Mestres do Site

O checklist essencial para criar um site perfeito

O checklist essencial para criar um site perfeito

Ter um site profissional é extremamente importante para empresas de todos os tipos e tamanhos. No entanto, muitas pessoas se confundem ao criar o seu site. Neste post, confira checklist essencial para criar um site perfeito. Boa leitura!

Há alguns anos atrás, criar um site era uma tarefa bem complexa, pois exigia um alto investimento, além de conhecimentos técnicos e outros.

Atualmente, outras alternativas foram surgindo e esta etapa foi ficando cada vez mais simples. No entanto, algumas pessoas ainda podem se sentir perdidas em qual caminho seguir e por onde começar.

Por isso, preparamos um checklist completo para criar um site perfeito. Confira a seguir!

Checklist para criar um site completo

Para construir um site, mesmo que você seja leigo no assunto, você irá precisar seguir os seguintes passos:

1. Defina seu objetivo

Antes de criar um site, você precisa pensar no seu objetivo com isso, que pode variar entre  divulgar materiais educativos e outras ofertas para gerar leads ou reforçar a credibilidade e a confiabilidade da sua marca, por exemplo.

É claro que é possível ter mais de um objetivo. Contudo, o ideal é que você defina um objetivo principal, para evitar confusões e excesso de informações.

2. Estruture seu site

Depois de definir seus objetivos, chega o momento de pensar na estrutura do site.

Nesta fase, é importante levar em consideração as características do seu público e o que eles gostariam de encontrar no seu site, por qual tipo de conteúdo eles se interessam.

Em suma, uma boa estrutura deve apresentar os seguintes fatores:

  • Página inicial, com uma boa imagem de abertura ou um carrossel de imagens e frases chamativas;
  • Quem somos, contando a história do seu negócio;
  • Produtos ou serviços, mostrando o que a empresa oferece;
  • Contato, com formulário, endereços e telefones.

3. Domínio e hospedagem

Para dar mais credibilidade ao seu negócio, é fundamental que você tenha um domínio e a hospedagem próprios. Caso você contrate uma empresa para fazer o seu site, eles provavelmente cuidarão dessa parte para você.

O domínio, também conhecido como URL, é basicamente o endereço do seu site. Ou seja, aquilo que os usuários precisam digitar na barra do navegador para chegar à sua plataforma.

Para ter um domínio, é preciso registrá-lo e pagar por ele. Mas, não se preocupe, esse valor não costuma ser alto.

a hospedagem, é onde o seu site irá “morar”, onde a estrutura do seu site será disponibilizada.

4. Escolha um construtor de sites

Atualmente, existem os construtores de sites. Eles trazem temas prontos, onde você mesmo pode personalizar e criar um design que combine com a sua empresa.

Todavia, a opção de criar um site sozinho pode até parecer mais trabalhos, mas é melhor para dar mais personalidade ao seu site, deixando-o com a cara do seu negócio.

5. Crie conteúdo

Por fim, é hora de começar a escrever!

As páginas do seu site devem transmitir as ideias do seu negócio. Além disso, você também pode incluir conteúdos com um blog, ou oferecer e-books, criando uma relação ainda mais profunda com os visitantes do site.

Aliás, é essencial considerar as características e preferências do seu público em todo esse processo. Assim, você saberá qual linguagem utilizar, qual tipo de conteúdo oferecer, entre outras questões.

Lembre-se também de aplicar as técnicas de SEO, para conseguir ranquear bem o seu site nas ferramentas de busca.

Por que contratar uma empresa de criação de sites?

Ao contratar uma empresa de criação de sites profissional, é possível ter todos os elementos do seu novo site otimizados e projetados para trazer os melhores resultados para o seu negócio. Dessa maneira, você não precisará se preocupar em fazer grandes esforços, como aprender técnicas de design e SEO.

Além disso, ao contar com os serviços de profissionais, você terá suporte para todas as questões relacionadas ao seu site. Assim, é possível ficar mais tranquilo e focar em outras questões do seu negócio.

Se o nosso checklist completo para criar sites foi útil para você, envie esse post para alguém que também precise saber de tudo isso!

Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o nosso blog.

Sucesso!

Fechar Menu
Recebemos a sua mensagem. Em alguns minutos nossa equipe fará contato.
Modelo de Site First TI