O que é ROAS?

Divulgue esse Artigo

Atalhos para este artigo

ROAS é a sigla para Return On Advertising Spend, em português: Retorno Sobre o Investimento Publicitário, e é uma maneira de entender quais as ações e os canais de marketing que mais geraram resultados para a empresa com base no que foi investido.

Dessa forma, é uma métrica que calcula as receitas e os custos envolvidos em uma campanha publicitária.

Em suma, o ROAS é uma espécie de ROI (Return on Investment –  Retorno Sobre Investimento) voltado especificamente para anúncios pagos e independemente de qual é o segmento da sua empresa e o porte, é essencial fazer o cálculo dele para auxiliar o gestor a identificar quais são as melhores campanhas e canais, ajudando na tomada de decisões.

Ao calcular o ROAS de uma ação de marketing, é possível avaliar o que pode ser repetido nas próximas campanhas ou o que precisa ser alterado, e se, de maneira geral, os esforços deram o resultado esperado para a empresa.

Essa métrica é, portanto, um termômetro para descobrir se o seu negócio está lucrando ou perdendo dinheiro com os investimentos em mídia paga.

Como calcular o ROAS?

Ao contrário de alguns cálculos de marketing, é bastante simples descobrir seu ROAS. Há alguns debates sobre como calcular melhor o ROAS, mas o resumimos numa fórmula bem fácil:

ROAS = Receita / Investimento em Publicidade

Bem tranquilo, não é? Primeiro, você pega a receita ou retorno obtido pelo investimento nos anúncios e divide pelo investimento em publicidade feito. O resultado é o seu ROAS.

Veja também 👉 Como melhorar as Conversões de suas Campanhas do Google Ads

Qual é a diferença entre ROI e ROAS?

O que é ROAS

ROAS e ROI são métricas que calculam os resultados do investimento em uma campanha. Contudo, a principal diferença é que o primeiro é voltado apenas para questões que envolvem os anúncios, já o ROI mensura o resultado de toda a estratégia completa. Ou seja, uma é mais específica e a outra mais generalizada.

Quando são acompanhadas e analisadas juntas, essas métricas possibilitam que seja estabelecida uma estratégia de marketing sustentável e com resultados muito mais consistentes.

Em resumo:

  • ROAS (Retorno Sobre o Investimento em Publicidade) é uma métrica utilizada para medir o retorno financeiro obtido em relação ao investimento realizado em uma campanha, anúncio/publicidade. Para calcular é necessário dividir o lucro gerado pelo valor investido na campanha, anúncio/publicidade;
  • ROI (Retorno Sobre Investimento) é uma métrica ampla utilizada para medir o retorno financeiro obtido em relação a qualquer tipo de investimento. Para calcular é preciso dividir o lucro gerado pelo valor investido.
  • ROAS e ROI são utilizados para medir a eficácia do investimento financeiro.

Como melhorar o seu ROAS?

Resumidamente, para melhorar o seu ROAS, é preciso concentrar em três ações:

  1. Diminuir seu custo por clique (CPC);
  2. Melhorar sua taxa de conversão pós-clique;
  3. Aumentar receita a cada conversão.

Confira algumas dicas para fazer isso acontecer:

Diminuir custo por clique (CPC)

Otimizar seu custo por clique significa poder alcançar o mesmo número de cliques com menos investimentos em anúncios ou ganhar mais cliques, com o mesmo investimento.

Para tal, uma boa dica é analisar o público-alvo que você está mirando e saber se aquele é, de fato, o público ideal do seu negócio.

Outra ação é refinar suas palavras-chave e descobrir se elas são realmente as melhores para descrever seu produto ou serviço e para fazer com que as pessoas te encontrem.

Melhorar taxa de conversão pós-clique

Outro passo para você melhorar sua taxa de conversão é cuidar do destino que aquele clique leva.

Como está o seu site ou a sua landing page? Estão otimizados para dispositivos móveis? O públcio se localiza com facilidade? Você tem copys persuasivos?

Aumentar a receita por conversão

Atire a primeira pedra quem, pelo menos uma vez, não ficou focado apenas em conseguir cliques e mais cliques e não levou em consideração a receita proveniente de cada cliente.

Se livre dos números de vaidade e foque no que realmente importa!

Para aumentar a receita por cliente, você pode oferecer uma experiência totalmente personalizada e, com isso, um upsell e cross-sell do seu produto!

Lembre-se: os melhores clientes são os que você já tem. Cuide deles!

Curtiu esse post? Acompanhe o nosso blog para mais como esse.

Esse artigo foi escrito por...

Picture of Marcos Roberto

Marcos Roberto

Marcos Roberto - 7 Anos de experiência no mundo de vendas. Apaixonado por Marketing Digital. Especializado em criação de conteúdo Tráfego pago tráfego orgânico Inbound Marketing Focado em resultados!
Picture of Marcos Roberto

Marcos Roberto

Marcos Roberto - 7 Anos de experiência no mundo de vendas. Apaixonado por Marketing Digital. Especializado em criação de conteúdo Tráfego pago tráfego orgânico Inbound Marketing Focado em resultados!
o que é roas,roas,roi,diferença de roi,diferença entre ROI e ROAS

Download Grátis

Seu contato foi recebido com sucesso!

Em breve nossos consultores entrarão em contato.

Agora, aproveite para navegar em nosso site institucional e entenda por que somos os Mestres do Site.
pic-popup-well-done.png
Logo Google Partner
Rd Station Partner Gold

Somos Certificados Pelas Maiores Empresas de Marketing Digital