O que é CTA (Call to Action)

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O CTA é um fator muito relevante e tem papel decisivo em toda campanha, afinal, leva seus Leads a agirem. Entenda mais neste post!

Seja para baixar um ebook, para se inscrever em um webinar, para comprar algo ou mesmo para fazer comentários e dar opiniões sobre algum blog, o CTA serve para promover um engajamento maior do seu site com o público.

Mas, você sabia que existem algumas táticas e estratégias para deixarem seus CTAs com uma taxa muito maior de conversão? Saiba tudo sobre o assunto a seguir!

Como funciona o CTA?

CTA é a abreviação para call to action,  que significa chamada para ação. Ou seja, CTAs são links ou funções de uma página que influenciam os usuários a realizar ações.

No universo do marketing digital é indispensável utilizar CTAs, afinal, todas as estratégias são definidas para atingir algum objetivo. Com a ajuda dessa técnica, você conseguirá ganhar mais seguidores, gerar mais leads ou vender mais, por exemplo. Tudo depende do seu alvo na ocasião.

Por que os CTAs são importantes?

Usabilidade é a palavra chave para os CTAs, já que eles facilitam a navegação do usuário, tornando-a mais simples e fácil. Além do mais, eles podem te auxiliar no processo de convencer seu usuário a fazer o que você deseja (se essa for a vontade do seu usuário, é claro).

É preciso ressaltar que os CTAs devem ser claros, objetivos e ter uma forte relação com sua proposta. Ninguém gosta de clicar em um botão para realizar uma determinada ação e se deparar com algo completamente diferente daquilo que foi proposto.

Apesar de muito comuns como links e botões, também precisamos dizer que os CTAs podem estar presentes no seu conteúdo escrito de um artigo ou mesmo em uma imagem.

Pode ser uma frase curta que induza o usuário a agir, mesmo que ele não esteja linkando para alguma outra página ou site.

De maneira geral, o CTA é um importante recurso para chamar seu público a realizar uma ação.

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Quais são os tipos de CTA?

Existem diferentes tipos de CTA, pois existem diferentes tipos de estratégias e objetivos. Para escolher o tipo de call to action perfeito, também é necessário saber em que estágio do funil está sua persona.

É assim que  funciona a linha de raciocínio:

  • Para visitantes: o objetivo é convertê-los em leads, que são pessoas interessadas naquilo que você vende, então, a ideia é trazê-los para perto oferecendo o máximo de informação útil;
  • Para leads: o intuito aqui é fazer com que eles avancem no funil e se tornem prospects, ou seja, potenciais clientes — também chamados de leads qualificados. Esse é o momento de preencher formulários, obter mais informações e — por que não — convidar para o negócio;
  • Para clientes: nessa etapa a intenção é tornar essas pessoas um público fiel e propagador da sua marca, ou seja, aqui o o objetivo está em estreitar esse relacionamento.

Sabendo disso, vamos ver alguns exemplos de CTAs que podem funcionar na sua estratégia de marketing digital!

Compartilhar, curtir, comentar

Inserir um CTA que sugere compartilhamento, curtidas ou comentários é perfeito para uma estratégia cujo objetivo é promover mais tráfego para o site ou mais curtidas nas redes sociais. Normalmente, é utilizado para personas no topo do funil que estão em contato com a marca para ter informações úteis sobre determinado assunto.

E, claro, se seu leitor curte sua página, ele já desce do topo para o meio do funil, uma vez em que estará em contato com seu conteúdo com mais frequência.

Baixar material rico

Materiais ricos podem ser e-books, infográficos ou ferramentas de trabalho como as planilhas. Mesmo que eles apareçam em diversos formatos, há uma intenção comum entre eles: oferecer um material educativo mais aprofundado sobre um tema.

Então, esse CTA pode ser amplamente utilizado em blog posts para atrair visitantes para uma etapa a mais no estágio de compra. Se o ramo da sua empresa é nutrição, por exemplo, por que não sugerir o download de um e-book com 10 hábitos infalíveis para quem deseja se alimentar melhor?

Responder a uma pesquisa

Esse tipo de CTA pode funcionar com aquelas pessoas que já compraram seus produtos ou serviços e têm um potencial em se tornar fiéis ao seu negócio. Trata-se de uma ação que pode te ajudar na conquista de uma vantagem competitiva em relação ao mercado, afinal, ouvir seus clientes pode ser caminho para estreitar o relacionamento com eles.

Assinar um boletim virtual

Sugerir ao final do seu texto que o leitor se inscreva para receber seus informativos também é um excelente CTA, se a sua intenção for a qualificação de leads. Ao assinar esse boletim virtual, também chamado newsletter, ele demonstra interesse no que você está vendendo.

Direcionar para uma página de conversão

Aqui está a protagonista dentro do marketing digital. Uma página de conversão é aquela onde há menos elementos informativos sobre o negócio, apenas itens que direcionem o leitor ou lead para realizar a ação que você deseja – que pode ser qualquer um dos exemplos citados acima ou até mesmo recomendar o contato com um vendedor, se for o caso.

Então, se você quer facilitar o caminho do funil, esse é o CTA indicado para isso, já que esse atalho pode ser sugerido em qualquer página do seu endereço virtual.

Acredite: se bem posicionado, pode render boas conversão de visitantes em leads e estes em clientes!

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Como fazer um CTA?

Agora que já sabemos como um CTA é importante e quais são seus tipos, você deve estar se perguntando “como criar um bom CTA?”.

Para isso, basta prestar atenção nos seguintes itens:

  • entenda o que os usuários desejam;
  • crie um conteúdo específico;
  • utilize a cor ideal para sua estratégia;
  • saiba a importância de conversão e de posicionamento.

Entenda melhor abaixo:

Escreva para a persona e saiba o que os usuários querem

Considere o tipo de visitante de uma página. Como é que esse público chegou lá? O que procuram?

Ao responder a essas questões, é possível identificar qual seria o próximo passo lógico de seus usuários e, dessa forma, poderá oferecer o que seus visitantes desejam através do CTA certo.

Considere a etapa do funil de vendas

Além de saber quem é o seu público e quais os interesses dele, é fundamental levar em consideração em qual fase da jornada do consumidor ele está e também a etapa do funil de Inbound.

Dessa forma, é preciso considerar as necessidades do momento do público para criar o melhor CTA.

Produza um conteúdo específico para os CTAs

Esqueça dos textos âncora genéricos. “Clique aqui” é apenas um exemplo de âncoras que você deve evitar.

Além de facilitar a vida do seu usuário, utilizar textos âncoras personalizados vai te ajudar até mesmo no link building de seu site. Cada tipo de página deverá ter seu próprio tipo de botão.

Mas atenção, escreva textos curtos, auto-explicativos e simples para seus botões. Aliás, uma boa forma de fazer isso é com botões gráficos personalizados.

Em um artigo de blog, por exemplo, precisam ser respeitadas as etapas de funil no CTA. Em um artigo de fundo de funil, o CTA precisa ser inserido no final do texto com a linkagem ou formulário já no corpo do conteúdo.

Utilize a cor ideal para sua estratégia

Por incrível que pareça, a cor a ser utilizada também é fundamental e pode mudar o número de conversões do CTA.

Assim como temos cuidado na hora de escolher as cores utilizadas no design, é importante prestar uma certa atenção na hora de escolher a cor dos nossos CTAs.

Para cada tipo de CTA, existirá uma cor que vai se adaptar melhor ao objetivo do mesmo.

Mas, cuidado! Lembre-se de que, apesar da cor ter que proporcionar um destaque aos botões em relação às cores utilizadas em seu site, ela não deverá atrapalhar o seu design original.

Montar CTAs atrativos e eficientes pode ajudar e muito na melhora da conversão dos seus objetivos no marketing digital.

Para mais posts como esse, acompanhe o nosso blog!

Esse artigo foi escrito por...

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Giovanni Balarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 18 anos. Especialista em Tráfego Pago, Busca Orgânica e Inbound Marketing com certificação Google Ads e Gold Partner RD Station.

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