Marketing de Conteúdo

Se transforme em autoridade no seu segmento!

Descubra o que é essa estratégia de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo relevante, sem promover explicitamente a marca e se beneficie!

Ao começar uma estratégia de Marketing Digital, você certamente irá se deparar com o Marketing de Conteúdo. Mas o que significa, afinal de contas?

Indo direto ao ponto, Marketing de Conteúdo é a estratégia de produzir conteúdos para seu público-alvo, que o auxilie em todo processo de compra e o atraia para você de forma natural e espontânea. É basicamente o combustível do Inbound Marketing.

A ideia principal consiste em informar as pessoas para fazer com que futuramente elas não só respeitem a sua marca e a tenham como referência, mas também se tornem clientes do seu negócio.

Diferentemente do marketing tradicional, o marketing de conteúdo atrai as pessoas para que elas venham atrás da sua empresa.

Marketing de Conteúdo

O conceito de marketing de conteúdo pode parecer novo, no entanto suas aplicações já aconteciam antes mesmo da era digital. Sim, essa estratégia também existe offline. E faz tempo!

Lá atrás, em 1895, a John Deere, empresa líder no segmento de máquinas agrícolas, publicou a primeira edição da revista “The Furrow”. A publicação segue em circulação até hoje e é focada em assuntos relacionados à agricultura.

Com essa revista, a John Deere ousou, e optou por compartilhar conteúdo com o público interessado em agricultura em vez de simplesmente criar anúncios “empurrando” os produtos que são fabricados pela empresa.

É claro que nem todos os leitores da revista tinham tratores da John Deere, mas ao consumir a informação da marca, poderiam descobrir dores que julgavam ser inexistentes até então. E ao sentir a necessidade de fazer uma compra, optariam por uma marca de confiança.

Sendo assim, a revista cumpre exatamente o propósito do conceito: educar o público, ganhar autoridade no assunto e influenciar na decisão de compra.

Marketing de Conteúdo não é sobre o que sua empresa faz, mas sobre o que seus clientes precisam e estão interessados.

O que é Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é uma estratégia de Marketing focada em engajar seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso. Você atrai, envolve e gera valor para as pessoas criando uma percepção positiva da sua marca e, dessa forma, gerando mais negócios.
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Conteúdos que atraem

Os conteúdos que atraem, geralmente, são os conteúdos que chamam atenção daquelas pessoas que ainda não sabem exatamente do que precisam, mas estão fazendo uma pesquisa. O público aqui ainda não está buscando soluções para nenhum problema. Muitas das vezes, ele nem sabe que há um problema a ser resolvido e está apenas buscando se informar. Sendo assim, o objetivo desse tipo de conteúdo é atrair a atenção para a descoberta do problema e levar o público para dentro do processo de venda – lembrando que o leitor ainda não possui um relacionamento com a sua marca e entende pouco do seu serviço. Por isso, seu conteúdo deve ter pouca ou nenhuma barreira de consumo e jamais deve ser publicitário.

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Conteúdos que engajam

Os conteúdos que engajam são aqueles que criam um relacionamento com o leitor. Normalmente, são os conteúdos consumidos depois dos conteúdos de atração. As pessoas aqui já descobriram que possuem uma necessidade e estão procurando por maneiras de resolver seus problemas. Por esse motivo, já é possível criar uma barreira maior para o consumo do conteúdo, como um formulário com mais campos, que transformará um interessado em lead.

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Conteúdos que convertem

Os conteúdos que convertem fazem a mágica acontecer! Nesse ponto, as pessoas já estão considerando adquirir seu produto e procuram informações que irão ajudá-las a tomar essa decisão. Assim, quanto mais contato e mais informação elas tiverem, mais confiança terão em comprar da sua empresa. Os conteúdos de conversão devem ser amplamente focados na sua empresa ou produto.

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Marketing de Conteúdo funciona?

O Marketing de Conteúdo tem garantido seu espaço nos últimos anos. No entanto, apesar do crescimento, o percentual de empresas que utilizam a metodologia ainda é baixo – e isso pode ser uma ótima oportunidade para o seu negócio!

Segundo a ContentTrends 2017, podemos dizer que:  

  • A adoção de Marketing de Conteúdo é feita por 71% das empresas;
  • Dentre os 29% restantes, 68,9% apresentam a pretensão de adotar a estratégia;
  • 71,7% das empresas bem-sucedidas com a estratégia estão presentes em um estágio intermediário/avançado;
  • Empresas que adotam Marketing de Conteúdo geram 2,2x mais visitas e 3,2x mais Leads;
  • Quem produz mais de 13 conteúdos mensais conquista em média 4,2 vezes mais visitantes;
  • 60,6% preveem aumentar o investimento na estratégia.

Por que fazer Marketing de Conteúdo?

Utilizar o Google Ads na estratégia de marketing e vendas do seu negócio poderá trazer diversos benefícios, por exemplo:
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Resultados Previsíveis

Segundo a Content Trends 2018, 86,7% das pessoas utiliza o Google para se informar. Sendo assim, o seu site é a porta de entrada principal para novos clientes e o Google é o caminho até ele. Produzir conteúdo estratégico e relevante é a melhor maneira de colocar seu site na primeira página do Google, onde ele sempre será encontrado pelo seu público, e deixar essa porta convidativa para que ele entre. Prova disso é que as empresas que utilizam Marketing de Conteúdo têm, em média, 2,2 vezes mais visitas em seus sites. E, se você produz mais de 13 conteúdos por mês, esse número sobe para 4,2 vezes! Ou seja, o marketing de conteúdo auxilia a sua empresa a ter um crescimento constante no mercado.

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Eduque hoje para vender amanhã

O propósito principal do marketing de conteúdo é: educar o público, ganhar autoridade no assunto e influenciar na decisão de compra. Marketing de Conteúdo é falar sobre seu nicho de mercado. Diferente de um release de uma assessoria de imprensa ou do marketing tradicional, não é sobre o que sua empresa faz, mas sobre o que seus clientes precisam. Dessa forma, gerando valor para o público e aumentando suas chances de vendas.

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Crescimento constante

Com o marketing de conteúdo é possível mensurar os resultados e saber o que está dando certo e o que pode ser melhorado. Assim, prevendo resultados melhores para suas estratégias.

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Visitantes Qualificados

Quando você produz um conteúdo relevante, que realmente atenda o que as pessoas estão procurando, você consegue atrair visitantes qualificados para o seu site. Assim, aumentando as chances de transformar esse visitante em um possível cliente.

SEO e Marketing de Conteúdo

Não existe SEO sem Marketing de Conteúdo. Hoje em dia, uma estratégia de SEO é definida ao redor do marketing de conteúdo, já que todos os websites precisam de palavras, artigos, fatos, palavras-chave e muito mais. Para ter sucesso, ambos precisam ser utilizados ao mesmo tempo, juntos.

O SEO e o marketing de conteúdo requerem consistência. Conteúdo novo, único e criativo é mais indexado e vai mais rápido ao topo do que aquele com pouco valor e repetitivo.

O conteúdo precisa ser capaz de atrair seus clientes assim como de resolver um assunto específico.

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Perguntas Frequentes

Marketing de Conteúdo é uma estratégia focada em engajar seu público-alvo e aumentar sua rede de clientes e potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante e valioso. Você atrai, envolve e gera valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e, dessa forma, gerar mais negócios.

Não existe SEO sem Marketing de Conteúdo. Hoje em dia, uma estratégia de SEO é definida ao redor do marketing de conteúdo, já que todos os websites precisam de palavras, artigos, fatos, palavras-chave e muito mais. Para ter sucesso, ambos precisam ser utilizados ao mesmo tempo, juntos.

Com o marketing de conteúdo é possível mostrar para o público as melhores aplicações das suas ferramentas e ainda moldar a audiência para que ela conheça melhor o seu mercado. Investir nessa estratégia é uma tendência de todos mercados e de todos os segmentos.

Precificar o Marketing de Conteúdo não é simples. Afinal, as estratégias podem variar de empresa para empresa. No entanto, o mais importante é avaliar não somente o valor investido, mas o valor que será retornado para o seu negócio – que tende a ser muito maior do que o investido.

Sim! No entanto, é preciso absorver o conhecimento para colocar as estratégias do Marketing de Conteúdo em prática. Por isso, muitas vezes, o melhor caminho é contratar profissionais.

A Mestres do Site é uma agência de Marketing Digital que oferece serviços de Marketing de Conteúdo, como a criação de conteúdo para blogs e redes sociais.

Sim! Textos, vídeos, e-books, posts em redes sociais fazem parte do Marketing de Conteúdo.

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