Você é capaz de convencer o seu público-alvo com o uso estratégico das palavras? Consegue encantar e fazer com que o leitor do blog siga todas as ações que você propõe?
Copywriting é a técnica de produção de textos que procuram convencer o leitor a realizar uma determinada ação, como comprar um produto ou se cadastrar para receber um material rico, como um e-book. É uma estratégia muito utilizada nos departamentos de Marketing e Vendas em suas comunicações, tanto em canais digitais como offline.
Quer entender melhor o que é Copywriting e como ele pode ser a peça que estava faltando para seu negócio conseguir resultados melhores? Então, este artigo é para você!
O que é copywriting
Antes de falar propriamente sobre copywriting, vamos falar sobre os propósitos de escrever. Afinal, escrever tem diferentes objetivos, entre eles: convencer o público de algo, seja comprar um produto, um serviço ou mesmo uma ideia.
E é nesse sentido que o objetivo da escrita no marketing se relaciona com o copywriting.
Como você viu, copywriting é o ato de produzir textos (sejam eles slogans, sites, posts, eBooks e outros) com o objetivo de influenciar seu público na tomada de uma decisão.
O principal objetivo do Copywriting
Para fazer com que o leitor siga alguma instrução, como assinar uma newsletter, é muito importante que você inclua um call to action, ou seja, chamada para ação, na sua copy.
Aliás, o CTA é um dos elementos mais importantes de uma copy. Ou seja, durante toda a jornada do cliente será preciso que o leitor tome alguma atitude como fazer o download de um material rico ou apenas continuar no blog e ler outro post, de acordo com a estratégia que foi definida.
É a partir dessa técnica que o copywriter é capaz de convencer e cativar a atenção do público e fazer com que ele siga as instruções sugeridas.
Veja também O que é CTA (Call to Action)
Gatilhos mentais: como eles funcionam?
Bom, agora já entendemos o que é copywriting. Mas, o que faz um copywriting funcionar melhor? Existem técnicas específicas?
Para falar sobre isso, vamos entender o próprio conceito de copywriting. O copywriting também é conhecido como escrita persuasiva, ou seja, seu objetivo é persuadir o público. Para isso, é preciso utilizar as chamadas ” armas da persuasão”.
Mas, quais são elas? Os gatilhos mentais!
Resumidamente, gatilhos mentais são mecanismos cerebrais que têm o propósito de acelerar o processo de decisão, evitando que isso tome muito do nosso tempo e energia.
De acordo com Robert Cialdini, no livro As Armas da Persuasão, o comportamento humano é conduzido por alguns princípios psicológicos fundamentais, que normalmente nos levam a agir de maneira quase que automática: reciprocidade, aprovação social, afinidade, autoridade, escassez e compromisso.
- Reciprocidade: esse princípio psicológico sugere que o ser humano tem a tendência natural a responder uma ação positiva com outra ação positiva. É o famoso “gentileza gera gentileza”.
- Aprovação social: esse gatilho afirma que somos influenciados pelos outros em nossas decisões e, quanto mais pessoas optam por algo, mais as outras são levadas a tomar a mesma decisão.
- Afeição/Afinidade: é o princípio psicológico que conclui que as pessoas tendem a se conectar psicologicamente com quem se parece com elas, seja por medos, angústias, habilidades e características parecidas.
- Autoridade: esse gatilho sugere que o ser humano tende a obedecer quem ele julga como superior, por uma questão de respeito.
- Compromisso e coerência: esse princípio sugere que, ao comprometer-se publicamente com algo, a pessoa se sente pressionada psicologicamente a se comportar de maneira coerente com a missão que foi assumida.
- Escassez: é um gatilho mental que é rapidamente acionado quando estamos perdendo algo. Com isso, nosso cérebro reage de forma emocional (parte do cérebro límbico) e quer evitar essa sensação.
Como criar uma estratégia de Copywriting?
Escrever bem é fundamental, mas não o suficiente para criar uma boa copy.
Existem 3 mandamentos básicos que precisam ser respeitados na produção de qualquer conteúdo para Marketing Digital (seja ele um texto, microtexto, vídeo, podcast, e-mail ou qualquer outro):
- inspirar o leitor;
- criar um relacionamento com a marca;
- motivar os leitores a tomarem uma atitude em relação ao serviço ou produto.
Além disso, ao planejar uma estratégia de Copywriting, alguns outros elementos também são importantes e precisam ser contemplados para que seu conteúdo seja benéfico tanto para você quanto para o seu leitor.
Veja a seguir!
Pesquisa
Um blog não se torna referência em um determinado assunto por acaso. Para isso, é necessário que o conteúdo seja muito bom e realmente satisfaça todas as necessidades do público.
É necessário muita pesquisa e dedicação, buscando produzir o melhor conteúdo possível, para conquistar o seu público – fazendo com que seu material seja realmente relevante para a persona.
Objetivo
A publicação dos posts não deve acontecer de forma indiscriminada. É fundamental estabelecer objetivos e um trajeto para o cliente dentro do funil de vendas.
Para tal, uma prática muito adotada é o calendário editorial. Nele, você poderá programar a publicação de conteúdos e o lançamento de campanhas de forma estratégica, inclusive explorando feriados e datas importantes para o seu nicho.
Exclusividade
Não adianta produzir apenas mais do mesmo. Se o seu site ou blog entrega somente os mesmos conteúdos básicos, que são facilmente encontrados em outros endereços do segmento em que você atua, ele não vai chamar tanta atenção.
Para se destacar e ganhar a confiança do seu leitor, um dos elementos mais importantes do Copywriting é a exclusividade.
Seja criativo, invista em pesquisas e garanta que o seu conteúdo seja único, com informações inéditas e relevantes para o seu público.
Otimização
O SEO é muito importante para garantir que o seu site tenha uma boa posição no ranking de pesquisas do Google e outros buscadores, e seja encontrado pelas pessoas.
Para isso, copywriting e SEO andam lado a lado.
Veja também Quanto tempo demora para o SEO dar resultado?
Análise
Da mesma forma como a relação com o cliente não acaba quando uma venda é fechada, o seu trabalho não termina quando o post é publicado.
É preciso acompanhar de perto as métricas, analisar os resultados dos conteúdos, ver quais táticas precisam ser potencializadas e identificar aquelas que precisam ser evitadas.
Como criar anúncios que vendem?
Mas então, como absorver todas essas informações e criar anúncios que vendem? Confira a seguir!
Saiba quem é o seu público
Primeiro de tudo: você deve saber para quem está escrevendo ou não terá o resultado que gostaria. Afinal de contas, não falamos com todo mundo da mesma forma. Então, o seu conteúdo precisa conversar com quem você deseja atrair.
Antes de tudo, defina a sua persona. Ou seja, uma personagem semi fictícia que representa seu cliente ideal a partir de dados reais.
É fundamental definir idade, sexo, ocupação, interesses, hobbies e qualquer outro tipo de informação que seja relevante para entender o perfil e o comportamento desse público.
Assim, será possível produzir um conteúdo pensado para os seus potenciais clientes, com estilo e abordagem que se aproxime à realidade deles, aumentando a possibilidade de conversões.
Estabeleça o tom e a linguagem adequados
Por falar em abordagem, é fundamental determinar o tom e a linguagem que serão adotados em seus conteúdos.
Depois de definir a persona, essa tarefa ficará mais fácil.
Crie títulos matadores
O título é o primeiro contato que o seu leitor tem com o seu conteúdo e também é um dos elementos mais relevantes para os motores de busca.
Existem várias formas de criar um títulos: ele pode começar com números, sugerir uma pergunta, apresentar o tema, fazer uma chamada ou uma provocação, entre outros.
Vale lembrar que é importante que seu título seja direto, deixando claro qual é o assunto que o conteúdo aborda ou qual é a solução que entrega, tenha a palavra-chave e não ultrapasse 55 caracteres, para garantir que ele apareça inteiro no ranking de pesquisas.
Estabeleça uma conexão com o leitor
Para criar uma relação de confiança entre você e o seu potencial cliente, é necessário criar uma conexão com ele.
Dessa forma, ao planejar o conteúdo, liste as estratégias que devem ser adotadas para fazer com que o leitor sinta que aquele conteúdo foi escrito pensando nele.
Você não vai simplesmente vender o seu conteúdo ou serviço, é preciso mostrar ao visitante do seu blog, por meio de materiais educativos e ricos, que você oferece exatamente o que ele precisa.
Aposte em verbos de ação
Quer provocar o leitor com sentido de urgência? Ou a sensação de que, se ele não seguir a sua orientação, provavelmente perderá uma oportunidade sem igual?
Para que ele entenda a mensagem e saiba o que deve ser feito, é interessante que você use verbos no imperativo, principalmente no título, nos intertítulos e na CTA.
Veja alguns exemplos:
- título: Saiba a importância da gestão adequada das redes sociais;
- intertítulo: Avalie as métricas;
- CTA: Agora que você aprendeu a fazer anúncios no Google Ads, baixe o nosso ebook e tire todas as suas dúvidas sobre como ter resultados melhores!
Faça comparações
Seres humanos utilizam analogias e metáforas há muito tempo para esclarecer ideias, e existem algumas razões para essa estratégia funcionar tão bem.
Primeiramente, as pessoas são mais receptivas a informações familiares. Afinal de contas, o esforço aplicado para compreender um conceito totalmente novo é muito maior do que o necessário para entender algo que já é conhecido ou subentendido.
Além disso, o nosso cérebro constrói novas memórias a partir de outras, firmando conexões entre elas. Dessa forma, se você conseguir resgatar algum conceito que seja familiar ao leitor e associar essa informação à ideia que está transmitindo, as chances de fixar o conteúdo na mente dele são muito maiores.
Contudo, vale ressaltar que é melhor evitar comparações diretas com a concorrência, principalmente se o seu discurso diminui os produtos ou serviços das outras empresas. Além de não ser uma conduta ética, esse tipo de atitude pode gerar desconfiança.
Utilize números e pesquisas
Se você usar números no título, quem está lendo já terá certa noção de quantas dicas serão dadas ao longo do texto, por exemplo.
Se o seu objetivo é comprovar uma informação que está sendo dada, para dar ainda mais credibilidade ao que você está dizendo, uma boa ideia é citar dados e pesquisas.
Antecipe-se às objeções
Um dos intuitos do Copywriting é quebrar objeções, ou seja, aquelas dúvidas que seu público tem a respeito da sua empresa ou produto.
Essas objeções devem ser identificadas antecipadamente durante a pesquisa e a criação de personas, mas podem ser aprimoradas e atualizadas de acordo com o comportamento da sua audiência e, também, dos seus concorrentes.
Trabalhe sua capacidade de persuasão
Lembra dos gatilhos mentais que falamos nos tópicos acima? Utilize-os! Eles são fundamentais na construção de uma boa copy.
Conte histórias
Uma das formas mais interessantes e eficazes de atrair a atenção e engajar uma audiência é contando uma história convincente. Essa técnica é chamada de Storytelling e seu principal objetivo é estabelecer uma forte conexão com o seu público.
As histórias são uma das premissas da comunicação. Por serem mais profundas e sensíveis, elas evocam emoções e memórias, além de demonstrar empatia fazendo com que as pessoas vivenciem a informação recebida.
Mas, não precisa exagerar! Uma história persuasiva não requer os detalhes e nuances de uma obra literária. Na verdade, o Storytelling é apenas uma ferramenta para agregar a sua conversa com o leitor e tornar essa interação mais humana.
Foque no principal tópico do texto
Todo texto tem a introdução, o desenvolvimento das ideias e a conclusão. Por isso, reforçar o assunto principal em todo o seu conteúdo é fundamental.
Vamos supor que você precise falar sobre os benefícios do crossfit para a saúde. Nesse caso, o ideal é que você apresente o crossfit na introdução, desenvolva ao longo do texto quais são os benefícios dele para a saúde e reforce a importância da prática na conclusão.
Venda os benefícios e a experiência
Mais importante do que falar sobre as características é explicar sobre os benefícios e a experiência que a pessoa está prestes a adquirir. Dessa forma, você consegue unir o emocional e o racional da pessoa.
Listando as características do seu produto, conteúdo ou material, você apela apenas para o lado racional.
No entanto, focando em descrever os benefícios e a experiência, a conexão é emocional e o próximo passo se torna algo mais natural.
Agora que você já sabe tudo isso, aplique essas estratégias e tenha resultados melhores nos seus conteúdos.
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