltar que alguns aspectos podem parecer subjetivos, ou seja, constituir erros para alguns e para outros não, dependendo apenas do ponto de vista de quem vê, visita e avalia um site.

Dessa forma, vamos tentar ao máximo nos restringir a aspectos que podem ser mensurados, mesmo que comparativamente e conceitos tidos como corretos por profissionais experientes no assunto.

E essa costuma ser a principal razão para os erros ocorrerem, ou seja, o site foi criado por alguém sem experiência na área e/ou sem assessoria de um profissional.

Nesse sentido, quando falamos em erros na criação de sites, estamos nos referindo a aspectos do site que podem resultar uma experiência ruim – ou não tão boa como poderia ser – ao usuário. Além disso, medidas que afetem a taxa de conversão, seu posicionamento nos mecanismos de busca, o engajamento por parte dos visitantes, entre outros possíveis problemas.

A seguir, confira os 7 erros mais comuns na criação de sites profissionais.

Os 7 erros mais comuns na criação de sites profissionais

1. Lentidão no site

Nos dias de hoje, ninguém mais tem paciência de ficar esperando uma página da web carregar, certo? Nós buscamos informações rápidas e práticas. Por isso, o seu site não deve ser lento.

Você já reparou nisso?

Se ainda não, saiba que deveria. Afinal de contas, além de espantar os visitantes, a lentidão de um site afeta o seu posicionamento nos motores de busca.

2. Design não responsivo

Um site responsivo é um site que é criado para ser capaz de ajustar-se a diferentes resoluções de tela. Ou seja, o layout e o conteúdo automaticamente ajustam-se para uma resolução de um antigo monitor de desktop, para um full HD de notebook de última geração, um tablet ou diferentes telas e resoluções de smartphones.

Mas, por que isso é importante?

Porque, atualmente, muitas pessoas acessam sites por diferentes dispositivos, e você deve se preocupar em oferecer uma boa experiência a elas. 

3. Falta de planejamento

Quando falamos da falta de planejamento, referimo-nos desde a falta de planejamento para criação do site, contemplando qual será sua proposta, os recursos que ele deve conter, detalhes operacionais e de manutenção, até os aspectos de administração, como o planejamento de conteúdo, para citar apenas um item de uma longa lista.

Para ter sucesso com o seu site, não basta criar uma página e pronto. 

Afinal de contas, como medir o resultado de um site o qual não se sabe exatamente o objetivo dele?

Assim como um barco a velas, ele vai para onde as marés arrastarem e os ventos soprarem e com alguma sorte, podem chegar a alguma praia ou ilha e com muita sorte, a algum porto.

4. Falta de ações de Marketing

Aqui quando falamos de Marketing, queremos dizer na sua forma mais ampla. Ou seja, o Marketing “tradicional”, o Marketing de Conteúdo e o Marketing de Atração (em outras palavras, Inbound Marketing).

Não há como esperar algum tipo de retorno justificável de um site o qual não tenha associado uma ampla e bem elaborada estratégia de Marketing Digital. Por isso, nunca deixe essa parte de fora.

5. Descuido com a aparência

Pois é, a aparência de um site significa muito 

Para começar, as imagens, fontes, ícones e layout do seu site devem estar de acordo com aquilo que a empresa deseja transmitir. Além disso, sua aparência não deve nem ser muito carregada ou pouco carregada.

Outro ponto importante é não se importar apenas com a estética, e sim com a funcionalidade. Ou seja, o que se vê, não deve ser apenas bonito, mas funcionar para quem acessa a sua rede.

CONFIRA TAMBÉM:
Confira 5 elementos que não podem faltar em um site

6. Não cuidar do conteúdo

Indiretamente já mencionamos esse erro, quando falamos da ausência de estratégias de marketing. Mas, o conteúdo merece um tópico especial só pra ele.

Muita gente esquece dessa parte, mas, um bom conteúdo é capaz de melhorar a sua posição nos motores de busca e aprimorar a sua relação com o público.

Para isso, foque em ter bons textos no seu site, crie um blog e compartilhe conteúdos relevantes nas redes sociais.

7. Descuidar da manutenção e das atualizações

Por fim, o tempo é implacável, especialmente quando falamos em tecnologia e Internet.

Novos recursos, novas ferramentas, novas tendências e com isso novas necessidades e desejos por parte dos internautas, fazem com que tudo mude o tempo todo.

Por isso, seu site deve ser constantemente atualizado.

A criação de um site é um processo que hoje está literalmente ao alcance de qualquer um. 

Contudo, essa ampla acessibilidade cobra um preço de quem não tem a experiência necessária para fazer as coisas da melhor maneira possível, acarretando erros e resultados positivos.

Sendo assim, não deixe de entrar em contato com um profissional para criar o site da sua empresa da melhor forma.

Para mais posts, continue navegando no nosso blog e nos siga no Instagram!

Sucesso!

Quem escreveu essa matéria?

Equipe de Marketing Digital da Mestres do Site

Todo o conteúdo que você lê nesse blog foi produzido pelo grupo de especialistas de Marketing Digital da Mestres do Site.

Essa equipe já atendeu mais de 1.000 clientes nos últimos 6 anos e atualmente gerencia mais de R$ 1.000.000,00/mês em campanhas de Google Ads e Facebook Ads.

Foco em
Resultado

Reconhecimento é nossa
maior recompensa!