Descubra por que você precisa melhorar a experiência do usuário do seu site

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Se você ainda não está pensando em melhorar a experiência do usuário do seu site, saiba que está na hora de priorizá-la! Neste post, entenda sobre o conceito e veja como aplicá-lo ao seu negócio!

A experiência do usuário – também conhecida como UX -está totalmente ligada às ferramentas digitais. A expressão descreve, em suma, as sensações despertadas nas pessoas enquanto elas navegam por plataformas online, como sites, blogs ou aplicativos.

Se, por exemplo, ao tentar encontrar o formulário de contato no site, o usuário tiver dificuldades para entender e/ou para acessar o menu de páginas, sem dúvidas há um problema de usabilidade. 

Ainda não parou para pensar sobre o assunto? Pode ser que esteja deixando ótimas oportunidades de engajamento passarem… Então, que tal corrigir esse problema e melhorar a experiência dos usuários do seu site?

Como melhorar a experiência do usuário?

Experiência do usuário exige dedicação constante. Afinal de contas, o comportamento do consumidor está sempre em mudança. Por isso, você precisa entender, endereçar e entregar o que ele quer no momento certo!

Para fazer frente a uma concorrência acirrada, cada vez mais inquieta pela atenção das pessoas, é preciso colocar a mão na massa — e nas plataformas online!

Se você deseja melhorar a experiência dos usuários do seu site, o próximo passo é estruturar táticas eficientes para garantir uma excelente navegação. Confira a seguir!

1. Atente-se ao carregamento

Não adianta focar apenas no conteúdo do site e se esquecer da velocidade de carregamento das páginas.

O porquê disso é simples: se o acesso for lento demais, é provável que o usuário nem espere o suficiente para ler o que você preparou.

Além disso, para o Google o carregamento lento é o maior problema da internet nos dias de hoje. Assim, corrigir esse desvio pode ser um grande salto na performance digital do seu negócio.

2. Analise a hierarquia visual

O visual é um fator indispensável na experiência do usuário. Por isso, é tão importante analisar o design do seu site.

É essencial que você avalie suas aplicações e verifique se a disposição está funcional e agradável, garantindo o acesso às informações e a autonomia do usuário para encontrá-las. Ainda mais: abuse dos testes para validar o que é mais eficaz.

3. Use bem os espaços

Não há problema algum em oferecer um conteúdo robusto aos usuários. Muito pelo contrário, afinal, muitos especialistas em marketing digital defendem que o conteúdo é, justamente, o diferencial de uma estratégia de sucesso.

No entanto, o que você não pode fazer é encher suas páginas com dados demais. Selecione com cuidado o que deseja comunicar e não sature os usuários.

4. Crie chamadas atraentes

Falando em chamar atenção ao que importa, chegamos a um assunto fundamental na experiência do usuário: chamadas atraentes!

A arte de envolver o usuário através das palavras pode conquistar resultados ainda mais produtivos, rendendo ótimos saltos ao negócio.

Para isso, conheça bem o seu público e valorize seus diferenciais. Além disso, uma boa dose de pesquisa — para saber o que dá e o que não dá certo — é indispensável.

5. Facilite o contato

Quando o usuário tem uma boa experiência com suas plataformas, é provável que ele queira voltar sempre. Nesse sentido, em um dos retornos, talvez ele queria entrar em contato com você para tirar alguma dúvida, propor uma parceria ou por outro motivo.

É claro que você vai facilitar o processo, né? Então, trate de evidenciar o formulário e de deixar o usuário bem à vontade para encontrá-lo. 

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Sucesso!

Esse artigo foi escrito por...

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Giovanni Balarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 18 anos. Especialista em Tráfego Pago, Busca Orgânica e Inbound Marketing com certificação Google Ads e Gold Partner RD Station.

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