Seguindo o caminho oposto, a Cola-Cola resolveu enaltecer as representações não-oficiais de sua marca registrada por todo o mundo. A peça publicitária “Every Coca-Cola is Welcome” (“Toda Coca-Cola é bem-vinda”, em português) mostra a criatividade dos pequenos comerciantes de países como Indonésia, Brasil, Índia, México, África do Sul e Austrália.
Como surgiu a marca da Coca-Cola
Dr. Pemberton serviu a primeira Coca-Cola do mundo em 8 de maio de 1886. O nome da bebida foi sugerido pelo seu amigo Frank M. Robinson, com o argumento de que duas letras C’s em maiúscula chamariam a atenção. E ele estava certo.
O logotipo inicial foi feito com a fonte Spencerian, a mais popular no final do século XIX por imitar a caligrafia manual e dar um certo ar de sofisticação. Ao passar dos anos, foram realizadas poucas alterações, por isso, o logotipo que temos hoje é quase o mesmo do início da marca.
Benefícios de uma empresa ter marca registrada
Registrar uma marca é essencial para garantir benefícios que impulsionam o negócio e protegem o seu patrimônio, como:
● Exclusividade. O registro garante o direito exclusivo de usar a marca para os produtos ou serviços específicos. Sendo assim, ninguém mais poderá usar a marca sem consentimento.
● Segurança jurídica. Facilita a tomada de medidas legais contra violações.
● Confiança do consumidor. Uma marca registrada transmite profissionalismo e confiabilidade.
● Aumento do valor da marca. Uma marca forte e protegida tem um valor de mercado significativo.
LEIA TAMBÉM:
Sua empresa está se conectando com o público?
“Toda Coca-Cola é bem-vinda”
Lançada ao final de março de 2024, a peça publicitária de uma das maiores marcas do mundo abraça a arte popular e os pequenos comércios de grandes cidades e de lugares periféricos.
Além de mostrar cada criador das reproduções não-oficiais da marca, a Coca-Cola presenteou os comerciantes com latas personalizadas e incorporou suas artes em peças de publicidade oficiais.
Repercussão da campanha
O inovador da campanha foi inverter o conceito de proteção de marca. Ao mostrar as reproduções não autorizadas de seu logotipo, a Coca-Cola reforçou a sua onipresença mundial e no cotidiano das pessoas.
Na rede social X (antigo Twitter), a repercussão foi totalmente positiva. Uma das postagens sobre a peça publicitária chegou a ter 4 milhões de visualizações, 13 mil reportagens e mais de 500 comentários.
Em uma época em que a inteligência artificial é vista como ferramenta para aprimorar o trabalho, mas também como uma ameaça ao trabalho dos artistas, a campanha da Coca-Cola chama a atenção por exaltar o “feito à mão”, como pontuado na postagem abaixo:
Reconhecimento em Cannes
O Festival Internacional de Criatividade de Cannes Lions é o principal evento global de avaliação e premiação de campanhas de comunicação comercial desenvolvidas por marcas.
Criado em 1953, o festival se tornou referência mundial na área de publicidade. Ele serve como um palco para as melhores ideias e tendências do mercado publicitário, inspirando e motivando profissionais do mundo todo.
Na edição de 2024, o estudo da campanha, nomeado “Thanks for Coke-Creating” (“Obrigado por Coca-Criar”, em tradução livre) ganhou quatro prêmios, sendo três ouros e uma prata.
Como o trabalho foi realizado pela agência VLM de Nova York, Kansas e São Paulo, esses prêmios se somam aos demais que o Brasil conquistou no Cannes Lions de 2024.