Quer que sua empresa se destaque na internet? Então, saiba que para isso é essencial estar presente nas redes sociais. Nesse post, confira 7 dicas valiosas sobre redes sociais para pequenos negócios!
As redes sociais já são parte da vida da maioria dos brasileiros. Afinal, o Brasil é o país que mais usa as redes na América Latina.
De acordo com o relatório Digital in 2019, divulgado pelas empresas We are Social e Hootsuite, 66% dos brasileiros estão ativos nas redes sociais. E esse público as utiliza com um viés comercial, buscando diariamente por um serviço ou produto pela internet.
Ou seja, se o seu negócio ainda não está nas redes sociais, ou ainda não tem bons resultados com elas, é melhor prestar atenção no assunto. Confira a seguir 7 dicas valiosas sobre redes sociais para pequenos negócios!
1. Defina a(s) persona(s) do seu negócio
Primeiro de tudo, saiba quem é o seu público-alvo. Você precisa ter informações como idade, gênero, localização e renda média. Isso é o mínimo.
Mas, isso não é o suficiente. Você precisa criar a(s) persona(s) do seu negócio, um personagem semi-fictício baseado nas informações do seu público-alvo, com um nível maior de detalhamento.
Em suma, a diferença entre o público-alvo e a persona são as características mais abrangentes. Assim, ao utilizar uma persona, é possível realizar ações bem-sucedidas. Afinal de contas, você saberá exatamente o que oferecer para as pessoas certas.
Veja um exemplo:
Bruna, classe média, brasileira, 26 anos, fazendo pós-graduação, trabalha em um escritório de administração e sua renda é de 5 mil reais. Mora sozinha em São Paulo. Seus hobbys são sair para comer nos restaurantes da cidade, ir ao parque nos finais de semana e assistir séries. Gosta de estar sempre bem-vestida e na moda. Por estar pagando sua pós graduação, não compra produtos muito caros.
Dessa maneira, fica muito mais fácil acertar as ações e saber exatamente o que seus clientes querem, não é mesmo?
2. Entenda sobre as redes sociais
Quando falamos em redes sociais, muitas pessoas pensam imediatamente no Facebook. No entanto, existem muitas redes sociais que podem ser exploradas.
O Instagram, por exemplo, tem um nível de engajamento altíssimo. Ou seja, por meio dele, você pode obter envolvimento, interação e relacionamento com o seu público.
O LinkedIn é a maior rede social voltada para o mercado de trabalho. É perfeita para interagir com os usuários, divulgar a marca e até mesmo recrutar funcionários.
O Twitter é a rede social conhecida pelo número de caracteres limitados: 280. Os usuários do Twitter são ligados em tecnologia, ciência, tendências e cinema.
O YouTube é uma ótima rede social para ganhar popularidade por meio de vídeos. Mas, é preciso tomar cuidado apenas com a qualidade da imagem e do som. É essencial que os espectadores possam ouvir com clareza e que a imagem tenha uma qualidade legal, sem estar tremida nem embaçada.
Pinterest é uma rede social em que as pessoas buscam e fornecem ideias sobre vários assuntos: moda, bem-estar, saúde, decoração, corte de cabelo, penteado, frases de inspiração, artesanato e muitas outras coisas.
Entender sobre as redes sociais é muito importante para que você saiba qual delas combina mais com o seu público. Assim, sabendo em qual rede social investir para o negócio.
3. Planeje-se
Como é de se esperar, para ter bons resultados na sua atuação nas redes sociais, você também vai precisar se planejar.
Sendo assim, defina quais são suas metas nas redes sociais. Use a estrutura de metas de Smart – objetivos específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com tempo determinado. Por exemplo, “vou aumentar o número de seguidores na página da minha empresa no Instagram de 1 mil para 4,5 mil em três meses”.
Além disso, crie um calendário para organizar o conteúdo compartilhado. Pense em datas comemorativas, períodos de promoção e outros conteúdos que valham a pena ser compartilhados.
4. Produza conteúdo relevante
E por falar em conteúdo…
Coloque-se no lugar do cliente, da persona que você criou e pense o que eles querem saber da sua empresa. Ainda mais, o que eles estão procurando nas redes sociais.
Se você tem uma loja de joias, por exemplo, por que não compartilhar dicas de como combinar diferentes acessórios? Além de se aproximar do público, essa é uma boa oportunidade de mostrar seus produtos.
Preste sempre atenção no que os seus clientes querem. Afinal, não é porque você gosta mais de goiabada que de chocolate que os seus clientes também pensam assim. Às vezes um conteúdo que não te agrada vai tocar os seus clientes.
5. Crie relacionamento
Não basta colocar criar um perfil nas redes e não interagir com os internautas. Isso cria uma impressão de desleixo e abandono. Por isso, esteja presente, responda, curta os comentários.
Mais de 80% dos clientes espera que uma empresa responda em 24 horas. Sendo assim, na hora de responder, mostre a experiência de sua empresa e não hesite em usar um pouco de humor e simpatia.
Outra ideia para criar relacionamento humanizando sua empresa pode ser postar fotos de você e seus funcionários no trabalho, em atividades cotidianas, na área de produção, ou comemorando aniversários. É indispensável trazer o público para perto!
6. Inspire-se em marcas bem-sucedidas
Não tem problema nenhum se inspirar em estratégias de sucesso. Por isso, confira as redes sociais de empresas bem-sucedidas no mesmo ramo que o seu e use-as como inspiração para fazer suas próprias campanhas.
Mas, não vale copiar, ok?
7. Acompanhe os resultados
Por fim, teste e avalie a sua estratégia.
Analise dados como: número de cliques por postagem, alcance de posts, horário de publicação, conteúdo, número de visitas. Após isso, faça os ajustes necessários com base nos resultados para melhorar o desempenho cada vez mais.
Gostou das dicas de redes sociais para pequenos negócios? Agora que você já sabe de tudo isso, é hora de colocar em prática!
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Sucesso!