O que são palavras-chave e como escolher corretamente?

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Certamente, você já ouviu falar em palavras-chave. A seguir, entenda o que são palavras-chave e qual é a sua importância para o seu negócio.

Se você clicou nesse post, é porque está buscando compreender o que são essas tão faladas palavras-chave, não é mesmo?

Quando começamos a estudar o que é o SEO (otimização para motores de busca) um dos termos mais falados é justamente as palavras-chave, a escolha delas e a real importância desses termos que ditam as otimizações.

Sem mais delongas, agora você aprenderá — de uma vez por todas — o que são palavras-chave e muito mais. Boa leitura!

O que são palavras-chave?

Palavras-chave (também conhecidas como keywords) são o principal instrumento de uma pesquisa, pois são a maneira como um usuário escreve a sua dúvida nos buscadores com o objetivo de obter respostas e solucionar seus problemas. São termos compostos por uma ou mais palavras.

Resumidamente, as palavras-chave são os principais instrumentos de busca.

Toda busca se origina de uma palavra, ou mais, utilizadas para apresentar este problema ao buscador, certo? As palavras-chave podem ser definidas como os termos utilizados pelos usuários para obter respostas e solucionar seus problemas.

Se você é um profissional de marketing, as palavras-chave são os termos que escolhemos para direcionar melhor na hora de criar nossas páginas, blog posts e sites.

Ou seja, ao definir uma palavra-chave para uma determinada página, você passará a mensagem para o Google, por exemplo, de que o seu conteúdo trata sobre o assunto daquele termo específico.

Se tudo der certo e você fizer a escolha adequada, seu conteúdo será exibido exatamente para a pessoa que realizou a busca por aquela palavra-chave.

Na prática, é assim que funciona:

O que são palavras-chave

As palavras-chave são utilizadas tanto pelos usuários (como você pode ver a palavra no box de buscas do Google) quanto pelos sites que desejam ser acessados pois possuem as “respostas” para aquela busca.

Exemplos de palavra-chave

Como vimos, uma palavra-chave não é, necessariamente, apenas uma palavra. Ela pode ser formada por um conjunto de termos, números ou outra combinação de caracteres.

Esses são alguns exemplos:

✔ marketing

✔ marketing digital

✔ profissão marketing digital

✔ como fazer marketing digital

✔ tendências para marketing digital 2021

No exemplo acima, temos quatro opções de palavras-chave. Como você já percebeu, toda combinação de caracteres escrita por usuários em mecanismos de pesquisas podem ser palavras-chave. Todas elas são importantes, pois, quando há qualquer tipo de valor relacionado ao volume de pesquisas de diferentes pessoas, elas podem gerar tráfego para páginas de blog, sites ou outras páginas com conteúdo.

A seguir, entenda melhor sobre os principais tipos de palavras-chave.

O que é a palavra-chave head tail?

A palavra-chave deve ser considerada como um esclarecimento claro e objetivo, para que tudo seja feito de maneira assertiva.

Neste contexto, existem diferentes tipos de palavras-chave. Primeiro falaremos sobre as head tail keywords, que representam justamente este conceito de esclarecimento. Elas são termos que, geralmente, definem o core business de um negócio.

Não entendi. Como assim? É por meio do head tail que tanto a empresa quanto o público devem ser capazes de resumir os produtos ou serviços oferecidos.

Na maioria das vezes, a palavra-chave head tail possui uma ou, no máximo, duas palavras e representa todo o segmento de um negócio, podendo também ser desmembrada em outros conteúdos.

Vale ressaltar que, para se conseguir ranquear bem, usando palavras-chave, é necessário um trabalho intenso e estratégico com o marketing de conteúdo, incluindo também outras técnicas além da própria pesquisa. Afinal, por serem bastante genéricos, os termos possuem seus volumes de busca mais elevados, e a concorrência entre diferentes páginas acaba sendo muito maior.

O que é palavra-chave long tail?

O segundo tipo de palavra-chave é a long tail ou cauda longa, como também é conhecida. Ela consiste em uma expressão de busca, feita pelo usuário, que conta com quatro ou mais palavras.

Por conta de suas características, ela representa uma pesquisa muito mais específica do que seria ao usar apenas uma palavra, como no caso das head tails.

Quando um usuário digita a palavra “marketing” na caixa de busca, ele recebe resultados bastante abrangentes, que podem estar relacionados a diferentes áreas daquele assunto.

No entanto, ao digitar “tendências para marketing digital 2021”, o usuário obtém um retorno muito mais específico, indo direto ao ponto. Isso não quer dizer que devemos sempre usar as long tails, muito pelo contrário, é preciso estudar a estratégia, para entender qual é a necessidade, soluções oferecidas, interesses do público-alvo, qual o nicho de mercado e que tipo de técnica se encaixa melhor para obter um resultado assertivo.

O que são as palavras-chave primárias e secundárias?

Nas técnicas de otimização de conteúdos para mecanismos de buscas, devemos saber que existem as palavras-chave primárias e secundárias. Entenda melhor sobre elas:

Palavra-chave primária

Usada estrategicamente ao longo do texto, a palavra-chave primária é o principal elemento da pauta ao construir um conteúdo. Quando falamos de estratégia, nos referimos à escaneabilidade do texto e sua densidade de uso no conteúdo.

Seguindo o nosso exemplo, imagine que, para um artigo do seu blog, o termo “marketing digital” é a palavra-chave primária. Dessa forma, ela é a principal e deve estar presente no título, algum subtítulo e ao longo do texto (sem exageros, para que os algoritmos não identifiquem o excesso de palavras-chave, que é considerada uma prática ilegal).

Palavra-chave secundária

A palavra-chave secundária também é fundamental na construção de um conteúdo. Apesar de não ser o termo principal, o usuário também pode realizar buscas com ela e chegar à página com o seu conteúdo. Geralmente, elas recebem um destaque menor e devem ser inseridas ao longo do texto e em algum subtítulo.

Ela representa uma keyword diferente, mas que, geralmente, contém a palavra-chave principal. Por exemplo, o termo “marketing digital para iniciantes”, que provém do termo principal “marketing digital”, mas não deixa de ser importante para a construção do conteúdo.

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Busca orgânica X Busca paga: Como o SEO pode ajudar o seu negócio online?

Por que as palavras-chave são tão importantes?

Não é à toa que elas são palavras-chave.

São elas que, quando encaixadas de maneira certa, abrem as portas do seu conteúdo para o mundo da Internet.

Para o seu negócio, significa a diferença entre ser encontrado, lido, compartilhado e curtido ou simplesmente não ser acessado por desconhecimento ou ignorância completa.

No entanto, lembre-se de que não basta escolher um monte de palavras-chave e salpicá-las no meio das suas postagens. Isso precisa ser feito com cuidado e estratégia.

Como escolher palavras-chave corretamente?

Para definir as palavras-chave que trarão o máximo de resultado para a sua empresa, é preciso considerar alguns fatores. Veja:

Persona

Um dos pontos mais importantes para a escolha das palavras-chave para um blog é a adequação às necessidades da persona.

Quando você vai produzir um conteúdo para o blog, por exemplo, é preciso ter em mente que o material deve responder às dúvidas e questionamentos de quem está lendo o conteúdo, correto?

Para que o seu conteúdo seja visto como útil e valioso para quem está pesquisando por aquela palavra-chave em específico, é essencial sempre pensar na sua persona.

Como o seu público procuraria na Internet quando gostaria de encontrar o seu texto como resposta? Esta é uma ótima forma de encontrar palavras-chave eficientes.

Objetivo da estratégia

Esta é uma informação muito importante para o momento de descoberta e definição das melhores palavras-chave para o seu negócio. O objetivo que for definido para a sua estratégia deve ser tido como um guia para todas as atitudes que forem tomadas para alcançá-lo.

Ou seja, se a sua empresa está focada em aumentar o número de vendas dos seus produtos, por exemplo, é possível direcionar a pesquisa de palavras-chave para os termos que impulsionem as compras.

Assim, aposte em termos que contenham “comprar”, “review”, “as vantagens” do produto e outras nesse sentido. Dessa forma, é possível conduzir o público para a compra através dos textos produzidos para o blog.

Pesquisa de concorrentes

Esta é outra forma muito eficiente de fazer a definição das palavras-chave que devem ser utilizadas para o seu negócio.

Se você tem grandes concorrentes que também investem em uma estratégia de Marketing de Conteúdo, com certeza vai ser interessante analisar como eles estão abordando as questões relacionadas aos produtos e serviços perante o público.

Outra dica legal é fazer pesquisa de grandes players do mercado, mesmo que eles não sejam concorrentes diretos.

Provavelmente, essas empresas terão abordagens interessantes de como lidar com a sua produção de conteúdo, seja com uma linguagem inovadora ou produzindo peças completas, que solucionam todas as dúvidas do público.

Utilize ferramentas práticas

Existem milhares de ferramentas direcionadas para o objetivo de encontrar palavras-chave relevantes, como o Google Keyword Planner, o Semrush, o Google Trends e o UberSuggest.

Então, por que não utilizá-las, não é mesmo?

Como funcionam as palavras-chave para anúncios pagos?

Assim como a pesquisa de palavras-chave para a estratégia de marketing orgânica, é fundamental levar em consideração todos os fatores listados acima para a escolha dos termos mais importantes para os anúncios pagos.

Um outro ponto importante quando se trata de anúncios pagos é o valor de cada palavra-chave. Este preço varia de acordo com o volume de procura de tal termo, além do interesse das pessoas e empresas em anunciar utilizando aquela palavra-chave em específico.

Ao configurar a sua conta no Google Ads, você pode escolher qual tipo de pagamento da campanha deve ser feito: o pagamento da campanha por clique (CPC, ou custo por clique), impressão (CPM, ou custo por mil impressões) ou conversão (CPA, ou custo por aquisição).

O valor apresentado para cada palavra-chave representa o preço máximo que pode ser pago por aquele anúncio.

Se o anúncio for clicado tantas vezes, fazendo com que o valor total alcance o orçamento estipulado para o dia, o anúncio não será mais exibido até o dia seguinte, quando o orçamento for restabelecido.

Mas, como isso influencia na escolha das palavras-chave certas?

Para uma estratégia de anúncios pagos inicial, é interessante procurar termos que tenham baixa concorrência e valores estimados baixos para que o anúncio possa ser exibido diversas vezes para as pessoas que fizerem as pesquisas correspondentes, independente do orçamento estipulado.

Por outro lado, se estivermos lidando com uma estratégia mais aprofundada de Google Ads, é válido fazer grupos de anúncios com diversas variações de palavras-chave diferentes, de forma a abranger as pesquisas da persona, podendo utilizar um orçamento maior para ter sucesso.

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Como criar conta no Google Ads? O tutorial completo!

Como funcionam as palavras-chave nas redes sociais?

Além de serem ótimas fontes para divulgar os conteúdos publicados, as redes sociais exercem um papel fundamental na hora da definição das palavras-chave.

Uma boa sacada é conseguir encontrar o seu público nas redes mais importantes para o seu negócio e pesquisar as formas com que eles se comunicam e procuram esclarecer as suas dúvidas sobre os assuntos.

Além de definir questões importantes sobre a linguagem que deve ser escolhida, é possível encontrar possíveis dúvidas que eles têm quanto ao seu negócio, que podem acabar se tornando oportunidades de produção de conteúdo para o seu blog.

E então, agora que você aprendeu um pouco mais sobre a definição e o uso das palavras-chave, que tal conhecer as principais soluções do Marketing Gigital e entender mais sobre eles Clique aqui e baixe o e-book gratuito!

Esse artigo foi escrito por...

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Giovanni Balarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 18 anos. Especialista em Tráfego Pago, Busca Orgânica e Inbound Marketing com certificação Google Ads e Gold Partner RD Station.

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