Marca autêntica: como criar e apresentar a essência da sua empresa por meio das ferramentas digitais?

marca autêntica

Ter uma marca autêntica é um dos principais objetivos no marketing atual. Afinal, autenticidade desperta a identificação dos consumidores e transmite confiança. Saiba como criar e apresentar a essência da sua empresa por meio das ferramentas digitais!

Uma pessoa autêntica é considerada dona de si, que vive de acordo com os seus princípios e não tem vergonha de mostrar quem é. Nesse contexto, também podemos usar as mesmas características no marketing para falar sobre marcas.

Personalidade e princípios, unidos à comunicação com o mercado, constroem uma marca autêntica. Se pensarmos no contexto atual, em que a comunicação acontece principalmente pelos meios digitais, as marcas estão expostas o tempo inteiro e têm diversos canais para mostrar quão autênticas elas são.

Contudo, por muito tempo, o mercado digital não soube aproveitar essa oportunidade. As marcas bombardearam as redes sociais, blogs e canais no YouTube com um volume enorme de conteúdos sem valor e autenticidade.

Por isso, hoje vamos te mostrar como criar e apresentar a essência da sua empresa por meio das ferramentas digitais. Confira!

O que é uma marca autêntica?

Em suma, podemos dizer que uma marca autêntica é aquela que tem um propósito e uma personalidade coerentes com a forma como ela se apresenta ao mercado.

Dessa forma, pensando no cenário digital, uma marca autêntica é aquela que consegue apresentar os seus valores em conteúdos relevantes para seu público.

Segundo Philip Kotler, o Marketing 3.0 marca a mudança de percepção sobre o consumidor, que não é mais apenas um alvo a ser atingido, e sim um ser humano com quem as marcas precisam se relacionar, de igual para igual.

E esse consumidor quer se relacionar com marcas que estejam alinhadas aos seus valores e à sua visão de mundo. Por isso, é tão importante que as marcas “mostrem” quem elas são, qual é a sua essência. 

Quais são os benefícios de ter uma marca autêntica?

Como acabamos de mencionar, uma marca autêntica tem o poder de despertar a identificação com o consumidor.

Além disso, a credibilidade da sua marca também aumenta, seu negócio passa a ter uma personalidade única e o seu valor pode crescer.

LEIA TAMBÉM:
5 aspectos fundamentais para cuidar da sua reputação digital

Como aplicar a autenticidade de marca por meio de ferramentas digitais?

Na era digital, a construção de autenticidade da marca deve acontecer onde os consumidores estão: no Google, nas redes sociais, no YouTube, nos sites e blogs.

No entanto, poucas marcas estão fazendo isso bem. Então, vamos ver agora algumas dicas de como produzir conteúdos autênticos para melhorar a imagem da sua marca no meio digital. Confira:

Pense em mais qualidade e menos quantidade

Sim, é importante se manter ativo e frequente nas redes para não perder o interesse do consumidor. Mas, isso é muito diferente de se tornar uma fábrica de conteúdos superficiais e irrelevantes.

Afinal de contas, na produção desenfreada, as marcas perderam autenticidade. A internet se tornou um imenso mar de posts, todos muito parecidos e com pouco valor para o leitor.

Por esse motivo, vale a pena recuar no volume de publicações e dedicar mais tempo a cada conteúdo, a fim de transmitir a essência da sua marca e realmente fazer a diferença na vida do seu público.

Transmita a personalidade em cada conteúdo

Se você reservar mais tempo para pensar em cada conteúdo, irá conseguir planejar as publicações do blog e das redes sociais para que cada peça tenha um papel na sua estratégia de marca.

Assim, é possível transmitir a personalidade da sua marca nos conteúdos, chamando cada vez mais a atenção do público certo!

Humanize sua marca

Humanizar a marca significa, em síntese, mostrar que ela tem uma personalidade. Como qualquer pessoa, a marca tem seus valores, opiniões, preocupações, um jeito de falar e de agir.

A linguagem é fundamental nessa humanização. Se você age como uma pessoa, fala naturalmente, não é mesmo? Na otimização de conteúdo com SEO, por exemplo, a linguagem natural, que conversa com os usuários, ganha cada vez mais relevância sobre a mecanizada, que mira nos robôs dos mecanismos de busca, como o Google.

Explore o conteúdo gerado pelo usuário

O conteúdo gerado pelo usuário é extremamente importante e valioso para mostrar autenticidade. Afinal, não é a marca falando sobre ela mesma, são outros usuários, que já tiveram uma experiência positiva, falando bem sobre ela.

Para isso, apresente depoimentos e cases de sucesso dos seus clientes no seu site. Além disso, você também pode usar as redes sociais para publicar vídeos e posts de seus clientes.

Observe como o consumidor percebe a sua marca

Por fim, melhor do que transmitir autenticidade é saber, na outra ponta da comunicação, como a sua imagem está sendo percebida pelo consumidor. E a resposta para isso está nos dados.

Aproveite a infinidade de informações que as ferramentas digitais fornecem para entender se a experiência de conteúdo que você oferece está agradando o público e surtindo resultados.

Você pode usar o Google Analytics e as ferramentas de analytics das redes sociais para entender as interações dos usuários com o seu conteúdo e o que funciona melhor e o que não funciona, por exemplo.

Enfim, essas são as principais dicas para melhorar a autenticidade da sua marca. Esperamos que essas dicas tenham sido úteis!

Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o nosso blog.

Sucesso!

Quem escreveu essa matéria?

Equipe de Marketing Digital da Mestres do Site

Todo o conteúdo que você lê nesse blog foi produzido pelo grupo de especialistas de Marketing Digital da Mestres do Site.

Essa equipe já atendeu mais de 1.000 clientes nos últimos 6 anos e atualmente gerencia mais de R$ 1.000.000,00/mês em campanhas de Google Ads e Facebook Ads.

Foco em
Resultado

Reconhecimento é nossa
maior recompensa!