Google Ads do zero: tudo que você precisa saber!

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Embora o Google Ads seja uma das maiores ferramentas de publicidade online, ainda há empresas que não apostam nessa estratégia. Elas não estão apenas perdendo milhões de clientes e vendas em potencial, mas também estão dando uma vantagem aos concorrentes. Se você nunca ouviu falar sobre o assunto, aprenda o que é Google Ads do zero!

Não importa se você é autônomo, consultor ou empresário: todo mundo está procurando aumentar seus clientes e suas vendas, não é mesmo?

Com o crescimento da Internet e da tecnologia nos últimos tempos, uma das formas de fazer isso é com a ajuda de um fenômeno online conhecido como Google Ads.

No entanto, embora o Google Ads seja atualmente uma das maiores ferramentas de publicidade online, muitos negócios nunca o utilizaram. Além de estarem perdendo diversas oportunidades de vendas, também estão dando uma vantagem aos concorrentes.

Não é isso que você quer, certo? Então, confira a seguir tudo que você precisa saber sobre o Google Ads!

O que é Google Ads?

Lançado no ano 2000, logo após o lançamento do próprio Google, o Google Ads (antes chamado de Google Adwords) é a forma que o Google encontrou para monetizar seu mecanismo de pesquisa altamente popular. Ou seja, criando propaganda.

Hoje em dia, o Google é o site mais popular do mundo, com um ranking Alexa de número 1, e mais de 42 bilhões de impressões por mês. Então, se você quer que o mundo saiba que a sua empresa existe, o Google Ads é o lugar perfeito para anunciar.

Aliás, mesmo que você nunca tenha realmente utilizado o Google Ads ou criado uma campanha, é provável que você já tenha interagido com algum anúncio.

Ao digitar qualquer palavra-chave popular no Google, você será imediatamente saudado com uma coleção de anúncios pagos.

Aqui está um exemplo da aparência dos anúncios do Google no mecanismo de pesquisa:

Google Ads do zero
Imagem: Google

Como o Google Ads funciona?

Agora que você já sabe o que é Google Ads, podemos nos aprofundar em seu funcionamento e entender como tudo funciona.

Mesmo que exista muitas coisas fundamentais que você deve entender quando se trata do Ads, uma das mais importantes deve ser o sistema de lances. Sem entender como isso funciona, você não será capaz de estimar quanto custará uma campanha ou quanto você acabará pagando por clique.

O que acontece é o seguinte: os anunciantes estão sempre fazendo lances uns contra os outros para decidir quem fica com a posição número um – a mais desejada, é claro.

Geralmente, para a grande parte das palavras-chave, existem 4 locais disponíveis no topo da página e outros 3 na parte inferior.

Levando em consideração que 75% dos usuários nunca se aventuram além da primeira página do Google, os anúncios de primeira página estão sempre em alta demanda para os anunciantes.

Se o anunciante X estiver dando um lance de R$5 por clique, enquanto o anunciante Y estiver dando um lance de R$4 por clique, supondo que eles sejam os licitantes mais altos, o anunciante X ficará com a primeira posição, enquanto o anunciante B ficará com a segunda posição.

Pode não parecer grande coisa, né? Mas a taxa de cliques do primeiro anunciante é muito maior do que as outras posições, por isso ser o número 1 é tão importante.

Mas, calma! Se você não pode dar um lance suficiente para chegar ao primeiro lugar, não é preciso surtar. As 4 primeiras posições trarão ótimos resultados também,o que deve ser suficiente para decidir se você deseja dimensionar sua campanha ou não.

Mas como você descobrir o custo médio por clique de uma palavra-chave?

Um truque rápido é usar o UberSuggest para obter uma estimativa aproximada de quanto custa por clique uma palavra-chave. Ao ter uma base de quanto é o custo por clique médio, será possível descobrir se essa palavra-chave oferecerá ou não um retorno do investimento.

LEIA TAMBÉM:
Como criar conta no Google Ads? O tutorial completo!

Termos que você precisa saber o significado

1. Campanha

Uma campanha de anúncios no Google Ads é formada por seus grupos de anúncios e tem o mesmo orçamento, tipo de campanha e outras configurações de anúncio.

Normalmente, é o que você configura primeiro ao anunciar e ajuda a organizar seus diferentes esforços de publicidade paga. Lembrando que é possível executar várias campanhas a qualquer momento em sua conta do Google.

2. Grupos de anúncios

Um grupo de anúncios é seu conjunto de palavras-chave, orçamentos e métodos de segmentação para um objetivo específico, dentro da mesma campanha.

Por exemplo, se você estiver exibindo uma campanha para uma venda de bolsas, poderá configurar grupos de anúncios para segmentar vendas online, bolsas adultas e bolsas infantis. É possível ter vários anúncios em cada grupo de anúncios.

3. Tipo de campanha

Seu tipo de campanha é onde você pretende que seus anúncios sejam vistos. Entre eles, você pode escolher:

  • Rede de pesquisa
  • Rede de display
  • Youtube
  • Aplicativo
  • Google Shopping

4. Palavras-chave

As palavras-chave são protagonistas no Google Ads. Elas são as palavras ou frases que você escolhe para seus anúncios e ajudarão a determinar onde e quando seu anúncio será exibido.

Ao escolher suas palavras-chave, pense como se fosse seu cliente e o que ele pesquisaria quando estivesse procurando seu produto, serviço ou oferta. Embora você possa incluir quantas quiser, é preferível usar no máximo vinte palavras-chave.

5. Índice de qualidade

Um índice de qualidade é a medição do Google com base na relevância do título do seu anúncio, descrição, palavras-chave e URL de destino para o seu cliente potencial que vê seu anúncio.

Um Índice de qualidade mais alto pode melhorar o posicionamento do anúncio e reduzir custos.

6. Impressões

A impressão é a medida de quantas vezes seu anúncio foi mostrado.

7. Classificação do anúncio

A classificação do anúncio é o valor utilizado para indicar onde seu anúncio é exibido em uma página. Ela se baseia no seu Índice de qualidade e no valor do seu lance.

8. Extensões de anúncio

As extensões de anúncio são informações adicionais sobre sua empresa, como endereço, número de telefone e até cupons ou sites adicionais. Eles são o que aparece em azul abaixo das descrições do anúncio.

Termos Gerais do Google Ads

Call to Action (CTA)

O CTA (do inglês call to action) é literalmente a ação que você deseja que o público faça. Bons CTAs em seus anúncios são palavras curtas e voltadas para a ação, por exemplo: “Compre”, “Obtenha”, “Aja agora” etc.

Taxa de cliques (CTR)

A CTR é uma métrica fundamental nas configurações de sua conta. Ela mede quantas pessoas que viram seu anúncio clicam até o destino do link.

Otimização

A otimização no Google Ads é como a otimização em outras partes do marketing. Ou seja, alterações para que seu anúncio atinja melhores resultados para seus objetivos.

Teste de divisão

O teste de divisão inclui testes A / B e multivariados. É uma estratégia de experimentos de marketing controlados com o intuito de melhorar seus resultados objetivos (como CTRs mais altos, maior conversão ou ainda melhor classificação de anúncios).

Termos do Google Ads relacionados a custos

Estratégia de lance

A estratégia de lance é basicamente como você define seu tipo de lance para pagar pela interação do visualizador com seus anúncios.

Orçamento diário

Seu orçamento diário é o que você pretende gastar por dia por anúncio. Seu custo diário é baseado em uma média diária por mês, então, não se preocupe se a sua taxa variar de um dia para o outro.

CPC

Custo por clique é o tipo de lance mais comum no Google Ads. Isso significa que você só paga quando uma pessoa realmente clicar em seu anúncio.

PPC

Pay-Per-Click é igual a CPC.

CPM

Custo por mil impressões é um método de lance que baseia seus custos em quantas vezes seus anúncios são exibidos (impressões).

Limite de cobrança

Seu limite de cobrança é o nível de gastos que aciona uma cobrança para você pelos custos do anúncio.

Aplica-se a pagamentos automáticos e o nível do limite começa em R$50. Se você atingir isso em 30 dias, será cobrado e seu limite aumenta para R$100 e assim por diante.

Como iniciar sua campanha?

Para começar a utilizar o Google Ads, utilize as dicas deste post e lembre-se de refinar e repetir conforme você avança.

Não existem campanhas do Google Ads que não funcionam, apenas aquelas que precisam de um pouco mais de atenção. Que tal algumas dicas para te ajudar ainda mais com as suas vendas?

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Esse artigo foi escrito por...

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Livia Dacar

Focada em gerar oportunidades pelas mídias para nossos clientes! Com mais de 7 anos no marketing digital com certificações Google Ads e amplo conhecimento das mídas digitais.

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