CAC: o que é e qual a sua importância?

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O custo de aquisição de clientes é uma métrica super importante e merece uma atenção especial. A seguir, entenda realmente o que é CAC, como calculá-lo e qual a sua importância!

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Saber o que é CAC influencia diretamente na lucratividade do seu negócio. Afinal, CAC significa Custo de Aquisição de Clientes, ou seja, é uma métrica de vendas que indica quanto está sendo investido para conquistar cada novo cliente.

De acordo com o resultado, é possível analisar se o gasto está de acordo com os valores das vendas geradas e, assim, constatar se a sua abordagem realmente está sendo viável.

Para entender mais sobre o assunto, continue a leitura deste post!

O que é CAC?

Saber o que é CAC é essencial para a saúde financeira da sua empresa. A sigla, que significa, Custo de Aquisição de Clientes, indica quanto o seu negócio está investindo para conquistar cada cliente.

Dessa forma, o CAC ajuda também a identificar quanto de lucro a sua empresa está realmente tendo com cada nova venda realizada.

Como calcular o CAC?

Mas, não adianta apenas saber o que é CAC, não é mesmo? Você também tem que saber a maneira correta de realizar o cálculo dessa métrica tão importante.

O cálculo do CAC é feito aplicando a seguinte fórmula:

CAC = Investimentos em Marketing + Custos de Vendas / Número de Clientes Adquiridos

Por soma dos investimentos entende-se todas as despesas necessárias para conquistar o novo cliente, isso inclui marketing, ferramentas e softwares de atendimento ao cliente, comissões e salários pagos aos vendedores, entre outros.

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Por que o CAC é importante?

O CAC é uma métrica de vendas muito importante para mensurar e ajudar a controlar os investimentos que têm como objetivo a aquisição de novos clientes.

Esse KPI contribui para verificar se o que está sendo gasto é realmente compatível com o que está sendo recebido com as novas vendas.

Por exemplo, um CAC de R$ 500 para uma venda de R$ 250 indica que a sua empresa está tendo um custo maior para adquirir o cliente do que o rendimento gerado por ele.

Nesse contexto, o melhor é rever os processos de aquisição e verificar quais pontos podem ser aprimorados, incluindo a identificação de quais despesas podem ser retiradas ou diminuídas.

Por onde começar a calcular o CAC?

Comece a calcular o CAC de uma maneira genérica. Claro que ele não vai ser tão preciso, mas ele vai te ajudar muito a entender quanto custa cada cliente seu.

Depois que você fizer esse cálculo e fizer algumas análises, é possível ir especificando mais, exemplo: pegar só as vendas de Google Ads ou só as vendas que vieram do outdoor que você fez.

Dessa forma, será possível analisar o investimento em cada canal. Assim, você vai perceber se realmente faz sentido o investimento que está fazendo em cada ação.

Para que essa análise seja mais minuciosa, é bacana contar com um especialista ou uma agência de marketing digital para te ajudar.

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Como saber se meu CAC está bom?

Para beneficiar a empresa, é fundamental que o CAC seja inferior a algumas métricas, pois indicam quanto dinheiro o cliente está gastando por você. Assim, ele pode analisar o quão pouco você investiu para atingir esse objetivo.

Se você está investindo mais dinheiro para atrair clientes do que para si mesmo, isso não é um bom sinal.

O CAC sozinho não informa se seu negócio está agindo bem financeiramente ou não. O ideal é compará-lo com outros indicadores, por exemplo, o ticket médio para produtos e o Lifetime Value (LTV) para empresas recorrentes.

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Como reduzir o CAC?

Ao aprender a calcular o seu CAC, é importante que você tenha uma estimativa de faturamento superior a esse valor. Afinal, você quer lucrar com o seu negócio, certo?

A expectativa que você precisa ter é que o custo que você teve para trazer um cliente é muito menor que o faturamento que você tem com ele.

Sendo assim, é válido conhecer algumas formas de reduzir esse investimento e, assim, aumentar as suas margens de lucro.

Para diminuir o custo de aquisição de novos clientes você pode utilizar ações que otimizem os processos, assim como ferramentas que tragam mais retorno.

Como estratégias para reduzir o CAC, podemos citar:

  • Desenvolver novos Canais de Aquisição de Oportunidades
  • Criar Ofertas de Down Selling
  • Integrar e Automatizar Marketing e Vendas
  • Otimizar as Taxas de Conversão de sua Equipe de Vendas
  • Começar uma estratégia de Inbound Marketing

E então, gostou das dicas?

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Esse artigo foi escrito por...

Foto de Giovanni Ballarin

Giovanni Ballarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site e Avalanche de Clientes, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 22 anos. Especialista em Geração de Demanda através da Internet. Mais de 3.500 clientes atendidos.

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