Para ter bons resultados na internet, é importante apostar nas estratégias certas. A seguir, confira 3 dicas de marketing digital para negócios locais!
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Todos os dias, milhares de pessoas usam a internet para buscar soluções e procurarem produtos e serviços como os seus. No entanto, isso pode ser uma oportunidade ou uma ameaça, já que muitas empresas ainda não sabem utilizar o marketing digital a seu favor.
Quando falamos de um negócio local, as estratégias são ainda mais específicas.
Quer entender sobre o assunto e se destacar no mercado? Então confira as 3 dicas fundamentais que preparamos para você neste post. Boa leitura!
O que é um negócio local?
Basicamente, um negócio local é todo negócio onde você tem uma limitação geográfica específica. Ou seja, você pode atender uma cidade específica, um raio da sua área de atuação, um estado…
Esse negócio local pode ser um negócio pequeno, como uma escola, ou maior com limitações de estado, como uma indústria.
O que é marketing digital para negócios locais?
O marketing digital funciona como um complemento para que os negócios locais direcionem suas estratégias de maneira mais eficiente, obtendo mais resultados.
Afinal de contas, com ele é possível entender melhor o comportamento do seu público e, assim, criar ações especificamente para essas pessoas.
Com os perfis criados nas redes sociais, por exemplo, é possível se aproximar do cliente de forma bem natural e espontânea. E ainda aproveitar essa oportunidade de conexão para fazer perguntas e coletar insights que conduzam suas campanhas pelo melhor caminho.
O mesmo acontece com diversos outros canais: você pode utilizar o e-mail marketing para o envio periódico de mensagens específicas; usar ferramentas como Web Analytics para compreender os hábitos desse público nos meios digitais e muito mais.
Quais são as principais características do marketing digital para negócios locais?
Além de estratégias focadas na atração do público geograficamente próximo, o marketing digital para negócios locais também apresenta como principais características:
- intenção de agregar valor a algum produto ou marca;
- levantamento sobre hábitos e costumes das pessoas que vivem ou frequentam a região;
- análise dos perfis econômicos e culturais da audiência;
- personalização e proximidade no atendimento.
E sabe o que é melhor? Não é necessário fazer grandes investimentos para atingir bons resultados.
Quais são os benefícios do marketing digital para negócios locais?
O marketing digital para negócios locais reúne uma série de benefícios, entre eles a possibilidade de destacar o seu negócio.
O simples fato da empresa existir em determinada área não significa que a maioria das pessoas que convive naquele ambiente conheçam a empresa, e muito menos o seu propósito. O marketing digital quebra justamente essa barreira – mostrando a que a empresa veio, como ela funciona, quais os valores que ela agrega naquela região, principalmente para o seu público-alvo.
O marketing para negócios locais aumenta as chances de o negócio ser notado, e a partir daí desenvolver uma relação sólida e duradoura com seus clientes.
Outra grande vantagem em relação à estratégia é que ela ajuda a entender melhor as preferências dos seus potenciais compradores: os vizinhos. E olha, dizem que eles são os mais fiéis.
A ideia é a seguinte: a partir do momento que você entende quais são as expectativas do seu consumidor, compreende o que passa na cabeça deles, a comunicação se torna muito mais clara e assertiva.
No fim das contas, esse alinhamento vai dar aquele aumento potencial nos seus resultados.
3 dicas de marketing digital para negócios locais
Agora que você já sabe o que é negócio local, vamos para as dicas de marketing digital para esse nicho. Leia a seguir!
1. Tenha um perfil no Google Meu Negócio
Google Meu Negócio, ou Google My Business, é uma ferramenta gratuita do Google que ajuda você a gerenciar a presença do seu negócio na internet, ou seja, como você aparece na pesquisa do Google e no Google Maps.
Com essa ferramenta é possível divulgar informações sobre seu negócio (como nome, endereço e horário de atendimento), adicionar fotos, responder comentários de clientes e saber como e onde as pessoas estão procurando pelo o que você oferece na internet.
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2. Tenha um site muito bem estruturado
Muitas pessoas acreditam que, por causa das redes sociais, não é preciso mais se preocupar com site. No entanto, além de dar mais credibilidade e autoridade para a sua empresa, o site te ajuda a ranquear bem no Google.
Além disso, as pessoas gostam de entrar no site, elas querem saber o que você faz e o que não faz – e o site é o lugar que o público procura.
É ótimo ter um perfil nas redes sociais e postar conteúdos interessantes por lá, mas isso não anula a necessidade de ter um site bem estruturado.
3. Invista em Ads
Quando falamos em Ads, estamos falando sobre Google Ads e Facebook Ads, as duas maiores plataformas de anúncios atuais.
Vale a pena colocar na balança e avaliar qual é a melhor mídia para você investir – na maioria das vezes, o Google Ads é a plataforma mais vantajosa para os negócios locais. No entanto, o Facebook Ads pode valer bastante para alguns negócios também, como uma barbearia, por exemplo.
Talvez você tenha receio de investir em Ads e não ter retorno, então aqui vai uma dica extra: contrate um profissional certificado, busque por uma agência ou uma pessoa de confiança. Assim, as chances de você ter um retorno positivo são muito maiores.
E então, essas dicas fizeram sentido para você?
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