Mestres do Site

Erros de SEO: saiba quais são os 11 erros mais comuns de SEO e como evitá-los

Erros de SEO: saiba quais são os 11 erros mais comuns de SEO e como evitá-los

Os erros de SEO são os responsáveis pelas falhas de muitas estratégias online, podendo ir desde a produção de conteúdos de má qualidade até fatores mais técnicos, como a velocidade de carregamento do seu site. Por isso, confira a seguir a nossa lista com os 11 principais erros e descubra se você está cometendo alguns deles.

O SEO (Search Engine Optimization) é, sem dúvida, uma das estratégias de Marketing Digital que mais traz resultado. Afinal, as buscas já se tornaram um comportamento integrado ao processo de compra do cliente.

Ou seja, é natural – e recomendado – que as marcas queiram aparecer nos momentos em que as pessoas pesquisam por assuntos relacionados a seus produtos ou serviços.

Para isso, além de gerar conteúdo de qualidade, pensar em maneiras de estimular outros sites a fazerem links para o seu e estar atualizado com dicas de posicionamento, é necessário ter atenção para não ferir as diretrizes do Google e cometer erros de SEO.

Por isso, selecionamos os 11 principais erros de SEO que devem ser evitados. Confira abaixo!

1. Publicar conteúdo de baixa qualidade

Existem vários critérios que caracterizam um conteúdo de baixa qualidade, por exemplo:

  • Conteúdo não autoral: materiais copiados de outros sites ou blogs;
  • Conteúdo duplicado: publicar o mesmo conteúdo em mais de uma página do seu site;
  • Não fornecer informação relevante: material que não tenha nada a acrescentar ao visitante.

2. Ignorar o planejamento de palavras-chave

Para quais palavras-chave você deseja que o seu site apareça bem posicionado nos resultados de busca do Google? Se ainda não souber, é provável que não esteja usando as keywords certas nas suas páginas.

É fundamental entender os termos que seu público-alvo utiliza para pesquisar sobre assuntos relacionados com o que a sua empresa oferece. Nesse sentido, existem diversas ferramentas de planejamento de palavras-chave para auxiliar na sua escolha. Então, aproveite!

3. Repetir palavras-chave em excesso

Ao mesmo tempo que a falta de um planejamento de palavras-chave é um problema, a repetição excessiva também pode acabar prejudicando seus resultados.

A prática de keyword stuffing é totalmente reprovada e considerada como web spam pelos principais buscadores. Além disso, seu conteúdo acaba ficando muito repetitivo.

LEIA TAMBÉM:
👉 3 Estratégias de Marketing Digital para quem está começando

4. Não editar a meta-description

A meta-description é aquela pequena descrição que aparece abaixo do título da página na lista de resultados de busca. Por mais que ela não seja um elemento que te ajude no ranqueamento do Google, ainda cumpre um papel muito importante para influenciar os usuários a clicarem ou não em um link para o seu site.

Nos resultados de busca do Google, quando sua meta-description tem algum termo que corresponde às palavras que o usuário digitou na pesquisa, a expressão fica marcada em negrito. Dessa forma, chamando atenção dos usuários e afetando positivamente o número de cliques que suas páginas receberão.

Sendo assim, é essencial verificar se as páginas estão com as meta-descriptions configuradas com informações concisas, com as palavras-chave adequadas e que descrevam o que as pessoas encontrarão.

5. Deixar a title tag em branco

A title tag é um dos fatores que o Google considera para determinar o posicionamento de uma página, por isso, jamais deve ser esquecida. Assim, escolha um título atrativo e, de preferência, que conte com a keyword planejada para aquela página.

6. Não utilizar lincagem interna

Incluir links no seu site, direcionados para as suas próprias páginas, é outra prática fundamental de SEO. Ou seja, deixar de colocá-los é simplesmente uma perda de oportunidades.

Conforme os usuários navegam pelo seu site, é natural que visitem os links destacados, se estiverem gostando do conteúdo. Dessa forma, a lincagem interna é muito importante.

Mas, cuidado apenas para não exagerar, ok? Muitos links inseridos podem ser considerados como web spam, prejudicando o seu ranqueamento.

7. Não pensar na experiência mobile

Não é novidade que considerar a experiência de diversos dispositivos móveis seja fundamental. Assim, é crucial que o tempo de carregamento seja curto e que haja facilidade de navegação, independentemente do dispositivo que o visitante estiver usando para acessar o seu site.

8. Ter um site muito lento

Pensar que a velocidade de carregamento do site não afeta o posicionamento também é outro erro de SEO. Afinal, quando um site demora muito para carregar, gera frustração e pode ser o motivo pelo qual um usuário decide abandonar a página.

Então, previna esse tipo de problema contratando um bom serviço de hospedagem!

9. Negligenciar o uso de imagens

Se engana quem pensa que as imagens não exercem uma função relevante para o SEO.

erros de seo

Elas tornam o conteúdo mais rico, favorecendo a boa experiência do visitante e ajudando a entender melhor determinado tópico. Ainda mais, elas podem aparecer na busca por imagem e atrair mais visitas para o site.

Nesse sentido, não perca a oportunidade de ilustrar seus conteúdos e lembre-se de preencher o parâmetro alt text, para ajudar os mecanismos de busca a compreenderem o que suas imagens estão mostrando.

10. Esquecer do SEO local

Caso você tenha um negócio local, como uma academia ou um restaurante, por exemplo, uma excelente prática é criar uma ficha para a sua empresa no Google Meu Negócio.

Dessa maneira, as chances da sua marca aparecer nas buscas de pessoas que estão próximas a você é muito maior!

11. Não acreditar na força das redes sociais

Com um aumento da exposição da sua empresa, a quantidade de pesquisas no Google citando diretamente o nome da marca tende a crescer. Assim,  afetando de forma positiva a maneira como as suas páginas se posicionam.

Em suma, evitando esses erros de SEO,  seu site estará otimizado e correrá menos riscos de sofrer penalizações de posicionamento. Desse jeito, mais leads virão, e, com eles, novas oportunidades de negócio.

Para mais dicas, continue acompanhando o nosso blog.

Sucesso!

Fechar Menu
Recebemos a sua mensagem. Em alguns minutos nossa equipe fará contato.
Modelo de Site First TI