Como deve ser um site para turismo?

Divulgue esse Artigo

Atalhos para este artigo

Se você tem uma agência de turismo ou trabalha nesse segmento e está pesquisando sobre como desenvolver um site, este artigo será de extrema importância para sanar as suas dúvidas. 

Muitos empresários, inclusive os do ramo do turismo, não se atentaram à importância de se ter presença digital e de ter um site profissional como uma ferramenta de marketing, seja por acreditar que não ajudaria na parte de vendas ou por simplesmente achar que não era importante. 

Continue a leitura para conhecer as vantagens que um site pode promover para a sua empresa de turismo e qual o melhor modelo para o seu negócio.

Plataforma estável

Independente do segmento e da empresa, o site é uma das ferramentas mais fundamentais para o negócio. As redes sociais podem até chamar a atenção, mas são plataformas instáveis, pois dependem do caminho que os seus líderes escolhem seguir. Portanto, nem sempre o Facebook e o Instagram são favoráveis para as empresas que estão começando, pois a força necessária para chamar atenção nessas redes é muito grande. 

Vitrine online

Ainda, cada mídia social possui um tempo diferente de ascensão e de hype, o que faz com que seja importante ter a sua própria mídia e uma vitrine para expor o que a empresa tem de melhor, mesmo que ela não ofereça vendas online. 

Da mesma forma que uma loja que não tem vitrine ou presença física não atrai clientes, o mesmo acontece com as empresas de turismo que não possuem uma vitrine para expor a experiência do turismo da melhor maneira. 

Confiança e credibilidade

Além de ser uma vitrine online, o site profissional gera confiança e credibilidade, sendo fundamental para mostrar profissionalismo e quem está por trás daquela empresa, o que ajuda nas vendas. 

VEJA TAMBÉM: 👉 O checklist essencial para criar um site perfeito

Resultado

O site também é uma plataforma que consegue mostrar o seu desempenho. Através de ferramentas, como o Google Analytics e o Google Search Console, é possível entender a perforce digital da empresa, ou seja: se ela aparece no Google, se as pessoas estão conseguindo encontrar a empresa nas buscas, se estão visitando o site, qual é a página mais visitada etc. 

Assim, é possível perceber o crescimento com muito mais controle. Inclusive, é possível programar o crescimento da empresa através do site com estratégias de busca orgânica ou anúncios online. 

E-mail profissional

Pode parecer bobagem, mas ter um e-mail profissional demonstra profissionalismo ao enviar propostas e ter contato com clientes. 

Formatos de site

Um site para o ramo do turismo pode seguir dois caminhos, que geram resultados bons e uma ótima experiência para quem visita a página.

  • Site catálogo: é possível criar categorias de viagens, de destinos e de pacotes. Para concluir uma compra, o cliente deve entrar em contato. Este formato é ótimo para aqueles que preferem realizar um atendimento mais humanizado e personalizado. 
  • Loja virtual: o usuário entra e consegue facilmente comprar a sua passagem. 

Qual formato de site escolher?

Se a empresa de turismo está começando, o ideal é fazer um site catálogo para, primeiramente, entender o seu público. Depois, este catálogo pode ser convertido para um site que gera vendas sozinho. Essa estratégia é indicada porque é difícil uma empresa iniciante realizar vendas automáticas e o atendimento personalizado ao cliente aumenta as chances de vendas. 

Portanto, a venda online é indicada para aquelas empresas que já possuem uma presença estabelecida nas redes sociais, fazem anúncios e estão mais maduros. Para os iniciantes, o site catálogo será mais proveitoso no quesito de conversão de vendas. 

Independente do modelo de site escolhido, a identidade visual deve ser bem feita, porque o segmento de turismo possui uma demanda muito alta e está em rápido crescimento, o que aumenta o nível de qualidade do conteúdo mostrado. Um site muito simples não é atrativo.

O objetivo é que o site tenha indexação no Google, e a principal estratégia para conseguir isso é o SEO — e você pode saber mais sobre isso clicando aqui. 

Esse artigo foi escrito por...

Picture of Marcos Roberto

Marcos Roberto

Marcos Roberto - 7 Anos de experiência no mundo de vendas. Apaixonado por Marketing Digital. Especializado em criação de conteúdo Tráfego pago tráfego orgânico Inbound Marketing Focado em resultados!
Picture of Marcos Roberto

Marcos Roberto

Marcos Roberto - 7 Anos de experiência no mundo de vendas. Apaixonado por Marketing Digital. Especializado em criação de conteúdo Tráfego pago tráfego orgânico Inbound Marketing Focado em resultados!
site para turismo,agencia de turismo

Download Grátis

Logo Google Partner
Rd Station Partner Gold

Somos Certificados Pelas Maiores Empresas de Marketing Digital