Mestres do Site

Saiba como o índice de qualidade pode afetar o desempenho da sua campanha no Google Ads

Saiba como o índice de qualidade pode afetar o desempenho da sua campanha no Google Ads

Neste post, descubra o que é Índice de Qualidade e como melhorar o seu, a fim de conseguir melhores resultados no Google Ads!

Em suma, o índice de qualidade de anúncios é uma avaliação feita pelo Google, gerando uma nota de 1 a 10, usada para definir se o anúncio, as palavras-chave e a página de destino são relevantes para o usuário interessado naquele assunto. 

Ao mesmo tempo que muitos já sabem lidar com essa ferramenta, muitas pessoas não conhece como esse “leilão” funciona em todos os seus detalhes.

Então, para saber mais sobre o assunto, continue lendo este post. Boa leitura!

Primeiramente, o que é o Índice de Qualidade?

Como mencionamos anteriormente, o índice de qualidade é uma avaliação feita pelo Google, que determina se o anúncio, as palavras-chave e a página de destino são relevantes para o internauta interessado em determinado assunto.

Ainda mais, quando o Google faz o ranqueamento para definir qual a posição de cada anúncio, o índice de qualidade é uma parte fundamental.

Em síntese, há duas formas de verificar seu índice: acessando “campanhas” na sua conta no Ads e depois “palavras-chave”, haverá uma coluna de nome “Status”. Colocando o mouse sobre o ícone mostrado nesta coluna, aparece um balão com algumas informações do Índice de Qualidade. Outra opção é adicionar uma nova coluna fixa em “Colunas > Personalizar Colunas > Atributos > Índ. de qual.”

Qual o impacto do índice de qualidade na Posição e no Preço?

Sempre que uma busca é feita, acontece uma espécie de “leilão” para determinar os anúncios exibidos.

Entretanto, o leilão é um pouco diferente daquilo que estamos acostumados, pois, ao invés de quem pagar mais aparecer direto na primeira posição, aparece o anúncio com maior “Ad Rank”, a medida que o Google criou para determinar a força de um anúncio.

E como o “Ad Rank” é criado? Índice de qualidade (IQ) multiplicado pelo lance (CPC máx.).

Dessa forma, mesmo que o lance de um concorrente seja maior, você poderá conseguir uma posição melhor se tiver um bom índice de qualidade.

O que o Índice de Qualidade considera?

No geral, o Google não divulga a fórmula exata que o algoritmo utiliza para definir o índice. No entanto, três fatores são predominantes para o índice de qualidade:

1 – CTR (Click through Rate)

Em suma, este é o fator de maior peso no índice e tem o objetivo de reconhecer o quanto seu anúncio está sendo relevante para as pessoas.

2 – Relevância

Como você já sabe, o Google busca entender quanto as palavras-chave, o texto do seu anúncio e o conteúdo da sua página de destino são verdadeiramente relevantes e se relacionam bem entre si e com a pesquisa realizada.

3 – Página de Destino

Por fim, o Google começou a considerar também a experiência dos visitantes ao serem direcionados à página de destino ou Landing Page. Nesse sentido, três aspectos são considerados: conteúdo relevante e original, transparência (confiabilidade) e navegabilidade.

Como melhorar o seu Índice?

Depois de entender como o índice de qualidade é composto e qual a sua importância, é hora de passar aprender como melhorar esse número. Para isso, será essencial revisar os seguintes pontos:

Relevância das palavras-chave para o anúncio:

Antes de qualquer coisa, revise se as palavras-chave compradas aparecem no anúncio. Segmente seus temas e palavras em grupos pequenos e similares para que essa relevância ocorra de forma “natural”.

Atratividade do anúncio:

Também é fundamental analisar se seu anúncio foi escrito, de modo que alguém ao pesquisar sobre o assunto, o considere como “feito para ele”. Ou seja, o seu anúncio é atrativo?

Relevância da sua página de destino:

Ainda mais, também é necessário verificar se sua página de destino contém conteúdo relevante e original (incluindo as palavras-chave compradas). Nesse sentido, é importante que o usuário seja direcionado para uma página que “solucione” o que ele está precisando. 

Histórico da sua conta:

Em suma, a CTR geral de todos os anúncios e palavras-chave geram um histórico da sua conta, o que é considerado para gerar o primeiro Índice de Qualidade (aquele antes de nova campanha entrar no ar). Sendo assim, em casos extremos, vale a pena considerar a criação de uma nova conta.

Se você deseja ter resultados ainda melhores com seus anúncios, confira a o nosso serviço de Google Ads!

Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o nosso blog.

Sucesso!

Fechar Menu
Recebemos a sua mensagem. Em alguns minutos nossa equipe fará contato.
Modelo de Site First TI