Expectativas Verdes: Consumidores exigem ações das marcas

Atalhos para este artigo

As catástrofes climáticas estão se tornando mais comuns atualmente, visto a recente tragédia que está acontecendo no estado do Rio Grande do Sul depois de chuvas intensas por vários dias.

O relatório de sustentabilidade produzido pela VisualGPS, programa do site de imagens Getty Images, traz dados relevantes da preocupação dos consumidores com o meio ambiente.

Preocupações com o meio ambiente

De acordo com a pesquisa, os consumidores, de forma mundial, estão cada vez mais preocupados com o meio ambiente e esperam que as empresas tomem medidas para proteger o planeta.

As maiores preocupações são em relação aos seguintes tópicos:

● oceanos (86%);
● poluição do ar (85%);
● qualidade da água (74%).

Mas nem só esse público está demonstrando mais preocupação com a natureza. Marcas como Cola-Cola, Nestlé, Lego e Unilever se uniram em uma Coalizão Empresarial para pressionar os governos mundiais a assinarem um tratado global contra a poluição por plástico.

Ações tangíveis

Além da preocupação, os consumidores também estão adotando medidas mais sustentáveis em seu dia a dia, como:

● tentar ativamente reduzir a quantidade de plástico (75%);
● reciclagem (68%);
● comprar apenas de marcas que se esforçam para ser ecologicamente corretas (53%);
● utilização de produtos ecológicos (50%);
● redução no uso de plástico descartável (46%);
● utilização de fontes de energia renováveis para energia doméstica (25%).

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As ações dos consumidores também se refletem no aumento de pesquisas de alguns termos ligados à poluição e meio ambiente, como:

● micro plásticos (+230%);
● economia circular (+201%);
● painéis solares (+120%).

Quais são as empresas mais sustentáveis?

Para uma empresa ser considerada sustentável ela deve cumprir algumas diretrizes e adotar medidas que levam em consideração e pensam constantemente quais serão os impactos do negócio nas comunidades locais, na economia e na sociedade. Outro fator importante é saber equilibrar suas atividades comerciais com a conservação dos recursos naturais. Segundo um artigo do site Meio Sustentável, as 5 empresas brasileiras mais sustentáveis são:

1. Klabin: empresa de papel e celulose;
2. Natura Cosméticos: empresa de produtos de beleza;
3. Unilever: multinacional anglo-holandesa presente em diversos países;
4. Nestlé: empresa suíça de alimentos e bebidas, também presente em muitos países;
5. Valeo: desenvolvedora e produtora de sistemas de ar condicionado para ônibus.

No âmbito mundial, as 5 empresas mais sustentáveis são:

1. Siemens: empresa alemã de tecnologia;
2. Cisco: empresa norte-americana especialista em hardware de rede;
3. Philips: empresa holandesa de eletrodomésticos, iluminação e equipamentos médicos;
4. Johnson & Johnson: empresa farmacêutica norte-americana;
5. DSM: empresa farmacêutica e de nutrição holandesa.

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Quais as vantagens em ser uma empresa sustentável?

Ser sustentável traz impacto positivo para o meio ambiente e para a empresa, já que os clientes valorizam marcas engajadas com questões ambientais e sociais. Isso também aumenta a taxa de fidelização de clientes, pois eles se identificam com os valores da empresa.

Ao se comprometer com a sustentabilidade, a empresa gera uma imagem positiva e confiável, o que aumenta a sua credibilidade. Ainda, abre portas para parcerias, investimentos e novas oportunidades de negócio.

Investir em sustentabilidade vai além da ética, sendo uma decisão inteligente que traz vantagem competitiva e estratégica a longo prazo.

Como sua empresa pode ser mais sustentável?

Concentre-se em adotar ações e soluções para o dia a dia da empresa ao invés de distantes ou abstratas.
Priorize a escolha de fornecedores e parceiros que compartilham valores e compromissos com a sustentabilidade.
Analise todo o ciclo de vida de seu produto, desde a extração das matérias-primas até seu descarte final, e busque identificar oportunidades para reduzir o consumo de recursos naturais, energia e emissões de poluentes.
Implemente práticas e tecnologias que reduzem o consumo de energia, como a instalação de iluminação LED, sistema de refrigeração eficiente e considere utilizar energia de fontes renováveis, como a solar ou eólica.
Adote políticas de redução, reutilização e reciclagem de materiais para minimizar a quantidade de resíduos que irão para o lixo.
Otimize rotas de entrega para reduzir as emissões de gases.
Implemente práticas de conservação e reutilização de água. Se possível, comprometa-se em proteger e restaurar habitats naturais em áreas onde a empresa opera.
Promova a conscientização ambiental entre os funcionários e incentive-os a contribuir com ideias e iniciativas para reduzir o impacto ambiental da empresa.
Divulgue publicamente as metas ambientais da empresa, seu desempenho e progresso em direção a esses objetivos.

Esse artigo foi escrito por...

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Giovanni Balarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 18 anos. Especialista em Tráfego Pago, Busca Orgânica e Inbound Marketing com certificação Google Ads e Gold Partner RD Station.

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