Expectativas Verdes: Consumidores exigem ações das marcas

Atalhos para este artigo

As catástrofes climáticas estão se tornando mais comuns atualmente, visto a recente tragédia que está acontecendo no estado do Rio Grande do Sul depois de chuvas intensas por vários dias.

O relatório de sustentabilidade produzido pela VisualGPS, programa do site de imagens Getty Images, traz dados relevantes da preocupação dos consumidores com o meio ambiente.

Preocupações com o meio ambiente

De acordo com a pesquisa, os consumidores, de forma mundial, estão cada vez mais preocupados com o meio ambiente e esperam que as empresas tomem medidas para proteger o planeta.

As maiores preocupações são em relação aos seguintes tópicos:

● oceanos (86%);
● poluição do ar (85%);
● qualidade da água (74%).

Mas nem só esse público está demonstrando mais preocupação com a natureza. Marcas como Cola-Cola, Nestlé, Lego e Unilever se uniram em uma Coalizão Empresarial para pressionar os governos mundiais a assinarem um tratado global contra a poluição por plástico.

Ações tangíveis

Além da preocupação, os consumidores também estão adotando medidas mais sustentáveis em seu dia a dia, como:

● tentar ativamente reduzir a quantidade de plástico (75%);
● reciclagem (68%);
● comprar apenas de marcas que se esforçam para ser ecologicamente corretas (53%);
● utilização de produtos ecológicos (50%);
● redução no uso de plástico descartável (46%);
● utilização de fontes de energia renováveis para energia doméstica (25%).

ações,marcas

As ações dos consumidores também se refletem no aumento de pesquisas de alguns termos ligados à poluição e meio ambiente, como:

● micro plásticos (+230%);
● economia circular (+201%);
● painéis solares (+120%).

Quais são as empresas mais sustentáveis?

Para uma empresa ser considerada sustentável ela deve cumprir algumas diretrizes e adotar medidas que levam em consideração e pensam constantemente quais serão os impactos do negócio nas comunidades locais, na economia e na sociedade. Outro fator importante é saber equilibrar suas atividades comerciais com a conservação dos recursos naturais. Segundo um artigo do site Meio Sustentável, as 5 empresas brasileiras mais sustentáveis são:

1. Klabin: empresa de papel e celulose;
2. Natura Cosméticos: empresa de produtos de beleza;
3. Unilever: multinacional anglo-holandesa presente em diversos países;
4. Nestlé: empresa suíça de alimentos e bebidas, também presente em muitos países;
5. Valeo: desenvolvedora e produtora de sistemas de ar condicionado para ônibus.

No âmbito mundial, as 5 empresas mais sustentáveis são:

1. Siemens: empresa alemã de tecnologia;
2. Cisco: empresa norte-americana especialista em hardware de rede;
3. Philips: empresa holandesa de eletrodomésticos, iluminação e equipamentos médicos;
4. Johnson & Johnson: empresa farmacêutica norte-americana;
5. DSM: empresa farmacêutica e de nutrição holandesa.

LEIA TAMBÉM:
Como a sua empresa tem ajudado o público?

Quais as vantagens em ser uma empresa sustentável?

Ser sustentável traz impacto positivo para o meio ambiente e para a empresa, já que os clientes valorizam marcas engajadas com questões ambientais e sociais. Isso também aumenta a taxa de fidelização de clientes, pois eles se identificam com os valores da empresa.

Ao se comprometer com a sustentabilidade, a empresa gera uma imagem positiva e confiável, o que aumenta a sua credibilidade. Ainda, abre portas para parcerias, investimentos e novas oportunidades de negócio.

Investir em sustentabilidade vai além da ética, sendo uma decisão inteligente que traz vantagem competitiva e estratégica a longo prazo.

Como sua empresa pode ser mais sustentável?

Concentre-se em adotar ações e soluções para o dia a dia da empresa ao invés de distantes ou abstratas.
Priorize a escolha de fornecedores e parceiros que compartilham valores e compromissos com a sustentabilidade.
Analise todo o ciclo de vida de seu produto, desde a extração das matérias-primas até seu descarte final, e busque identificar oportunidades para reduzir o consumo de recursos naturais, energia e emissões de poluentes.
Implemente práticas e tecnologias que reduzem o consumo de energia, como a instalação de iluminação LED, sistema de refrigeração eficiente e considere utilizar energia de fontes renováveis, como a solar ou eólica.
Adote políticas de redução, reutilização e reciclagem de materiais para minimizar a quantidade de resíduos que irão para o lixo.
Otimize rotas de entrega para reduzir as emissões de gases.
Implemente práticas de conservação e reutilização de água. Se possível, comprometa-se em proteger e restaurar habitats naturais em áreas onde a empresa opera.
Promova a conscientização ambiental entre os funcionários e incentive-os a contribuir com ideias e iniciativas para reduzir o impacto ambiental da empresa.
Divulgue publicamente as metas ambientais da empresa, seu desempenho e progresso em direção a esses objetivos.

Esse artigo foi escrito por...

Foto de Giovanni Ballarin
Giovanni Ballarin
Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site e Avalanche de Clientes, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 22 anos. Especialista em Geração de Demanda através da Internet. Mais de 3.500 clientes atendidos.

Divulgue esse Artigo

ENCONTRE