A Campanha da Coca-Cola que exaltou a criatividade e o popular

Divulgue esse Artigo

Atalhos para este artigo

Seguindo o caminho oposto, a Cola-Cola resolveu enaltecer as representações não-oficiais de sua marca registrada por todo o mundo. A peça publicitária “Every Coca-Cola is Welcome” (“Toda Coca-Cola é bem-vinda”, em português) mostra a criatividade dos pequenos comerciantes de países como Indonésia, Brasil, Índia, México, África do Sul e Austrália.

Como surgiu a marca da Coca-Cola

Dr. Pemberton serviu a primeira Coca-Cola do mundo em 8 de maio de 1886. O nome da bebida foi sugerido pelo seu amigo Frank M. Robinson, com o argumento de que duas letras C’s em maiúscula chamariam a atenção. E ele estava certo.

O logotipo inicial foi feito com a fonte Spencerian, a mais popular no final do século XIX por imitar a caligrafia manual e dar um certo ar de sofisticação. Ao passar dos anos, foram realizadas poucas alterações, por isso, o logotipo que temos hoje é quase o mesmo do início da marca.

Benefícios de uma empresa ter marca registrada

Registrar uma marca é essencial para garantir benefícios que impulsionam o negócio e protegem o seu patrimônio, como:

Exclusividade. O registro garante o direito exclusivo de usar a marca para os produtos ou serviços específicos. Sendo assim, ninguém mais poderá usar a marca sem consentimento.

● Segurança jurídica. Facilita a tomada de medidas legais contra violações.

Confiança do consumidor. Uma marca registrada transmite profissionalismo e confiabilidade.

Aumento do valor da marca. Uma marca forte e protegida tem um valor de mercado significativo.

LEIA TAMBÉM:
👉 Sua empresa está se conectando com o público?

“Toda Coca-Cola é bem-vinda”

Lançada ao final de março de 2024, a peça publicitária de uma das maiores marcas do mundo abraça a arte popular e os pequenos comércios de grandes cidades e de lugares periféricos.

Além de mostrar cada criador das reproduções não-oficiais da marca, a Coca-Cola presenteou os comerciantes com latas personalizadas e incorporou suas artes em peças de publicidade oficiais.

Repercussão da campanha

O inovador da campanha foi inverter o conceito de proteção de marca. Ao mostrar as reproduções não autorizadas de seu logotipo, a Coca-Cola reforçou a sua onipresença mundial e no cotidiano das pessoas.

Na rede social X (antigo Twitter), a repercussão foi totalmente positiva. Uma das postagens sobre a peça publicitária chegou a ter 4 milhões de visualizações, 13 mil reportagens e mais de 500 comentários.

Em uma época em que a inteligência artificial é vista como ferramenta para aprimorar o trabalho, mas também como uma ameaça ao trabalho dos artistas, a campanha da Coca-Cola chama a atenção por exaltar o “feito à mão”, como pontuado na postagem abaixo:

Reconhecimento em Cannes

O Festival Internacional de Criatividade de Cannes Lions é o principal evento global de avaliação e premiação de campanhas de comunicação comercial desenvolvidas por marcas.

Criado em 1953, o festival se tornou referência mundial na área de publicidade. Ele serve como um palco para as melhores ideias e tendências do mercado publicitário, inspirando e motivando profissionais do mundo todo.

Na edição de 2024, o estudo da campanha, nomeado “Thanks for Coke-Creating” (“Obrigado por Coca-Criar”, em tradução livre) ganhou quatro prêmios, sendo três ouros e uma prata.

Como o trabalho foi realizado pela agência VLM de Nova York, Kansas e São Paulo, esses prêmios se somam aos demais que o Brasil conquistou no Cannes Lions de 2024.

Esse artigo foi escrito por...

Picture of Marcos Roberto

Marcos Roberto

Marcos Roberto - 7 Anos de experiência no mundo de vendas. Apaixonado por Marketing Digital. Especializado em criação de conteúdo Tráfego pago tráfego orgânico Inbound Marketing Focado em resultados!
Picture of Marcos Roberto

Marcos Roberto

Marcos Roberto - 7 Anos de experiência no mundo de vendas. Apaixonado por Marketing Digital. Especializado em criação de conteúdo Tráfego pago tráfego orgânico Inbound Marketing Focado em resultados!

Download Grátis

Logo Google Partner
Rd Station Partner Gold

Somos Certificados Pelas Maiores Empresas de Marketing Digital