Facebook Ads ou Google Ads: Qual é a melhor Ferramenta?

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Ao contrário do que muitos pensam, o Facebook Ads e o Google Ads não são concorrentes. Afinal, há bons motivos para fazer o uso dessas duas plataformas na sua estratégia de marketing e vendas. Neste post, entenda melhor sobre o assunto.

No marketing tradicional os anúncios em jornais, revistas e televisão são uma forma comum de divulgar um negócio e promover vendas. No Marketing Digital, nós temos um elemento bem similar, mas bem mais poderoso: os anúncios pagos, conhecidos também como Ads.

Existem diversos canais que você pode investir na ferramenta ads. No entanto, os dois principais são o Facebook/Instagram Ads e Google Ads. Eles ganham o pódio graças a sua abrangência, aos recursos que oferecem e aos resultados que garantem.

Mas, e se você precisasse escolher apenas um deles, qual seria o melhor?

Nesse post, você vai entender sobre as particularidades de cada ferramenta, descobrir qual é a mais indicada para a sua estratégia e qual a melhor forma de unir essas estratégias. Boa leitura!

Instagram e Facebook Ads

Facebook Ads é a ferramenta de mídia paga do Facebook, que oferece diversos formatos de anúncios. Por ter várias opções de segmentação disponíveis, ele é muito eficaz para os anunciantes, gerando maior número de conversões.

Por meio desta plataforma, é possível criar diferentes públicos, misturando seus interesses, localizações, gêneros, idades e outras tantas opções e, dessa maneira, direcionar seus anúncios para as pessoas certas.

Com o Gerenciador de Negócios, você pode anunciar no Facebook e Instagram, grandes redes sociais da atualidade.

A seguir, confira alguns dos principais objetivos das campanhas no Instagram e Facebook Ads:

Reconhecimento da Marca

Esse objetivo consiste em apresentar ou reforçar a presença da marca para os usuários da rede. Esse tipo de campanha normalmente é utilizada na etapa de descoberta entre os clientes potenciais e a marca.

No entanto, vale reforçar que esse objetivo é aplicado, na maioria das vezes, em torno de ações intangíveis, dificultando a avaliação da sua eficácia em termos monetários.

Quando Usar?

O reconhecimento de marca é perfeito para marcas que já têm participação no mercado, mas ainda não têm uma grande audiência. Com o objetivo e o público-alvo selecionados a campanha será veiculada para pessoas que já conhecem ou possuem interesse em conhecer o negócio.

Como a marca deseja ser reconhecida, o ideal é criar anúncios atrativos, que chamem a atenção do público e sejam memoráveis para que as pessoas impactadas se lembrem da marca.

Alcance

Esse objetivo visa veicular a campanha para o maior número de usuários possível (dentro do seu público-alvo e do seu orçamento). É como se fosse a antiga panfletagem em massa.

Normalmente, as marcas que costumam escolher esse objetivo desejam obter resultados rápidos para gerar reconhecimento em larga escala.

Contudo, o objetivo de alcance tem suas desvantagens. Esse objetivo não leva em consideração o interesse do usuário em relação à marca, ou seja, ele não analisa as interações anteriores do usuário com o conteúdo e não consegue determinar se o usuário irá interagir com o anúncio. Iso pode deixar o CTR (taxa de cliques) do anúncio mais baixo.

Quando Usar?

Esse objetivo é ideal para a divulgação de um negócio local, como uma nova hamburgueria, por exemplo – já que é possível atrair o máximo de pessoas para conhecer o estabelecimento e aumentar a sua base de clientes.

Se o seu foco for esse, lembre-se também de segmentar o público geograficamente, selecionando os que moram ou trabalham próximo do seu negócio, assim qualificando por localização.

Envolvimento

O envolvimento é um objetivo que gera reações para o post ou página de negócios. Normalmente ele é utilizado para melhorar a performance dos anúncios, conseguindo mais engajamento nos posts.

Esse objetivo de campanha possui três categorias específicas:

  • Envolvimento com a publicação: comentários, curtidas e compartilhamentos no post promovido.
  • Curtidas na página: comentários, curtidas e compartilhamentos na página promovida.
  • Participações em evento: participantes para o evento promovido.

Quando Usar?

O envolvimento é indicado para incentivar participações em eventos e ações gratuitas, afinal, ele ajuda a aumentar a interação com o público e despertar o interesse do mesmo.

Visualizações do Vídeo

O objetivo de visualizações de vídeo é indicado para quem busca ter o maior número de visualizações e engajamento nos seus vídeos. Um benefício desse formato é conseguir criar um público personalizado a partir do tempo visto de um determinado vídeo, ou até mais.

Existem diversas maneiras criativas de usar vídeos em anúncios, como dar dicas aos usuários, fazer demonstrações de uso do produto e apresentar novas funcionalidades de uma ferramenta.

Quando Usar?

Uma marca que oferece serviços de engenharia, por exemplo, pode fazer vídeos dos ambientes em que trabalhou, como um portfólio para se apresentar às pessoas.

Geração de Cadastros

Esse objetivo é ideal para a geração de leads para a marca. Seja o cadastro para receber uma newsletter, deixar o seu contato para algum lançamento ou ainda demonstrar interesse por um serviço.

A vantagem da geração de cadastros é que todos os dados do formulário são preenchidos dentro da plataforma. Ou seja, a pessoa não precisa sair do Facebook para realizar a ação e, como o esforço exigido é significativamente menor, tem grande potencial de conversão.

Quando Usar?

Esse objetivo é indicado para marcas que possuem um time de vendas ou uma boa estratégia para trabalhar os leads. Afinal de contas, não adianta conseguir novos leads se o seu time de vendas não está preparado para trabalhá-los.

Esse é um objetivo de campanha que deve ser bem planejado e estruturado antes da execução.

Conversões

Este objetivo também está relacionado a geração de cadastros, mas aqui a conversão pode variar conforme os objetivos comerciais do seu negócio: geração de leads, vendas e até mesmo visualização de uma página do site, por exemplo.

Esse tipo de objetivo é mais assertivo e visa direcionar os usuários para as ofertas e gerar uma conversão.

Para esse objetivo, é necessário ter o Pixel do Facebook instalado em seu site antes de criar a campanha. Sem ele não será possível rastrear o comportamento dos consumidores no site para entender a sua performance e fazer otimizações nas campanhas de conversão.

Quando Usar?

Este objetivo é indicado para negócios que fazem vendas via aplicativo, em que seus anúncios levam a páginas específicas do app para a compra de um produto ou acesso a um cupom de desconto limitado. Além disso, é possível escolher esse objetivo para garantir o cadastro em uma landing page, ação no carrinho e até uma compra.

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👉 O que é e como funciona o Facebook Ads?

O que é o Google Ads?

O Google Ads é uma das ferramentas de marketing digital mais conhecidas e consolidadas.

Sua grande vantagem, comparado aos concorrentes, é o seu alcance. Afinal, praticamente qualquer usuário de internet no mundo utiliza o Google todos os dias.

Além disso, a ferramenta está ficando cada vez melhor, com o uso de inteligência artificial e aprendizagem automática.

Confira abaixo os principais tipos de anúncios no Google Ads:

Rede Display

Esses anúncios são exibidos em websites, páginas de notícias e blogs que, juntas, formam a chamada Rede de Display do Google, que alcança 90% dos usuários da internet em todo o mundo.

Nesse tipo de campanha os elementos gráficos e apelo visual chamam a atenção do público para trazer interação. Por isso, é essencial ter um cuidado especial nesses detalhes.

Rede Pesquisa

Anúncios exibidos nos resultados de pesquisa para determinadas palavras-chave. Em outras palavras, são aqueles anúncios que ficam em destaque no início e no fim da página de busca, sempre com uma pequena legenda de “Anúncio” indicando que é um link patrocinado.

Youtube

Também existe a possibilidade de criar campanhas para serem veiculadas nos vídeos do YouTube, que serão exibidas no início ou no meio dos conteúdos da rede social.

Para esse tipo de anúncio, a qualidade e linguagem do criativo de vídeo fazem total diferença nos resultados.

Shopping

Esse é o tipo de campanha de Google Ads mais indicado para varejistas que desejam vender produtos, já que os anúncios de Google Shopping aparecem na pesquisa e aba “Shopping” com informações completas: foto, nome, preço e parcelamento.

Dessa maneira, os clientes podem comparar preços e condições e normalmente estão num estágio mais avançado do processo de decisão de compra.

Os principais benefícios da campanha de Shopping é que o anunciante só paga quando ocorre o clique, e os leads são mais qualificados

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Facebook Ads ou Google Ads?

Agora, você provavelmente já percebeu que não é possível dizer que uma ferramenta é melhor do que a outra.

Ambos são canais de divulgação muito poderosos. A verdade é que cada um possui características específicas, e, dependendo do objetivo da sua empresa, uma ferramenta será mais indicada que a outra.

Para quem busca uma melhoria direta nos resultados de vendas, por exemplo, o Google Ads é a melhor opção.

Por outro lado, se você busca construir ou consolidar a marca do seu negócio e desenvolver relacionamento com o público, então deveria escolher o Facebook Ads.

Ou seja, o segredo está em saber adequar os seus objetivos com a ferramenta mais adequada.

Facebook Ads e Google Adwords não são rivais! Afinal de contas, essas ferramentas atendem a objetivos diferentes, e você pode mesclar o uso dos dois na sua estratégia.

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Como combinar Facebook Ads com Google Ads?

Como acabamos de falar, Facebook Ads e Google Ads não são rivais.

O primeiro é perfeito para atrair consumidores em potencial e gerar novas demandas. Por outro lado, o segundo vai atender a uma demanda que já existe.

E, combinados, essas ferramentas garantem máxima visibilidade para o seu negócio.

A fim de integrar esses dois diferentes canais e obter resultados de sucesso, é fundamental que você conheça e saiba como usar o Facebook Ads e o Google Ads. Assim, você conseguirá alinhar cada ferramenta com os seus objetivos e obter os melhores resultados de cada uma.

Vale ressaltar que, para conseguir ainda mais retorno para o seu negócio, é importante contratar profissionais experientes em Google Ads e Facebook Ads.
Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o nosso blog.

Esse artigo foi escrito por...

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Giovanni Ballarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 18 anos. Especialista em Tráfego Pago, Busca Orgânica e Inbound Marketing com certificação Google Ads e Gold Partner RD Station.
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Giovanni Ballarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 18 anos. Especialista em Tráfego Pago, Busca Orgânica e Inbound Marketing com certificação Google Ads e Gold Partner RD Station.
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