5 formas rápidas de melhorar o SEO do seu site

melhorar seo do site

Você já pensou em aumentar a visibilidade do seu site, aumentar suas vendas e ainda por cima aparecer na primeira página dos motores de busca, como o Google? Aplicando boas técnicas de SEO, isso é possível. A seguir, confira 5 formas rápidas de melhorar o SEO do seu site!

Melhorar o SEO (Search Engine Optimization) do seu site é um dos pontos mais importantes para promover seu negócio online. Investir um tempo aplicando essas técnicas, irá impulsionar a sua empresa para o topo das páginas do Google e lhe render um fluxo constante de tráfego orgânico e grátis

Estratégias realizadas corretamente culminam no principal objetivo de muitas empresas: conquistar a primeira posição na SERP.

Quer entender melhor sobre o assunto? Então, continue acompanhando esse post e confira 5 formas rápidas de melhorar o SEO do seu site.

A importância das técnicas de SEO

Com o grande número de conteúdos disponíveis na internet, estar nas primeiras páginas tornou- se o objetivo de muitas empresas.

As técnicas SEO são um conjunto de ações que buscam melhorar a visibilidade de um site nos motores de busca como o Google, Bing e outros.

Com o aumento da visibilidade, é possível:

  • aumentar o tráfego orgânico do site;
  • subir no ranqueamento;
  • ter maior conversão de vendas;
  • gerar autoridade para a marca. 

Ou seja, aplicar corretamente as técnicas de SEO é muito vantajoso para ter bons resultados com o seu site.

5 Técnicas de SEO na prática

Chegou o momento para você aprender boas maneiras de otimizar o seu conteúdo. Por mais que o assunto pareça complicado, veja como é possível melhorar o SEO do seu site e ter resultados melhores:

1. Escolha palavras-chave de relevância

Escolher e utilizar boas palavras-chave é uma das técnicas mais simples e fáceis de colocar em prática ainda hoje no seu site.

Antes de criar qualquer conteúdo, é fundamental analisar os termos mais buscados pelos usuários, seja no Google, seja no Youtube ou em qualquer outra rede. Para isso, determine as expressões de cauda curta e cauda longa mais importantes para o seu negócio.

As chamadas palavras-chave short tail (cauda curta) têm maior tráfego e são mais disputadas em qualquer nicho do mercado.

Já as palavras-chave long tail (cauda longa) têm menor volume de tráfego, no entanto, têm grande potencial para um empreendimento. Elas são formadas por duas, três ou mais palavras, criando uma pequena frase.

Como a busca dessas palavras é mais específica, as possibilidades de conversão ou de venda são maiores, por isso, vale a pena usá-las! 

Para fazer a pesquisa de palavras-chave, você pode usar as seguintes ferramentas:

  • SemRush
  • Google Search Console
  • Keywords Everywhere

2. Crie conteúdos relevantes e completos

Com a imensa quantidade de conteúdos competindo pela primeira posição no Google, é importante ter uma estratégia de marketing de conteúdo baseada em técnicas de SEO.

Diversos sites informam que os conteúdos com mais de 1000 palavras são os que tendem a ranquear melhor, no entanto, somente escrever um artigo com esse número de palavras não é o suficiente.

Os motores de busca analisam os conteúdos mais relevantes por diversos aspectos, como:

  • tempo de permanência do usuário na página;
  • originalidade;
  • tempo de carregamento da página;
  • conteúdos ricos;
  • uso de palavras-chave long tail;
  • escaneabilidade.

Dessa forma, escrever um texto gigante, sem nexo ou pobre de conteúdo, certamente não te ajudará no ranqueamento. Por outro lado, escrever um texto menor e repleto de informações importantes, mesmo que em menos de 1000 palavras, não irá prejudicar o seu ranqueamento.

Faça várias pesquisas para garantir que seu conteúdo seja relevante. Também é válido utilizar estatísticas e estudos para comprovar o que está sendo dito.

Outra ação simples que irá ajudar bastante é o uso de imagens, infográficos e ebooks — que são os chamados conteúdos ricos.

Diversificando o conteúdo, você cria autoridade para a marca e leva uma melhor experiência ao leitor.

LEIA TAMBÉM:
👉10 dicas para aumentar os visitantes do seu site

3. Otimização on-page

As técnicas SEO on-page são utilizadas dentro do seu site para otimizar os motores de busca.

Algumas técnicas SEO que não podem faltar em seu negócio são:

  • Formatar o conteúdo para diferentes dispositivos
  • Fazer o uso correto de palavras-chaves
  • Utilizar tags H1, H2 e H3
  • Colocar Alt Text nas imagens
  • Caprichar na meta-description

4. Otimização off-page

As técnicas de SEO off-page são táticas que fogem do controle do gestor do blog, como os links externos.

Essas são boas técnicas de SEO off-page:

  • Criar guest posts
  • Otimizar a URL dos seus posts
  • Ter cuidado com links quebrados

5. Saiba usar textos âncoras

Texto âncora é o texto visível de um link, é a palavra “clicável” dentro do seu conteúdo que a URL é inserida.

Na frase “a criação de sites é muito importante para os resultados de uma empresa”, “criação de sites” é o texto âncora. 

Em suma, tanto o texto quanto o link devem se complementar: facilitando o entendimento do leitor e do Google.

Conclusão

Neste post, você aprendeu as 5 formas rápidas de melhorar o SEO do seu site e testar ainda hoje. Algumas dicas podem parecer simples, mas fazem toda a diferença na hora de melhorar o ranqueamento de um site.

Gostou desse conteúdo? Conhece mais alguma dica? Compartilhe com a gente!

Para mais posts, continue navegando no nosso blog e nos siga no Instagram!

Sucesso!

Quem escreveu essa matéria?

Equipe de Marketing Digital da Mestres do Site

Todo o conteúdo que você lê nesse blog foi produzido pelo grupo de especialistas de Marketing Digital da Mestres do Site.

Essa equipe já atendeu mais de 1.000 clientes nos últimos 6 anos e atualmente gerencia mais de R$ 1.000.000,00/mês em campanhas de Google Ads e Facebook Ads.

Foco em
Resultado

Reconhecimento é nossa
maior recompensa!