ROAS é a sigla para Return On Advertising Spend, em português: Retorno Sobre o Investimento Publicitário, e é uma maneira de entender quais as ações e os canais de marketing que mais geraram resultados para a empresa com base no que foi investido.
Dessa forma, é uma métrica que calcula as receitas e os custos envolvidos em uma campanha publicitária.
Em suma, o ROAS é uma espécie de ROI (Return on Investment – Retorno Sobre Investimento) voltado especificamente para anúncios pagos e independemente de qual é o segmento da sua empresa e o porte, é essencial fazer o cálculo dele para auxiliar o gestor a identificar quais são as melhores campanhas e canais, ajudando na tomada de decisões.
Ao calcular o ROAS de uma ação de marketing, é possível avaliar o que pode ser repetido nas próximas campanhas ou o que precisa ser alterado, e se, de maneira geral, os esforços deram o resultado esperado para a empresa.
Essa métrica é, portanto, um termômetro para descobrir se o seu negócio está lucrando ou perdendo dinheiro com os investimentos em mídia paga.
Como calcular o ROAS?
Ao contrário de alguns cálculos de marketing, é bastante simples descobrir seu ROAS. Há alguns debates sobre como calcular melhor o ROAS, mas o resumimos numa fórmula bem fácil:
ROAS = Receita / Investimento em Publicidade
Bem tranquilo, não é? Primeiro, você pega a receita ou retorno obtido pelo investimento nos anúncios e divide pelo investimento em publicidade feito. O resultado é o seu ROAS.
Veja também Como melhorar as Conversões de suas Campanhas do Google Ads
Qual é a diferença entre ROI e ROAS?
ROAS e ROI são métricas que calculam os resultados do investimento em uma campanha. Contudo, a principal diferença é que o primeiro é voltado apenas para questões que envolvem os anúncios, já o ROI mensura o resultado de toda a estratégia completa. Ou seja, uma é mais específica e a outra mais generalizada.
Quando são acompanhadas e analisadas juntas, essas métricas possibilitam que seja estabelecida uma estratégia de marketing sustentável e com resultados muito mais consistentes.
Em resumo:
- ROAS (Retorno Sobre o Investimento em Publicidade) é uma métrica utilizada para medir o retorno financeiro obtido em relação ao investimento realizado em uma campanha, anúncio/publicidade. Para calcular é necessário dividir o lucro gerado pelo valor investido na campanha, anúncio/publicidade;
- ROI (Retorno Sobre Investimento) é uma métrica ampla utilizada para medir o retorno financeiro obtido em relação a qualquer tipo de investimento. Para calcular é preciso dividir o lucro gerado pelo valor investido.
- ROAS e ROI são utilizados para medir a eficácia do investimento financeiro.
Como melhorar o seu ROAS?
Resumidamente, para melhorar o seu ROAS, é preciso concentrar em três ações:
- Diminuir seu custo por clique (CPC);
- Melhorar sua taxa de conversão pós-clique;
- Aumentar receita a cada conversão.
Confira algumas dicas para fazer isso acontecer:
Diminuir custo por clique (CPC)
Otimizar seu custo por clique significa poder alcançar o mesmo número de cliques com menos investimentos em anúncios ou ganhar mais cliques, com o mesmo investimento.
Para tal, uma boa dica é analisar o público-alvo que você está mirando e saber se aquele é, de fato, o público ideal do seu negócio.
Outra ação é refinar suas palavras-chave e descobrir se elas são realmente as melhores para descrever seu produto ou serviço e para fazer com que as pessoas te encontrem.
Melhorar taxa de conversão pós-clique
Outro passo para você melhorar sua taxa de conversão é cuidar do destino que aquele clique leva.
Como está o seu site ou a sua landing page? Estão otimizados para dispositivos móveis? O públcio se localiza com facilidade? Você tem copys persuasivos?
Aumentar a receita por conversão
Atire a primeira pedra quem, pelo menos uma vez, não ficou focado apenas em conseguir cliques e mais cliques e não levou em consideração a receita proveniente de cada cliente.
Se livre dos números de vaidade e foque no que realmente importa!
Para aumentar a receita por cliente, você pode oferecer uma experiência totalmente personalizada e, com isso, um upsell e cross-sell do seu produto!
Lembre-se: os melhores clientes são os que você já tem. Cuide deles!
Curtiu esse post? Acompanhe o nosso blog para mais como esse.