Se você tem uma agência de turismo ou trabalha nesse segmento e está pesquisando sobre como desenvolver um site, este artigo será de extrema importância para sanar as suas dúvidas.
Muitos empresários, inclusive os do ramo do turismo, não se atentaram à importância de se ter presença digital e de ter um site profissional como uma ferramenta de marketing, seja por acreditar que não ajudaria na parte de vendas ou por simplesmente achar que não era importante.
Continue a leitura para conhecer as vantagens que um site pode promover para a sua empresa de turismo e qual o melhor modelo para o seu negócio.
Plataforma estável
Independente do segmento e da empresa, o site é uma das ferramentas mais fundamentais para o negócio. As redes sociais podem até chamar a atenção, mas são plataformas instáveis, pois dependem do caminho que os seus líderes escolhem seguir. Portanto, nem sempre o Facebook e o Instagram são favoráveis para as empresas que estão começando, pois a força necessária para chamar atenção nessas redes é muito grande.
Vitrine online
Ainda, cada mídia social possui um tempo diferente de ascensão e de hype, o que faz com que seja importante ter a sua própria mídia e uma vitrine para expor o que a empresa tem de melhor, mesmo que ela não ofereça vendas online.
Da mesma forma que uma loja que não tem vitrine ou presença física não atrai clientes, o mesmo acontece com as empresas de turismo que não possuem uma vitrine para expor a experiência do turismo da melhor maneira.
Confiança e credibilidade
Além de ser uma vitrine online, o site profissional gera confiança e credibilidade, sendo fundamental para mostrar profissionalismo e quem está por trás daquela empresa, o que ajuda nas vendas.
VEJA TAMBÉM: O checklist essencial para criar um site perfeito
Resultado
O site também é uma plataforma que consegue mostrar o seu desempenho. Através de ferramentas, como o Google Analytics e o Google Search Console, é possível entender a perforce digital da empresa, ou seja: se ela aparece no Google, se as pessoas estão conseguindo encontrar a empresa nas buscas, se estão visitando o site, qual é a página mais visitada etc.
Assim, é possível perceber o crescimento com muito mais controle. Inclusive, é possível programar o crescimento da empresa através do site com estratégias de busca orgânica ou anúncios online.
E-mail profissional
Pode parecer bobagem, mas ter um e-mail profissional demonstra profissionalismo ao enviar propostas e ter contato com clientes.
Formatos de site
Um site para o ramo do turismo pode seguir dois caminhos, que geram resultados bons e uma ótima experiência para quem visita a página.
- Site catálogo: é possível criar categorias de viagens, de destinos e de pacotes. Para concluir uma compra, o cliente deve entrar em contato. Este formato é ótimo para aqueles que preferem realizar um atendimento mais humanizado e personalizado.
- Loja virtual: o usuário entra e consegue facilmente comprar a sua passagem.
Qual formato de site escolher?
Se a empresa de turismo está começando, o ideal é fazer um site catálogo para, primeiramente, entender o seu público. Depois, este catálogo pode ser convertido para um site que gera vendas sozinho. Essa estratégia é indicada porque é difícil uma empresa iniciante realizar vendas automáticas e o atendimento personalizado ao cliente aumenta as chances de vendas.
Portanto, a venda online é indicada para aquelas empresas que já possuem uma presença estabelecida nas redes sociais, fazem anúncios e estão mais maduros. Para os iniciantes, o site catálogo será mais proveitoso no quesito de conversão de vendas.
Independente do modelo de site escolhido, a identidade visual deve ser bem feita, porque o segmento de turismo possui uma demanda muito alta e está em rápido crescimento, o que aumenta o nível de qualidade do conteúdo mostrado. Um site muito simples não é atrativo.
O objetivo é que o site tenha indexação no Google, e a principal estratégia para conseguir isso é o SEO — e você pode saber mais sobre isso clicando aqui.