Imagem: Abertuda fake criada para a novelas “Pé de Chinesa”
Criado em 2006, o Twitter é uma rede social popular que permite aos usuários o compartilhamento de mensagens curtas, que podem conter texto, imagens, vídeos e links dentro do limite de 280 caracteres.
Em 2022, a empresa foi adquirida por Elon Musk, que mudou o nome da rede social para X. O empresário se posicionou como um defensor da liberdade de expressão, restaurando contas banidas e prometendo menos censura. No entanto, essa postura também levou ao aumento na disseminação de desinformação e discurso de ódio.
Por conta de uma investigação
O caso Pé de Chinesa
A novela Pé de Chinesa, da autora Glória Perez, liderava os assuntos mais comentados no X/Twitter antes do bloqueio da rede no território brasileiro no dia 30/08/2024.
Uma das sinopses da trama é de que Xu Lee (Jade Picon), a filha perdida de um chinês com Barbara Lee (Giovanna Antonelli), vem da China para São Paulo para encontrar o assassino (David Brito) de sua avó (Fernanda Montenegro), uma artista marcial renomada e dona de uma academia de Kung Fu.
Mesmo sendo uma obra falsa, os usuários da rede abraçaram o conteúdo e o fizeram ganhar vida. Depois da sinopse, foram criados fotos de divulgação, música tema, vídeo de abertura para a novela e demais enredos da trama.
A brincadeira ganhou proporção e artistas globais entraram nela. A apresentadora Ana Maria Braga postou na rede social que estaria cotada para fazer uma participação especial. O ator Bruno Gagliasso também postou no X/Twitter que estaria no elenco de Pé de Chinesa. Já Glória Perez não curtiu muito a brincadeira e disse que seus “haters já foram mais criativos”.
A falsa novela também virou assunto em outras redes sociais, como Instagram e TikTok. Mas desde o bloqueio do Twitter no Brasil, o assunto perdeu força.
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Por que Pé de Chinesa foi um assunto tão relevante?
Além do gosto dos internautas brasileiros em fazer piadas na rede social, as vantagens inerentes da plataforma de microblog contribuíram muito para o assunto ganhar relevância.
Desde o início, o X/Twiter permitiu que qualquer pessoa com acesso à internet se tornasse um produtor de conteúdo. Notícias, opiniões e ideias se espalhavam rapidamente, desafiando o monopólio tradicional dos grandes veículos de comunicação.
Eventos em tempo real eram cobertos de forma instantânea, o que tornou a plataforma um dos principais canais para acompanhar notícias e tendências. Um caso notório é o da menina síria que relatava em seu perfil o cotidiano no meio da guerra de Aleppo, em 2016. Seus relatos fizeram com o assunto ganhasse relevância no mundo.
O impacto do X/Twitter no marketing
Pela rapidez com que as informações circulavam na plataforma, as marcas a utilizavam principalmente para reforçar a relação com os clientes, anunciar novidades e analisar tendências.
As marcas que conseguiram se adaptar à linguagem dos usuários da rede social tiveram mais destaque nela. Os principais exemplos são Netflix e Duolingo Brasil, conhecidas por serem criativas na comunicação com o público.