Perceber que o engajamento do seu site ou blog está baixo é frustrante, não é mesmo? Tanto planejamento, investimento em design e criação de estratégias para nada? Calma, não precisa se desesperar: situações como essa são muito comuns e podem ser revertidas. Saiba mais neste post!
Imagine que você criou um planejamento, contratou uma equipe e criou um site ou blog para o seu negócio. No começo, os resultados foram promissores, mas, com o tempo, os dados mostraram que o engajamento caiu. E agora? O que fazer para reverter essa situação? O que causou essa queda no desempenho da página?
Antes de tudo, o primeiro passo é não se desesperar: essa é uma situação que acontece com várias empresas e, mais importante, é totalmente reversível. O segundo passo é ler este artigo com bastante atenção, pois caprichamos no conteúdo para você.
A seguir, você vai encontrar tudo o que precisa ser feito ao perceber que o engajamento das suas páginas está baixo. Confira!
Por que e como analisar o engajamento do seu site?
Primeiramente, é preciso entender as razões para analisar o engajamento no seu site ou blog.
Bom, não adianta nada receber um número elevado de visitas todos os dias, mas não identificar um crescimento de vendas ou interação com o seu negócio, certo? Se isso acontecer, com certeza tem algo errado.
Uma landing page para download de um e-book, por exemplo, não pode ter apenas visitas, mas sim, conversões.
Nesse sentido, podemos dizer que o engajamento serve como um termômetro por parte dos usuários de que a oferta de sua empresa nessas páginas é valiosa.
Além disso, como a experiência é algo muito pessoal, o engajamento serve como validação para uma empresa se o que está sendo oferecido no site ou blog é ou não relevante para a sua audiência. Um conteúdo pode ser muito útil para um perfil de consumidor, por exemplo, mas não ter o mesmo efeito em outro público específico. O engajamento vai servir como um guia para você entender melhor o que está acontecendo.
A boa notícia é que um blog pode identificar exatamente quais são os seus erros e acertos no que é oferecido ao usuário. Entenda mais a seguir!
O que pode alterar o engajamento de um site ou blog?
Tempo no site
O tempo médio que um usuário passa na sua página é essencial. Quanto mais alto esse valor, maior é o interesse do visitante nas informações e demais conteúdos que são exibidos nas páginas.
Um blog sem conteúdos relevantes, por exemplo, não vai conseguir manter um número elevado, já que os usuários podem logo fechar a página.
O tempo no site é, portanto, uma maneira de entender melhor sobre a experiência que a sua empresa está oferecendo dentro daquelas páginas. Quanto melhor for o conteúdo e a navegabilidade, maiores são as chances de o usuário ficar mais tempo no seu site.
Tráfego através do Google
Além de investir em mídia paga, é muito comum utilizar o tráfego orgânico como canal para atração de leads, certo?
Sendo assim, nada melhor do que fortalecer sua presença digital apostando em um maior destaque no Google, com técnicas de SEO (Search Engine Optimization), por exemplo. Além disso, lembre-se de que o buscador considera muito a experiência oferecida ao usuário por uma página.
Sendo assim, um tráfego baixo do Google indica que as suas estratégias para engajamento estão longe das ideais. Alguma coisa está errada e o buscador está, de certa forma, alertando a sua empresa de que é preciso mudar.
Cliques orgânicos
O Click Through Rate (CTR) orgânico, ou cliques orgânicos, não pode ser deixado de fora dessa avaliação também. Ele apresenta a taxa de usuários que foram impactados pelo seu site e se interessaram pela oferta. Mostra que elementos como título e descrição estão próximos do que ele está procurando.
Dessa forma, se a taxa não estiver lá aquelas coisas, é hora de rever seu conteúdo.
Taxa de rejeição
Outro indicador que tem relação direta com o tempo que o usuário permanece no site é a taxa de rejeição, também conhecida como bounce rate. Essa métrica mostra o total de visitantes que entraram na sua página e rapidamente saíram, sem fazer nenhum tipo de interação. Ou seja, nenhuma outra aba foi aberta e nenhum conteúdo recebeu o clique desse usuário.
Como o nome já mostra, essa é uma taxa que você deve evitar deixar tão alta. É normal que ela exista, já que usuários podem entrar por engano na página ou apenas não aproveitar tanto o conteúdo. Mas, se ela for muito elevada, o Google pode entender que o site não está entregando uma jornada positiva para os seus visitantes, prejudicando as suas chances de ranquear melhor.
O que fazer quando o engajamento estiver baixo?
Tudo certo até aqui, mas o que fazer ao notar que o engajamento está baixo? Veja as nossas dicas a seguir!
Entender o seu público
Ao identificar que o engajamento caiu, a primeira providência a ser tomada deve ser em relação ao seu público. Afinal, será que o seu negócio está produzindo algo que realmente chame atenção das pessoas que quer impactar?
A qualidade do conteúdo pode ser excelente, mas será que é isso que o seu público quer consumir? Pelo o que essas pessoas se interessam de verdade?
Usar CTAs
Os usuários também precisam ser estimulados ao engajamento. Para isso, utilize os famosos CTAs (Call To Action).
Em outras palavras, convide o visitante a tomar uma decisão. Pode ser o direcionamento para uma landing page específica ou o pedido para que ele deixe o seu comentário após a leitura de um artigo no blog.
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Criar bons títulos
Acertar no título também é muito relevante, funcionando como um cartão de visitas sobre o que o usuário vai encontrar naquele conteúdo. Utilize as palavras-chave corretas e, de forma eficaz, mostre exatamente o que ele vai ver naquela página.
Aposte no design responsivo
Sabemos que, hoje em dia, as pessoas acessam blogs e sites de diferentes dispositivos. Por isso, o seu site precisa estar preparado e oferecer a melhor experiência ao usuário, independentemente do dispositivo, tendo um design responsivo.
Afinal de contas, ninguém quer ficar em uma página lenta ou que não foi pensada em uma versão mobile, certo?
Ter um conteúdo de qualidade
Nenhum dos itens anteriores importa se a qualidade do conteúdo não for o bastante.
Você fez todo um esforço para atrair o usuário, criou um design interessante e levou o visitante até o seu conteúdo, mas advinha o que vai acontecer se o conteúdo não for bom? O usuário vai deixar a sua página.
Mais do que atrair, é preciso pensar em reter, quando se fala em engajamento.
Em uma realidade em que as métricas da vaidade são cada vez mais comuns, o engajamento é uma referência para entender, na prática, se o trabalho está funcionando ou não.
Dessa forma, você saberá quando é a hora de criar novas estratégias e planejar melhor o que você oferece ao público.
Agora que você já sabe o que fazer quando perceber que o engajamento das suas páginas está baixo, o que acha de dar o próximo passo e potencializar, de uma vez por todas, seus sites e blogs? Entre em contato com a Mestres do Site e saiba mais!
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Sucesso!