Apesar do TikTok ser uma das redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros atualmente e com alto poder de engajamento orgânico, as marcas parecem não ter acertado a “fórmula” de suas campanhas na plataforma.
Entenda porque isso está acontecendo e o que pode ser feito para melhorar a situação.
O baixo desempenho das marcas no TikTok
Apesar do crescente interesse dos profissionais de marketing, o conteúdo das marcas no TikTok não está alcançando os níveis desejados de engajamento emocional e de lembrança com o público.
De acordo com pesquisa da plataforma global de eficácia criativa DAIVID:
- 84% dos vídeos das marcas têm performance abaixo do esperado;
- 60% dos vídeos são esquecíveis, apresentando baixa resposta emocional positiva e lembrança da marca;
- 25% dos conteúdos provocam emoções negativas intensas (ansiedade, medo, nojo, vergonha, constrangimento);
Ainda, constatou-se que o conteúdo no TikTok tem 9% menos chances de gerar emoções positivas fortes e que possui poder de atração 2,5% menor do que as outras redes sociais.
Por que isso acontece?
O diretor de talentos internacionais da Viral Nation e especialista em marketing de influência, Fabio Gonçalves, aponta que muitas empresas ainda não compreenderam as demandas do TikTok, que exige alta autenticidade e criatividade dos conteúdos para haver bom desempenho.
Os conteúdos das marcas costumam ser excessivamente polidos e no tom de publicidade tradicional. Por conta disso, não possuem a espontaneidade característica da plataforma.
A ausência de narrativas emocionantes e envolventes gera conteúdos que são facilmente esquecíveis. Sem um impacto emocional, a marca não cria uma conexão com o público.
LEIA TAMBÉM:
👉 Sua empresa está se conectando com o público?
Como as marcas podem melhorar seu desempenho no TikTok?
Algumas estratégias apontadas para ajudar a melhorar esse desempenho são:
1 – Valorizar o marketing de influência
Dar liberdade criativa e permitir que os influenciadores adaptem a mensagem ao público da plataforma sem perder os valores e a imagem da marca.
2 – Desfocar das métricas atuais
Ao invés de priorizar os dados de impressões e engajamento, dar foco ao impacto emocional real do público com o conteúdo.
3 – Planejar muito bem o conteúdo
Um conteúdo mal planejado pode gerar emoções negativas e causar um potencial dano à reputação da marca.
A abordagem das marcas para planejar o conteúdo para o TikTok deve ser mais autêntica e emocionalmente inteligente. Além disso, a criatividade dos influenciadores deve ser aproveitada para criar vídeos com a originalidade característica da plataforma.
Por fim, as métricas relevantes não devem ser as visualizações e os likes do conteúdo, mas sim aquelas que refletem o impacto emocional do público com a campanha.