Alguma vez você já ouviu falar em inbound marketing? Inbound Marketing é o conjunto de estratégias de marketing que têm o objetivo de atrair e converter clientes usando conteúdo relevante.
Ao contrário do marketing tradicional, nessa estratégia a empresa não vai atrás de clientes, mas explora canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais para ser encontrada.
A seguir, entenda como atrair mais clientes e vender para eles com Inbound Marketing!
Você também pode conferir o conteúdo no vídeo abaixo:
O que é inbound marketing?
Em linhas gerais, inbound marketing é o marketing de atração. Ou seja, eu preciso criar estratégias para atrair o meu público até mim.
Diferente do marketing tradicional, onde você vai até o seu cliente, com as estratégias de inbound marketing o seu cliente vem até você.
O inbound marketing vai desde o entendimento da sua persona, até levar uma pessoa que tem um potencial interesse pelo seu produto/serviço para o seu CRM. Ou seja, é uma estratégia bem completa!
Como começar no inbound marketing?
É possível colocar o inbound marketing em prática de maneira simples e objetiva, não precisa ser algo difícil.
Antes de tudo, o primeiro passo é entender o funil, o caminho que o seu cliente percorre até realizar a compra. Se você está começando a trabalhar com esses conceitos agora, foque em: topo, meio e fundo de funil.
No topo do funil estão aquelas pessoas que ainda estão inconscientes de determinado problema e que têm dúvidas sobre o mercado em geral, nada muito específico. Já no meio, estão as pessoas que buscam por uma solução, mas ainda não tomaram nenhuma decisão.
No fundo do funil, as pessoas já sabem o que precisam e estão prontas para realizar a compra.
Agora você tem que ter em mente que estará em contato com pessoas em diferentes fases do funil diariamente. Por isso, precisa desenvolver estratégias para topo, meio e fundo.
VEJA TAMBÉM: Persona: o que é?
Por que o inbound marketing é importante?
Quanto mais difícil for a sua venda, mais oportunidade você tem no inbound marketing.
Afinal, quanto mais difícil, mais dúvidas o seu potencial cliente tem, certo? Sendo assim, você tem uma oportunidade muito maior de participar de cada etapa da jornada até ele tomar a decisão de compra.
O inbound marketing é uma estratégia muito importante das empresas. Com ele, você irá participar de toda a jornada. Além disso, trabalhar no topo e meio de funil é muito mais barato.
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Como estruturar a sua estratégia de inbound marketing?
De maneira geral, existem 8 etapas que irão te dar uma boa estrutura para desenvolver boas estratégias de inbound marketing. Sendo elas:
1. Persona
Primeiro de tudo, você precisa entender quem é a persona do seu negócio. Quanto melhor você entender quem é a sua persona, melhores serão as suas estratégias.
Persona é a representação semi fictícia do seu cliente ideal, aquele cliente perfeito que você imagina. Ela não é totalmente fictícia pois a persona é criada com base nos seus clientes reais.
Em suas características, devemos levar em consideração seu comportamento, dados demográficos, suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. E isso vale para clientes satisfeitos e insatisfeitos, ok?
Afinal, nos dois casos, você certamente terá algo para considerar sobre a percepção do seu produto e quais desafios seus clientes estão passando.
2. Conteúdo de qualidade
Quando falamos em conteúdo de qualidade, muitas pessoas têm dúvidas se vão precisar aparecer, gravar vídeos e coisas do tipo.
Na verdade, existem muitas maneiras diferentes de produzir um conteúdo de qualidade. Esse próprio post de blog, por exemplo.
Vale ressaltar que conteúdo de qualidade é aquele conteúdo que vai despertar o interesse do seu público, além de trazer dicas, soluções e informações relevantes sobre o assunto.
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3. Divulgação
Não adianta produzir conteúdo e esconder ele.
Você precisa divulgar o conteúdo produzido, enviar por newsletter, postar nas redes sociais, investir em tráfego pago…
Faça o conteúdo chegar até o público.
4. Recompensa
Uma forma de você recolher os dados do seu público é criar uma recompensa.
Por exemplo, digamos que você desenvolve um e-book gratuito. Para as pessoas terem acesso ao conteúdo, o ideal é que você recolha dados como nome e email, por exemplo. Assim, você já cria uma possibilidade maior de relacionamento com esse público.
Existem diferentes tipos de recompensa, por exemplo: cupom de desconto para quem se cadastrar na sua newsletter, e-books, aula, vídeo…
5. Automação
Depois que a pessoa se cadastrar na sua recompensa, é importante ter um sistema de automação para a entrega do que foi prometido, além da nutrição desses leads.
Afinal, com o email dessas pessoas, por exemplo, você poderá disparar conteúdos relevantes para elas periodicamente.
A ideia é fazer com que as pessoas que receberam sua recompensa comecem a adquirir mais informações para levar elas até a compra.
6. Qualificação
Com a automação, o processo de relacionamento com o cliente começa a ser qualificado.
Ou seja, é como se o seu conteúdo filtrasse as pessoas que realmente vão virar clientes e tirasse quem não tem interesse no seu produto ou serviço do caminho.
É super normal que no começo, por exemplo, você tenha um número de 500 leads. Mas, só feche negócio mesmo com 25. Isso é o processo de qualificação.
7. CRM
O CRM é essencial para o processo de vendas de todos os negócios hoje em dia.
Dentro do CRM, é possível organizar etapas de atendimento. Cada etapa tem um responsável, uma ação pra ser feita. Assim, você começa a buscar um entendimento do seu processo comercial muito maior.
Com o CRM, o seu vendedor, por exemplo, pode estudar tudo que aconteceu antes de falar com uma lead. Dessa forma, as chances de sucesso na venda são muito maiores!
8. Otimização Recorrente
A otimização não pode ficar de fora do inbound marketing. Afinal, não adianta só produzir e não saber o que está dando certo e o que pode ser melhorado.
Reserve um tempo para avaliar sua estratégia e otimizar o que for preciso.
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