Os impactos da enchente do Rio Grande do Sul na indústria

Divulgue esse Artigo

Atalhos para este artigo

As enchentes que ocorreram em 2024 no Rio Grande do Sul foram um dos piores desastres naturais da história do estado e do Brasil, causando perdas materiais e humanas. Neste artigo, vamos entender um pouco sobre os impactos que ocorreram na indústria.

Um resumo das enchentes

Entre o final de abril e, principalmente, no início de maio, chuvas torrenciais atingiram diversas regiões do Rio Grande do Sul, provocando o transbordamento de rios e córregos, o que levou ao alagamento de cidades inteiras.

O estado decretou estado de calamidade pública no dia 5 de maio. Até o momento, contabiliza-se 2.131.968 pessoas afetadas pelas enchentes. Ao todo, 449 municípios foram atingidos.

O lago Guaíba, que cerca a capital Porto Alegre, atingiu 5,33 metros, superando a inundação histórica de 1941, quando atingiu 4,76 metros. A cota de inundação do lado é 3 metros.

O que causou as enchentes

As fortes chuvas foi resultado de uma combinação de fatores, como:

1. Massa de alta pressão nas regiões Centro-Sul, que impediu a passagem de frentes frias e condições climáticas que levam umidade e chuva para outros estados do país.
2. A umidade vinda da Amazônia se uniu à umidade já presente no Rio Grande do Sul.
3. Ventos úmidos do Oceano Atlântico convergiram com os ventos úmidos da Amazônia sobre o estado, gerando fortes chuvas.
4. O fenômeno La Niña — resfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico — também contribuiu para o aumento da umidade.
5. Mudanças climáticas que intensificam os eventos climáticos extremos.
6. Sucateamento das políticas públicas de preservação do meio ambiente pelo governo do estado.

Os impactos da enchente na indústria

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) divulgou que 47 mil indústrias foram afetadas pelas enchentes no estado, impactando 813 mil funcionários. Praticamente 94,3% da atividade econômica gaúcha foi prejudicada.

As atividades mais afetadas foram as que se concentram nas regiões Metropolitana, Vale dos Sinos, Vale do Taquari, Serra e Central. Apesar de reunirem apenas 15,7% dos municípios afetados, as regiões agrupam as cidades com maior representatividade econômica no estado.

As áreas afetadas concentram empresas dos seguintes setores:

● veículos;
● autopeças;
● máquinas;
● derivados do petróleo;
● alimentos;
● móveis;
● calçadista.

Ainda, em todo o estado, quatro em cada dez lojistas também foram afetados pela tragédia.

LEIA TAMBÉM:
👉 Sua empresa está se conectando com o público?

Impactos na economia brasileira

Em um artigo do portal G1, a MB Associados, empresa de análise macroeconômica, estima que a economia do Rio Grande do Sul irá se contrair 2% ao invés de crescer 3,5% — índice que estava apresentando desde abril de 2023.

A economia do estado corresponde a 6,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Por isso, acredita-se que o crescimento do país seja de 2% em 2024, sendo que a estimativa inicial era 2,5%. O impacto é, principalmente, no setor agrícola e na questão fiscal.

Por ser uma região de forte produção agrícola, o Bradesco estima que o PIB agropecuário brasileiro poderá recuar 3,5%. Essa estimativa pode aumentar, já que os estragos no estado também afetam a área de logística de transporte dos alimentos.

Empresas que decidiram agir e ajudar o povo do Rio Grande do Sul

Além da ajuda de organizações, do governo federal e do povo brasileiro, as enchentes que ocorreram no Rio Grande do Sul também mobilizou algumas empresas.

Algumas ações que aconteceram ou estão em andamento são:

● Show beneficente do Bruno Mars com patrocínio da Budweiser para arrecadar doações para o movimento social Ação da Cidadania.

Live da banda Fresno que arrecadou mais de R$ 2 milhões para as vítimas das enchentes.

Ambev interrompeu a produção de cervejas para envasar água.

● As agências dos Correios de todo o Brasil aceitam doações para o estado. Não é necessário pagar nenhuma taxa de envio.

O ocorrido também fez com que temas relacionados à preservação ambiental ganhassem mais destaque, como comentado neste artigo.

Esse artigo foi escrito por...

Picture of Marcos Roberto

Marcos Roberto

Marcos Roberto - 7 Anos de experiência no mundo de vendas. Apaixonado por Marketing Digital. Especializado em criação de conteúdo Tráfego pago tráfego orgânico Inbound Marketing Focado em resultados!
Picture of Marcos Roberto

Marcos Roberto

Marcos Roberto - 7 Anos de experiência no mundo de vendas. Apaixonado por Marketing Digital. Especializado em criação de conteúdo Tráfego pago tráfego orgânico Inbound Marketing Focado em resultados!
impactos da enchente,rio grande do sul

Download Grátis

Logo Google Partner
Rd Station Partner Gold

Somos Certificados Pelas Maiores Empresas de Marketing Digital