Como criar um site para uma escola

Divulgue esse Artigo

Atalhos para este artigo

Você é dono de uma instituição de ensino e está buscando como desenvolver o site da sua empresa? Este artigo te ajudará nesta missão dando as principais dicas do que não pode faltar neste tipo de site. Siga a leitura!

Sabemos que já passou o tempo em que ter um site era algo opcional. E se você possui um site mal elaborado e desatualizado, já passou da hora de rever esse projeto e refazer o site da sua empresa.

Sendo a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2023, cerca de 95% das crianças e dos adolescentes brasileiros utilizam a internet. Portanto, uma instituição de ensino ter um ótimo site acaba sendo um excelente atrativo para este público. 

Por que minha escola precisa de um site?

Imagine que um casal, que se mudou recentemente para uma nova cidade, tem um filho de mais ou menos 6 anos de idade. Geralmente, uma das principais prioridades em um cenário de mudança domiciliar é escolher uma nova escola para a criança. 

Provavelmente, por não terem pessoas conhecidas na nova cidade, o casal irá pesquisar sobre as escolas da região no Google. O famoso site de buscas é uma poderosa ferramenta para fazer pesquisas e comparações e descobrir que determinada empresa realmente irá atender o seu público. 

Dentro desse contexto, se uma escola quer captar mais alunos, ela precisa ter um site moderno e atualizado, e algumas vantagens de se ter uma página online são:

  • Conquista de autoridade online; 
  • Facilidade na comunicação com o usuário;
  • Permitir que alunos acessem materiais didáticos com mais facilidade;
  • Área de acesso restrito somente para pais e professores;
  • Possibilidade de realizar a matrícula online.

Além disso, o site ajudará a poupar esforços de vendas, porque ele já transmite claramente a mensagem do que a instituição faz e como ela faz – o que gera pontos positivos para atrair novas matrículas. 

Itens que não podem faltar no site de uma escola

Itens que não podem faltar no site de uma escola

Trouxemos algumas dicas de quais conteúdos e informações o site de uma instituição deve ter para se destacar e chamar a atenção de seu público. 

Design

Ao navegar na internet, o usuário é constantemente abordado por diversas informações visuais ou em texto. Assim, para gerar um impacto melhor no público, deve-se pensar na identidade visual de maneira arrojada para conseguir competir dentro da internet e causar uma ótima primeira impressão. Logo, o primeiro ponto é investir em uma identidade visual atraente e renovada. 

Dentro da identidade visual, deve-se pensar em paleta de cores, logomarca, tipografia (fonte do texto), materiais para divulgação e um slogan. O ideal é buscar uma empresa especializada para desenvolver a identidade visual da escola. 

O diferencial da escola

Qual é o diferencial da sua escola? O corpo docente, a localização, a metodologia, os cursos oferecidos ou outro benefício? Esse diferencial deve ser destacado logo na primeira seção do site para causar impacto. 

Uma dica é colocar no primeiro banner em destaque o valor da mensalidade, o diferencial, o que a escola valoriza, novidades e prêmios já ganhados. 

Proposta pedagógica

As diretrizes básicas de ensino, os valores defendidos pela escola e os compromissos assumidos pela instituição para com os seus alunos e funcionários devem ser apresentados em um espaço dedicado do site. Esse segmento deve ser pensado e realizado com clareza para que se tenha uma proposta pedagógica robusta.

A indicação é que esta parte esteja na segunda seção do site. 

LEIA TAMBÉM 👉 Tudo que você precisa saber sobre hospedagem de sites

Cursos oferecidos e infraestrutura

Coloque o máximo de informações sobre os cursos e a sua infraestrutura para que eles possam ser administrados. Ainda, o ideal é criar uma página específica para cada curso, explicando como cada um funciona, para ser utilizada em anúncios online.

De modo geral, deve-se colocar as informações sobre os cursos oferecidos e suas infraestruturas na página home e ter os detalhamentos em uma página dedicada para cada curso.

Canais de contato

Whatsapp, formulário, número para ligação etc. Coloque todos os canais de atendimento disponíveis e destaque aquele em que é possível realizar o atendimento com mais velocidade, eficiência e qualidade.

Blog

O blog tem que ser continuamente atualizado com todas as novidades e tudo o que for possível abordar que tenha relação com o segmento e com a instituição de ensino, pois isso ajuda na indexação do site no Google. 

Portal de alunos, pais e professores

Ter uma área específica bem estruturada para os alunos, os pais e também para os professores pode trazer alguns benefícios para esses públicos, como:

  • Ter uma área específica para se organizarem;
  • Disponibilidade de materiais;
  • Facilidade para os alunos interagirem em atividades;
  • Exibir informações, como eventos e avisos. 

👉Se você precisa de ajuda para construir o site da sua instituição de ensino, a Mestres do Site pode ajudar! Entre em contato conosco, estamos te esperando. 

Esse artigo foi escrito por...

Picture of Marcos Roberto

Marcos Roberto

Marcos Roberto - 7 Anos de experiência no mundo de vendas. Apaixonado por Marketing Digital. Especializado em criação de conteúdo Tráfego pago tráfego orgânico Inbound Marketing Focado em resultados!
Picture of Marcos Roberto

Marcos Roberto

Marcos Roberto - 7 Anos de experiência no mundo de vendas. Apaixonado por Marketing Digital. Especializado em criação de conteúdo Tráfego pago tráfego orgânico Inbound Marketing Focado em resultados!
site para escola,criar um site para uma escola,Site

Download Grátis

Logo Google Partner
Rd Station Partner Gold

Somos Certificados Pelas Maiores Empresas de Marketing Digital