Mestres do Site

SEO: o que é e como utilizar suas técnicas?

SEO: o que é e como utilizar suas técnicas?

SEO consiste em um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web, com objetivo de alcançar bons rankings orgânicos, gerando tráfego e autoridade para sua plataforma. Saiba mais lendo esse post!

Um dos maiores objetivos das empresas que investem em Marketing Digital é alcançar as primeiras posições nos mecanismos de busca. Afinal, quem não quer cliques gratuitos e mais visitantes em sua plataforma?

Entretanto, não basta estar na internet para garantir que seu site conquiste um lugar na primeira página do Google. Para isso, é preciso investir em uma estratégia específica para otimizar os resultados e garantir que sua empresa alcance um bom posicionamento.

Mesmo com a concorrência acirrada, é possível alcançar bons rankings nas páginas de resultados, pois existe uma série de técnicas que podem melhorar a experiência dos usuários e o resultado do seu site, chamadas de SEO.

Neste post, você aprenderá o que é SEO e as principais maneiras de utilizá-lo. Quer saber mais? Então continue a leitura!

O que é SEO?

Em suma, SEO é um conjunto de técnicas para a otimização de plataformas, como sites e blogs, para mecanismos de buscas. Nesse sentido, isso significa configurar seu site e seu conteúdo para ser exibido nos primeiros resultados de uma pesquisa.

Para desenvolver boas estratégias de SEO, é preciso considerar os termos relacionados à sua marca, produtos e serviços. Ou seja, as palavras-chave, que devem ser pesquisadas no próprio Google.

As palavras-chave correspondem à exata busca feita pelos usuários. Assim, é possível usá-las em suas páginas, para atrair o público.

O que vai determinar a sua posição é justamente o seu trabalho de SEO, em outras palavras, as suas estratégias. Então, que tal conferir 12 técnicas para otimizar o seu site?

7 técnicas de SEO para otimizar seu site

Para obter bons resultados, é preciso saber utilizar as técnicas de SEO, como você pôde perceber.

Por isso, confira agora quais são as técnicas indispensáveis para otimizar seu site e adote-as o mais breve em sua estratégia:

1. Pesquisa de palavras-chave

Para começar, o primeiro passo é escolher a palavra-chave que você deseja classificar nos motores de busca. Para isso, você precisa realizar uma pesquisa.

O Keyword Planner do Google é uma excelente ferramenta para essa pesquisa. Nela, é possível buscar sugestões de palavras-chave e grupos de anúncios apenas digitando as principais palavras-chave que pretende segmentar.

Em seguida, com base nos termos que outros usuários utilizam para pesquisar, a ferramenta fornece uma lista de sugestões para serem utilizadas.

Além disso, outra forma eficiente de encontrar os termos que as pessoas estão procurando é digitar no Google suas principais palavras-chave, analisando as sugestões com base nas pesquisas mais populares.

Mas, cuidado com exageros! Em síntese, é importante escolher uma ou duas palavras-chave principais para não saturar ou especificar demais seu conteúdo.

O que e SEO

2. Conteúdo relevante

É primordial adotar estratégias de conteúdo em seu planejamento de Marketing Digital. Afinal, conteúdos relevantes te auxiliam a criar um forte relacionamento com seus clientes.

Dessa forma, independentemente do seu nicho de mercado, após selecionar as principais palavras-chave para trabalhar, você deve produzir um conteúdo altamente relevante e útil para os usuários com base nesses termos.  

É importante criar conteúdos que atendam à demanda do público, respondendo suas dúvidas e agregando valor para eles. Além disso, seu conteúdo deve ser original, até mesmo porque os mecanismos de buscas tendem a penalizar a prática de conteúdo duplicado.

Invista na criação de um blog, e-Books, infográficos, entre outros. Opção e formato de conteúdo é o que não falta!

3. URL amigável

É primordial que a URL das páginas do seu site sejam amigáveis. Em outras palavras, sua URL não deve ser poluída e precisa explicar claramente para seus visitantes o conteúdo que eles estão prestes a ver.

Os motores de busca favorecem as URLs que facilitam essa compreensão. Por exemplo, a URL deste post é: https://mestresdosite.com.br/blog/o-que-e-seo, pequena, sem símbolos, números ou qualquer construção que não seja amigável.

4. Título da página

O título da sua página é uma das principais maneiras de chamar a atenção dos usuários, certo?

Afinal, ele é o primeiro passo para determinar a relevância do seu conteúdo, tanto para o motor de pesquisa quanto para o visitante. Sendo assim, é muito importante colocar alguma palavra-chave em seus títulos.

Vale lembrar que não é interessante criar títulos muito grandes, o ideal é mantê-lo com menos de 60 caracteres.

5. Nome das imagens e atributo alt

Muitas pessoas se esquecem de incluir o nome das imagens ou o atributo alt quando carregam fotos e ilustrações em seu site e conteúdos.

No entanto essa é uma técnica fundamental para o SEO da sua plataforma. Afinal de contas, o Google ainda não consegue “ver” suas imagens, mas pode “ler” seu texto alternativo.

Para fazer isso, busque explicar o conceito da imagem, como se estivesse a descrevendo para uma pessoa que não pode vê-la, por exemplo.

6. Linkagem interna para outras página do site

Essa técnica se refere à inserção de um link em uma página que aponta para outra página no mesmo site, principalmente em artigos do seu blog.

Se você já escreveu anteriormente sobre um assunto mencionado em seu post, por exemplo, o ideal é que vincule esse outro conteúdo nessa mesma página.

A linkagem, além de ajudar a fortalecer as palavras-chave internamente, possibilita que os usuários naveguem mais a fundo pelo site, diminuindo suas taxas de rejeição. Ou seja, quando o visitante abandona a leitura sem realizar ação alguma na publicação.

7. Otimize para Mobile First

Definitivamente, se o seu site ainda não tem uma formatação compatível com aparelhos móveis, você pode estar perdendo lugar na classificação dos resultados.

Dessa maneira, seu site não só pode, como deve ser responsivo!

Conclusão

Por fim, falamos sobre técnicas de SEO imprescindíveis para a sua estratégia de marketing digital.

Essas técnicas podem parecer complicadas à princípios. Entretanto, é necessário persistir e aprimorar suas páginas. Ou então, deixar que esse trabalho seja feito por especialistas no assunto.

Seguindo as boas práticas de SEO que mencionamos, é possível aumentar as chances do seu conteúdo ser classificado na primeira página do Google.

Preparado para ter resultados ainda melhores? Então, comece já a aplicar tudo que foi aprendido neste artigo! 

Para mais dicas, continue acompanhando o nosso blog.

Sucesso!

Fechar Menu
Recebemos a sua mensagem. Em alguns minutos nossa equipe fará contato.
Modelo de Site First TI