Experiência do usuário: como agradar os visitantes do seu site?

Divulgue esse Artigo

Atalhos para este artigo

A experiência do usuário é um conjunto de fatores que determinam o quão boa é a navegação em um site. Nesse post, descubra como agradar os visitantes do seu site!

Você já ouviu falar em experiência do usuário? Essa ideia nunca foi tão falada quanto nos dias de hoje e há bons motivos para isso.

Como os consumidores passam cada vez mais tempo no ambiente digital, é natural que busquem maneiras mais simples de fazer suas tarefas diárias. 

Assim,  as marcas que não se preocuparem em oferecer boas experiências em seus sites e blogs, irão perder espaço na busca pela atenção dos clientes.

Com certeza não é isso que você quer para o seu negócio, não é mesmo?

Por isso, é fundamental saber o que está envolvido nesse recurso e como usá-lo para atrair clientes e fidelizar os atuais. 

O que é a experiência do usuário?

Em síntese, a experiência do usuário são todas interações de uma pessoa com uma marca.

Com a transformação digital, essa experiência se voltou principalmente para sites e apps.

Ou seja, hoje a satisfação do público não depende somente da qualidade dos produtos ou serviços.

Dessa forma, é necessário criar uma boa e atraente presença digital.

Quais são os fatores fundamentais da experiência do usuário?

Visual

Seja qual for o tipo de site, é importante ter um design agradável, que capture o visitante e o faça permanecer bastante tempo na página.

Utilidade

Plataformas devem oferecer valores agregados que ajudem a resolver problemas e satisfazer as necessidades do público, como conteúdos de valor, por exemplo.

Acessibilidade

A possibilidade de acessar uma página a partir de vários dispositivos, e não apenas de um computador ou notebook tradicional, é um fator essencial para a acessibilidade.

Velocidade e desempenho técnico

Ter uma alta velocidade de carregamento e um bom desempenho técnico é especialmente importante para as páginas de um site. 

Vale mencionar também que um site com bom desempenho técnico é mais valorizado pelos algoritmos dos buscadores, portanto, isso tem relação direta com a otimização dos mecanismos de busca (SEO).

Inovação e originalidade

Por fim, a experiência é ainda melhor quando o usuário interage com plataformas e ferramentas inovadoras e originais que têm sua identidade própria e se mostram memoráveis.

Como melhorar a experiência dos visitantes do seu site? 

Depois de conhecer os pilares acima, com certeza algumas ações e estratégias para melhorar a experiência dos visitantes do seu site vieram à sua mente, não é mesmo?

A seguir, reunimos uma série de dicas que podem te ajudar. Confia!

Otimize a velocidade

Afinal, ninguém gosta de esperar uma página lenta carregar, não é mesmo?

Tenha páginas interativas

Como você já sabe, ser original e inovador ajudam na boa experiência do usuário. Por isso, é importante trabalhar a interatividade das páginas e plataformas.

Uma opção muito útil é o uso de soluções de conteúdo interativo, por exemplo:

Ouça a opinião do público

Saber a visão dos usuários sobre o seu site dá uma outra perspectiva sobre quais elementos são necessários ou dispensáveis para as páginas.

Muitas vezes, confiamos totalmente no trabalho do designer. No entanto, quem vai usar o produto não é ele. Assim, é importante ter outros pontos de vista para analisar.

Compartilhe conteúdo

Oferecer conteúdos valiosos fará com que o usuário se sinta importante para sua marca. E assim, ele terá motivação para permanecer interagindo com o seu negócio.

Além disso, não esqueça as boas práticas de design, pois são fundamentais para causar uma ótima impressão e fazer com que os usuários se sintam confortáveis com seu site.

Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o nosso blog.

Sucesso!

Esse artigo foi escrito por...

Giovanni Ballarin

Giovanni Ballarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 18 anos. Especialista em Tráfego Pago, Busca Orgânica e Inbound Marketing com certificação Google Ads e Gold Partner RD Station.
Giovanni Ballarin

Giovanni Ballarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 18 anos. Especialista em Tráfego Pago, Busca Orgânica e Inbound Marketing com certificação Google Ads e Gold Partner RD Station.
experiência do usuário

Download Grátis

Logo Google Partner
Rd Station Partner Gold

Somos Certificados Pelas Maiores Empresas de Marketing Digital

experiência do usuário

Foco em
Resultado

Reconhecimento é nossa
maior recompensa!

Seu contato foi recebido com sucesso!

Em breve nossos consultores entrarão em contato.

Agora, aproveite para navegar em nosso site institucional e entenda por que somos os Mestres do Site.
pic-popup-well-done.png
Logo Google Partner
Rd Station Partner Gold

Somos Certificados Pelas Maiores Empresas de Marketing Digital