Marketing digital para Indústria: o que funciona?

Divulgue esse Artigo

Atalhos para este artigo

Você tem uma indústria e quer gerar oportunidades para a sua equipe comercial? O marketing digital é uma ótima escolha para você. Entenda mais sobre o marketing digital para indústria!

Você pode ver o conteúdo dessa matéria em vídeo:

O marketing digital é muito conhecido e falado por todos. No entanto, para que as suas estratégias dêem certo, não adianta sair atirando para todos os lados.

É necessário levar em consideração quem é o seu público, em quais redes ele está, quais são os assuntos que o interessam e por aí vai. Ou seja, não adianta apenas criar um perfil nas redes sociais e achar que você terá ótimos resultados. Pode até acontecer, mas o ideal é se planejar e estudar antes de qualquer coisa.

Se você tem uma indústria e não sabe muito bem como estruturar o marketing digital da sua empresa, esse post é pra você. Boa leitura!

O que é Marketing Digital

Em resumo, Marketing Digital é o conjunto de estratégias que uma empresa (ou pessoa) executa online com a finalidade de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. Ele é uma das melhores maneiras que as empresas têm para se comunicar com o público de forma direta, personalizada e no momento certo.

Vale lembrar que o objetivo principal do marketing digital não é fazer vendas, mas sim gerar oportunidades para que o departamento comercial faça a venda.

Utilizando ferramentas como blogs, sites, ferramentas de busca, mídias sociais, e-mail e outros, os negócios tentam solucionar dores e desejos de clientes e potenciais clientes. No Marketing Digital, não tem certo ou errado. Não existe uma fórmula mágica do sucesso, no entanto, existem alguns caminhos mais adequados para cada tipo de negócio, como o marketing digital para indústrias – e é sobre isso que vamos falar mais adiante.

Conceitos fundamentais do Marketing Digital

Antes de falarmos diretamente sobre o marketing digital para indústrias, é importante que você entenda alguns conceitos fundamentais do marketing digital. Confira a seguir:

Persona

Personas são personagens semifictícios, baseados nos seus consumidores reais, e que representam o seu comprador ideal.

Assim, é possível criar ações mais segmentadas e direcionadas para o público certo, poupando tempo e dinheiro.

Lead

Leads são oportunidades de negócio. São os contatos que, por meio de uma estratégia de Inbound Marketing, deixam suas informações-chave (como e-mail, telefone e outros) para que você consiga identificar os seus compradores em potencial e nutri-los com informações relevantes, até que eles estejam prontos para comprar de você.

Funil de Vendas

O Funil de Vendas, também conhecido como Jornada do Consumidor, são as etapas pelas quais uma pessoa passa durante o processo de compra, desde a compreensão de um problema, passando pela consideração de compra até a decisão de compra.

CRM

O CRM (Customer Relationship Management) é um software responsável pela gestão eficaz do relacionamento de uma empresa com os seus potenciais e atuais clientes.

Entre suas funcionalidades, podemos citar: cadastro de clientes, registro de suas informações, preferências e últimos contatos realizados com a sua empresa e controle de follow-ups.

Landing Page

Landing Pages são as páginas de capturas de leads, 100% focadas em conversão.

O objetivo é que nessas páginas você ofereça um conteúdo ou material de valor e em troca os visitantes mais interessados deixem suas informações de contato e, assim, se tornem leads.

SEO

SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para mecanismos de busca, são as estratégias que contribuem para melhorar o rankeamento de suas páginas e conteúdos nos motores de busca, te ajudando a cumprir os principais pré-requisitos exigidos pelas plataformas de pesquisa.

LEIA TAMBÉM:
👉Quanto tempo demora para o SEO dar resultado?

CMS

CMS significa Content Management System, ou seja, Sistema de Gestão de Conteúdos, e nada mais é do que uma ferramenta que possibilita a produção, edição e publicação de conteúdos no ambiente digital sem a necessidade de conhecimentos técnicos em programação.

Assim, através de um CMS é possível criar sites, blogs e outros portais de forma simplificada.

CTA

Os Calls to Action ou CTAs são os botões ou chamadas que influenciam a ação que os seus usuários devem cumprir ao visitar uma página, ler um post, baixar um ebook ou algo do tipo, para que continuem no fluxo do seu funil de vendas e cheguem ao momento de compra preparados para o consumo.

São conhecidos como “chamada para ação”.

Fluxo de Nutrição

O Fluxo de Nutrição é um processo de automação de Marketing onde uma ação do usuário é o gatilho para um fluxo de mensagens, geralmente por email, com o objetivo de ajudar o seu visitante a caminhar pelo funil de vendas.

Manual do Marketing Digital

Aprenda a ter Percepções Estratégicas e conheça a base para um bom Marketing Digital.

Preencha o formulário e receba o material feito por nossos especialistas em Marketing.

Marketing Digital para Indústrias

Agora que você sabe mais sobre o marketing digital, vamos falar sobre essa estratégia direcionada às indústrias – com base no que aplicamos com os nossos clientes na Mestres do Site.

Veja!

SEO

O primeiro ponto muito importante é o SEO. Afinal de contas, fazer um bom posicionamento orgânico do seu site dentro do Google traz um fluxo de oportunidades muito boas.

Para isso, é importante que o conteúdo do seu site esteja otimizado de acordo com as estratégias de SEO. Além disso, também é interessante que você tenha um blog dentro desse site, para alimentar com conteúdos que sejam relevantes para o seu público – e que te ajudem a aparecer nas primeiras páginas do Google.

Google Ads

Normalmente, quem compra das indústrias são outras indústrias ou empresas. E mesmo que a sua indústria venda para o consumidor final, as redes sociais, como Facebook e Instagram, podem não trazer resultados tão positivos como o Google Ads.

E mesmo que você prefira combinar as redes sociais e o Google Ads, o Google Ads continua tendo uma importância maior para as indústrias e merece uma atenção maior.

LEIA TAMBÉM:
👉Google Ads do zero: tudo que você precisa saber!

Exemplos

Nada melhor do que exemplos para entendermos melhor, certo?

No primeiro caso, vamos imaginar que você tem uma indústria que vende para o consumidor final. Para ter boas oportunidades de vendas, você decide investir em um blog com conteúdos semanais e Tráfego Pago – Google Ads e Facebook/Instagram Ads, já que o seu público não é só empresarial.

Com os anúncios pagos, você tem resultados mais rápidos. As estratégias de SEO podem demorar um pouquinho, mas também trazem ótimos resultados. Assim, você gerará oportunidades em seu site todos os dias, tanto com tráfego orgânico quanto com tráfego pago.

No outro caso, vamos imaginar que você tem uma indústria que vende para outras indústrias. Nesse caso, o seu público não procura o seus serviços nas redes sociais, por isso, Facebook e Instagram Ads podem não ser a melhor escolha.

Então, o melhor caminho é investir em estratégias de SEO e Google Ads para atingir o público certo.

Inbound Marketing

Depois que a sua indústria já faz SEO e anúncios e tem resultados com isso, é interessante investir em Inbound Marketing, no relacionamento com o mercado.

Nessa estratégia, você oferece um conteúdo gratuito, por exemplo, em troca de dados importantes do seu possível cliente. Com um sistema de automação, você começa a nutrir essa pessoa com conteúdos relevantes, criando um relacionamento com ela, fazendo com que ela vire uma oportunidade de vendas.

Essa é a “cereja do bolo” do marketing digital e traz muitos benefícios, como a atração de mais pessoas para o seu negócio e a redução do CAC.

Benefícios do Marketing Digital

Será que realmente vale a pena investir em marketing digital? Abaixo, listamos alguns dos principais benefícios dessa estratégia.

Interatividade

Um dos principais motivos pelos quais o Marketing Digital é cada vez mais adotado em relação aos canais tradicionais, sobretudo os canais offline, é a interatividade com o público.

Afinal de contas, hoje em dia podemos dizer que o foco não está mais no produto e sim na experiência do usuário em sua jornada de compra. Dessa forma, é cada vez mais importante investir em estratégias que aproximem o seu negócio do público, ainda mais quando estamos falando de uma escola, por exemplo.

Análise e mensuração

Nas campanhas de marketing tradicional, como outdoors e panfletagem, é praticamente impossível mensurar os resultados. No Marketing Digital a realidade é outra, pois tudo pode ter o seu retorno comprovado.

Métricas como o Retorno Sobre Investimento (ROI) e Custo de Aquisição de Clientes (CAC) podem (e devem!) ser analisadas em tempo real. Com isso, é possível identificar o que está dando certo e o que deve ser melhorado rapidamente.

Direcionamento

Muitas pessoas podem pensar “uau, vou conseguir falar com o máximo de pessoas possível”, e sim, isso é muito bom!

No entanto, para ter resultados efetivos, é necessário fazer ações para atrair e conquistar as pessoas certas – ou seja, aquelas que realmente têm o perfil ideal para consumir da sua empresa.

Com o Marketing Digital, você consegue segmentar suas campanhas, falando com as pessoas certas na hora certa.

E então, viu só como o marketing digital é vantajoso?

Para alavancar suas vendas e ter uma estratégia de marketing digital bem feita, conte com a Mestres do Site. Clique aqui e entre em contato com a nossa equipe.

Esse artigo foi escrito por...

Picture of Giovanni Ballarin

Giovanni Ballarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 18 anos. Especialista em Tráfego Pago, Busca Orgânica e Inbound Marketing com certificação Google Ads e Gold Partner RD Station.
Picture of Giovanni Ballarin

Giovanni Ballarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 18 anos. Especialista em Tráfego Pago, Busca Orgânica e Inbound Marketing com certificação Google Ads e Gold Partner RD Station.
Marketing digital para Indústria,O que é Marketing Digital,Conceitos fundamentais do Marketing Digital,Marketing Digital para Indústrias,Inbound Marketing,marketing digital para industrias

Download Grátis

Seu contato foi recebido com sucesso!

Em breve nossos consultores entrarão em contato.

Agora, aproveite para navegar em nosso site institucional e entenda por que somos os Mestres do Site.
pic-popup-well-done.png
Logo Google Partner
Rd Station Partner Gold

Somos Certificados Pelas Maiores Empresas de Marketing Digital