O checklist essencial para criar um site perfeito

Divulgue esse Artigo

Atalhos para este artigo

Ter um site profissional é extremamente importante para empresas de todos os tipos e tamanhos. No entanto, muitas pessoas se confundem ao criar o seu site. Neste post, confira checklist essencial para criar um site perfeito!

Há alguns anos atrás, criar um site era uma tarefa bem complexa, pois exigia um alto investimento, além de conhecimentos técnicos e outros.

Atualmente essa tarefa é muito mais simples, mas, não quer dizer que não gere algumas dúvidas.

Por isso, preparamos um checklist completo para criar um site perfeito. Confira a seguir!

Checklist para criar um site completo

Para construir um site, mesmo que você seja leigo no assunto, você irá precisar seguir os seguintes passos:

1. Defina seu objetivo

Antes de criar um site, você precisa pensar no seu objetivo com isso, que pode variar entre  divulgar materiais educativos e outras ofertas para gerar leads ou reforçar a credibilidade e a confiabilidade da sua marca, por exemplo.

É claro que é possível ter mais de um objetivo. Contudo, o ideal é que você defina um objetivo principal, para evitar confusões e excesso de informações.

2. Estruture seu site

Depois de definir seus objetivos, chega o momento de pensar na estrutura do site.

Nesta fase, é importante levar em consideração as características do seu público e o que eles gostariam de encontrar no seu site, por qual tipo de conteúdo eles se interessam.

Em suma, uma boa estrutura deve apresentar os seguintes fatores:

  • Página inicial, com uma boa imagem de abertura ou um carrossel de imagens e frases chamativas;
  • Quem somos, contando a história do seu negócio;
  • Produtos ou serviços, mostrando o que a empresa oferece;
  • Contato, com formulário, endereços e telefones.

3. Domínio e hospedagem

Para dar mais credibilidade ao seu negócio, é fundamental que você tenha um domínio e a hospedagem próprios. Caso você contrate uma agência para fazer o seu site, provavelmente cuidarão dessa parte para você.

O domínio, também conhecido como URL, é basicamente o endereço do seu site. Ou seja, aquilo que os usuários precisam digitar na barra do navegador para chegar à sua plataforma.

Para ter um domínio, é preciso registrá-lo e pagar por ele. Mas, não se preocupe, esse valor não costuma ser alto.

Já a hospedagem, é onde o seu site irá “morar”, onde a estrutura do seu site será disponibilizada.

VEJA TAMBÉM:
👉 Tudo que você precisa saber sobre domínio de site

4. Escolha um construtor de sites

Atualmente, existem alguns construtores de sites. Eles trazem temas prontos, onde você mesmo pode personalizar e criar um design que combine com a sua empresa.

No entanto, vale ressaltar que, a opção de criar um site sozinho pode até parecer mais trabalhosa, mas é melhor para dar mais personalidade ao seu site, deixando-o com a cara do seu negócio.

5. Crie conteúdo

Por fim, é hora de começar a escrever!

As páginas do seu site devem transmitir as ideias do seu negócio. Além disso, você também pode incluir conteúdos com um blog, ou oferecer e-books, criando uma relação ainda mais profunda com os visitantes do site.

Aliás, é essencial considerar as características e preferências do seu público em todo esse processo. Assim, você saberá qual linguagem utilizar, qual tipo de conteúdo oferecer, entre outras questões.

Lembre-se também de aplicar as técnicas de SEO, para conseguir ranquear bem o seu site nas ferramentas de busca.

Fatores importantes

Além do passo a passo que te mostramos acima, existem alguns fatores super importantes na hora de criar o seu site. Veja quais são eles:

SSL

Alguma vez você, ou alguém que você conheça, já deixou de fazer uma compra online ou acessar sua conta do banco por insegurança?

Se a resposta é afirmativa, saiba que não está sozinho. Mas, para que isso não aconteça mais, o certificado SSL chegou para garantir que todos os seus dados sejam protegidos contra o uso ou apropriação não autorizados.

SSL, do inglês Secure Socket Layer, significa Camada de Soquete Seguro na tradução livre. Essa tecnologia é utilizada para garantir a maior segurança quanto ao uso de informações pessoais e financeiras na internet, o que ocorre ao criptografar dados e garantir o anonimato das comunicações.

Seu objetivo é garantir que apenas uma pessoa tenha acesso aos dados transmitidos por e-mail, páginas ou outros ambientes. Algo fundamental, já que cada informação trocada na internet passa por vários servidores antes de chegar ao destino.

Então, para garantir a segurança dos visitantes da sua página, é super importante que você conheça e utilize esse termo.

Design Responsivo

Sabemos que nos dias de hoje uma boa parte dos visitantes das nossas páginas vêm de dispositivos móveis. Por isso, para proporcionar uma boa experiência para todos, é essencial que o seu site tenha o design responsivo.

Mas, o que é isso?

O design responsivo é uma técnica que permite que a interface de um site seja adaptada em qualquer tipo e tamanho de tela, seja smartphone, tablet, desktop ou outra. Assim, evitando distorções ou inacessibilidade no conteúdo em todos os dispositivos.

Então, na hora de criar o seu site, não deixe de se certificar que seu design é responsivo.

Velocidade de carregamento

Nós já falamos algumas vezes sobre a experiência do usuário nesse post, isso porque é muito importante se preocupar em oferecer o melhor para os seus visitantes.

Imagine o seguinte: hoje em dia concorremos com milhares de sites. Existem diversas empresas oferecendo o mesmo que você. Então, se você não oferecer uma boa experiência para os seus usuários, com certeza eles não vão ficar no seu site.

A velocidade do carregamento das páginas é um fator que interfere muito na experiência que seu site proporciona. Quem tem paciência de ficar esperando uma página carregar, não é mesmo?

Para evitar que o seu site fique lento, essas são algumas dicas:

  • Não sobrecarregue sua página inicial
  • Priorize o conteúdo acima da dobra
  • Evite excessos de arquivos mídia no seu site
  • Otimize o tamanho das suas imagens
  • Mantenha uma relação texto-imagem consciente
  • Utilize texto ao invés de elementos gráficos sempre que possível
  • Reduza a quantidade e estilo de fontes
  • Limite o uso de animação
  • Foque no desempenho em dispositivos mobile
  • Limite a quantidade de aplicativos externos

Favicon

Favicon é um pequeno ícone que identifica um site ou blog. Olhe para as abas que estão abertas agora e você vai ver o que é favicon!

Ele é exibido na aba e na tela inicial dos navegadores de internet, nos resultados mobile do Google e na seção de favoritos.

O favicon é importante para reforçar a credibilidade de uma página, já que conecta o usuário com a respectiva marca. Ainda mais, ele dá mais personalidade ao seu site.

Por que contratar uma empresa de criação de sites?

Ao contratar uma empresa de criação de sites profissional, é possível ter todos os elementos do seu novo site otimizados e projetados para trazer os melhores resultados para o seu negócio.

Além disso, ao contar com os serviços de profissionais, você terá suporte para todas as questões relacionadas ao seu site. Assim, é possível ficar mais tranquilo e focar em outras questões do seu negócio. Para criar o site da sua empresa, entre em contato com a Mestres do Site.

Esse artigo foi escrito por...

Picture of Giovanni Ballarin

Giovanni Ballarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 18 anos. Especialista em Tráfego Pago, Busca Orgânica e Inbound Marketing com certificação Google Ads e Gold Partner RD Station.
Picture of Giovanni Ballarin

Giovanni Ballarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 18 anos. Especialista em Tráfego Pago, Busca Orgânica e Inbound Marketing com certificação Google Ads e Gold Partner RD Station.
checklist para criar site

Download Grátis

Seu contato foi recebido com sucesso!

Em breve nossos consultores entrarão em contato.

Agora, aproveite para navegar em nosso site institucional e entenda por que somos os Mestres do Site.
pic-popup-well-done.png
Logo Google Partner
Rd Station Partner Gold

Somos Certificados Pelas Maiores Empresas de Marketing Digital