Inbound Marketing
Geração de Demanda
Entenda sobre o Marketing de Atração e desenvolva estratégias para atrair e conquistar clientes para o seu negócio.

Anos atrás, grande parte das estratégias marketing se baseavam em interrupções. As empresas tiravam a atenção das pessoas de suas tarefas diárias para mostrar como o produto X ou o serviço Y seria vantajoso para elas.
O pior de tudo é não eram raros os casos em que a qualidade das soluções vendidas deixava a desejar, e o consumidor pouco poderia fazer para se valer dos seus direitos. No entanto, de uns anos pra cá tudo mudou.
A transformação digital e as mudanças radicais no comportamento do consumidor mudaram as regras do jogo para sempre. Dessa forma, as empresas precisaram criar novas formas de conquistar e manter seus clientes, e o Inbound Marketing foi uma delas.
O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias de marketing focada em atrair, converter e encantar clientes. Ao contrário do Marketing tradicional, esse conceito faz uso de Marketing de Conteúdo, SEO e Estratégias em Redes Sociais para atrair clientes por meio de canais online.
O Inbound Marketing é utilizado no mundo todo por diversas empresas. Que tal investir também?
Conceito de Inbound Marketing
O Inbound Marketing vem sendo praticado há anos por
profissionais de marketing, mesmo de forma inconsciente.
De acordo com o guru americano Peter Druker, os princípios
do Inbound Marketing já se desenvolvem há tempos e tem sua fundação principal
no conceito de Seth Godin, o Marketing de Permissão, presente no
livro “Permission Marketing” de 1999.
Essa obra englonba as principais diretrizes do Inbound Marketing e pode ser uma leitura interessante para quem quer entender melhor sobre essa área.
Se pararmos para analisar, veremos que conceito de Inbound Marketing surge paralelo ao Marketing Digital e da relação entre o consumidor e publicidade, nesse caso, internauta e comunicação online.
Se antes o consumidor não tinha controle sobre o que consumia, na internet ele pode escolher tudo: canais, conteúdo, formas de consumir etc.
Dessa forma, nada melhor do que conquistá-lo com o que ele mesmo deseja absorver, certo? Por isso é tão importante trabalhar com planejamentos estratégicos inteligentes e com ações de alta performance.
O Inbound é como um ímã, que atrai o cliente através do conteúdo publicado.


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O que é Inbound Marketing
Atrair Visitantes
O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias de marketing que se baseia na ideia de criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um público-alvo específico, com foco de conquistar a permissão de conversar com seu potencial cliente de maneira direta, criando um relacionamento que pode ser duradouro. Com a criação de conteúdos relevantes, você passa a atrair visitantes para o seu site e suas redes.
Converter Visitantes em Leads
Imagine o seguinte: você está fazendo uma pesquisa no Google e se depara com um conteúdo super interessante, que responde todas as suas dúvidas e te traz exatamente o que estava buscando. Com isso, a probabilidade de você comprar algo daquela empresa é muito maior, não é mesmo? Essa é a ideia do Inbound Marketing. Depois de atrair os visitantes para o seu site, o ideal é convertê-los em leads.
Educar Leads para converterem em Oportunidades
Os Leads ainda não são necessariamente os seus clientes. Por isso, é muito importante estruturar estratégias inteligentes que transformem esses clientes em potencial em clientes de verdade. Com o Inbound, você pode fazer isso.
Aumentar as Vendas através de Conteúdo
O nome “Marketing de Atração” não foi dado à toa. Afinal de contas, por oferecer conteúdo que realmente seja relevante para o público, em vez de simplesmente tentar “empurrar” qualquer produto, cria-se uma relação de confiança. Com isso, seu público fica mais aberto a ouvir suas recomendações e dicas, muito mais do que estaria sem uma estratégia de conteúdo focada nas necessidades deles. Dessa forma, você consegue aumentar as vendas através de conteúdo.
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Significado de Inbound Marketing
O Inbound Marketing nada mais é que um conjunto de estratégias de marketing focada em atrair, converter e encantar clientes. Ao contrário do Marketing tradicional, o Inbound Marketing utiliza o Marketing de Conteúdo, SEO e Estratégias em Redes Sociais para atrair clientes. Assim, ao invés de você ir até o cliente, o cliente vem até você.
Por que fazer Inbound Marketing?
Visitantes Qualificados
Ao invés de simplesmente atrair visitantes que não tem a mínima possibilidade de comprar de você, o conteúdo de Inbound Marketing vai chamar a atenção apenas dos que mostram potencial de compra futura. Dessa forma, atraindo visitantes qualificados.
Leads Qualificadas
Ao atrair visitantes qualificados, a possibilidade de ter Leads qualificadas também é grande. Afinal de contas, imagine que os visitantes deixam o contato em seu site, para baixar um e-book ou algo do tipo. Depois disso, você começa alimentá-lo com conteúdos relevantes e, assim, pode transformar em uma oportunidade de venda posteriormente.
Relacionamento Sustentável
Ao atrair o público com conteúdos que eles estão com vontade de consumir, as pessoas ficam mais abertas a ouvir suas recomendações e dicas. Assim, é possível criar um relacionamento sustentável e duradouro com o seu público.
Resultados Previsíveis
Um dos grandes benefícios da internet é conseguir metrificar as estratégias, saber o que está dando certo e o que pode ser melhorado. Dessa maneira, você pode ter resultado mais certeiros e ter um bom retorno do seu investimento.
Inbound Marketing e Outbound Marketing
Inbound e Outbound são duas maneiras diferentes de trabalhar as estratégias de marketing de uma empresa.
O Inbound Marketing busca despertar o interesse do público-alvo com conteúdo relevante para que ele chegue ao seu produto. Por outro lado, o Outbound Marketing é mais tradicional, com o uso de propagandas físicas e digitais.
Nenhuma das estratégias é certa ou errada. No entanto, é válido você analisar o que é mais vantajoso para o seu negócio no momento atual.

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Perguntas Frequentes
Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, é que um conjunto de estratégias de marketing focada em atrair, converter e encantar clientes. O Inbound Marketing utiliza o Marketing de Conteúdo, SEO e Estratégias em Redes Sociais para atrair clientes.
Ao contrário do marketing tradicional, no Inbound Marketing a empresa não vai atrás de clientes, mas explora canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais para ser encontrada. Os principais pilares do Inbound Marketing são: atrair, converter e encantar clientes.
Inbound Marketing significa marketing de atração. Em resumo, o Inbound Marketing é a estratégia onde os clientes vêm até a sua empresa, atraídos pela sua mensagem.
Campanhas da Rede de Display: normalmente mostram anúncios em forma de imagem em sites ou aplicativos que os clientes visitam.
Basicamente, o Inbound Marketing tem 5 etapas, sendo elas:
- Atrair
- Converter
- Relacionar
- Vender
- Analisar
Precificar o Inbound Marketing não é tão simples. Afinal, as estratégias podem variar de empresa para empresa. No entanto, o mais importante é levar em consideração não somente o valor investido, mas o valor que será retornado para o seu negócio – que tende a ser muito maior do que o investido.
Utilizar o Inbound Marketing na estratégia de marketing e vendas do seu negócio poderá ser um diferencial e tanto para o seu negócio. Entre os seus benefícios, podemos citar: atração de visitantes qualificados, aumento de vendas, construção de um relacionamento com o seu público e muito mais.
Uma agência de Inbound Marketing é responsável por criar toda a estratégia para você. Ou seja: estudar o seu público, criar o seu funil, produzir conteúdos relevantes para blogs, e-books e e-mail…
Ao contratar uma agência especializada você terá em mãos uma equipe que sabe o que fazer e quando fazer, assim como, porque fazer.
Para algumas empresas, investir em uma estrutura de Inbound Marketing é algo impensável ou pouco lucrativo, seja pelos altos esforços em ter uma comunicação com mais diálogo e interação, ou pela velocidade de ROI ser mais lenta do que em outras estratégias.
No entanto, ao analisar as pesquisas atuais sobre o tema, é possível perceber o motivo pelo qual o Inbound Marketing tornou-se a menina dos olhos da estratégia de vendas de diferentes companhias, em diversos segmentos e portes.
Para integrar essa estratégia, experimente enviar leads quentes para o setor de vendas, capacitar sua equipe de vendas e marketing e criar um termômetro para novos produtos e serviço.
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