Motivos para a sua estratégia de tráfego pago não ter funcionado — Parte 2

Atalhos para este artigo

Saiba em quais pontos melhorar a sua estratégia de tráfego pago para obter melhores resultados. 

Já listamos alguns motivos que podem ter contribuído para que a estratégia de tráfego pago não trouxesse os resultados esperados para a sua empresa. Agora, com o intuito de que a sua próxima campanha seja muito mais eficiente, trouxemos mais alguns pontos. Confira! 

Orçamento

É fundamental definir um orçamento ideal para o início da campanha, já que um dos erros mais comuns é definir um orçamento muito pequeno ou muito grande para o momento atual da empresa. 

Algumas ferramentas, como Google e Facebook, conseguem dar uma visão do valor mínimo que é necessário para realizar um anúncio. É interessante começar com o valor mínimo viável, porque até a marca acertar o seu público, o projeto criativo, a copy, o seu texto de vendas e vários outros aspectos acaba ocorrendo um desperdício da verba inicial, e não há como fugir disso. Portanto, começar com uma verba mínima para entender, otimizar e melhorar é fundamental.

Da mesma maneira, iniciar uma campanha de tráfego pago com uma verba muito alta também é um erro, porque se desperdiça uma grande quantidade de dinheiro em uma campanha ineficaz, o que traz o receio de continuar com essa estratégia. 

Assim, o importante é investir um aporte na qual se possa bancar e manter por um determinado período até se conseguir os primeiros retornos. 

Concorrência acirrada

Existem setores altamente competitivos e definir o melhor setor para se iniciar o tráfego pago é fundamental. 

Tecnologia e moda são áreas que possuem uma grande concorrência no Google, por exemplo. Portanto, a disputa de palavras-chaves acaba sendo muito acirrada, o que as inflaciona e eleva o seu custo.

Também é possível pesquisar sobre outros setores para entender como está o segmento da sua marca. Por exemplo: desentupidora é um outro segmento que possui um custo elevado por palavra-chave. Então, talvez o Google seja a melhor ferramenta para quem está começando nele. 

Falta de otimização

Não adianta criar uma campanha no Facebook ou até mesmo no Google, LinkedIn, TIkTok, ou seja lá qual for a ferramenta, se não for feita uma análise para se ter uma melhora na otimização.

Os anúncios online são muito orgânicos e todo dia eles têm uma alteração. Dessa maneira, é preciso acompanhar para verificar se essa alteração é normal ou ela irá exigir uma mudança na campanha. O acompanhamento deve ser feito todo dia, toda semana, e tem que ser preciso. 

Má escolha das plataformas

A depender do segmento, o custo da estratégia de tráfego pago pode ser altíssimo e escolher a melhor plataforma para o segmento da marca, o seu público e o seu produto ou serviço é extremamente importante.

Por exemplo: é muito comum o setor de indústrias utilizar o Google ou o YouTube, porque essas ferramentas têm buscadores, onde as pessoas costumam buscar uma dúvida muito técnica de um produto ou serviço. Já os produtos dos setores de moda e estética acabam performando melhor no Facebook ou no Instagram pelo fato de conquistarem o público pelo desejo.

O importante é escolher uma ferramenta que seja adequada e sempre cruzar o custo (investimento) com a ferramenta que cabe como uma luva para o seu negócio. 

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Integração com outras estratégias de marketing

A marca não deve se apoiar em apenas um canal de aquisição ou estratégia de tráfego pago, o ideal é ter um mix de tudo. 

Assim, deve-se complementar a estratégia de tráfego pago com outras estratégias, como o marketing de conteúdo, o SEO e o marketing de influência.

Baixa qualidade do conteúdo

É normal ver empresas produzindo conteúdo de qualquer maneira, com estética feia e de difícil acesso ao consumidor.

Produzir um conteúdo de qualidade, seja em vídeo ou áudio, e que realmente agrega conhecimento para o público é fundamental. Para isso, é necessário investir tempo em pesquisa e no preparo das informações que serão mostradas.

Com os pontos abordados anteriormente aqui e neste texto, a sua empresa consegue montar um caminho para ter um melhor desempenho na aquisição de clientes. Mas, se você precisar de ajuda para estruturar o seu marketing, o seu site para o tráfego pago ou a sua estratégia de SEO (tráfego orgânico), a Mestres do Site está à disposição! 

Esse artigo foi escrito por...

Foto de Giovanni Ballarin

Giovanni Ballarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site e Avalanche de Clientes, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 22 anos. Especialista em Geração de Demanda através da Internet. Mais de 3.500 clientes atendidos.

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