Provavelmente, você já parou para pensar quanto custa investir em marketing digital, não é mesmo? Essa é uma dúvida de muitos, e nós vamos solucioná-la a seguir. Boa leitura!
Quanto custa o Marketing Digital? Essa é uma das perguntas mais comuns quando o assunto é marketing digital, ainda mais quando nunca se teve o contato com esse investimento.
Antes de qualquer coisa, é preciso levar em consideração que cada negócio irá precisar fazer um tipo de investimento diferente. Afinal de contas, cada empresa tem um público-alvo diferente, e para conseguir chamar atenção desse público, é necessário investir em estratégias diferentes.
Parece que estamos falando grego? Calma que até o final deste post você vai entender tudo sobre o assunto. Confira!
Marketing Digital é investimento, não gasto
O primeiro passo é reconhecer que Marketing Digital é investimento, não gasto. Quando falamos de “gasto”, estamos falando sobre um dinheiro que não volta.
No entanto, sabemos que quando as estratégias de marketing digital são bem estruturadas, o retorno do investimento é muito positivo. Mas, para isso é importante contar com a ajuda de profissionais da área, como uma agência de marketing digital. Assim, você terá mais confiança de que seu investimento realmente está valendo a pena.
Por onde começar?
Como falamos no início desse post, você precisa entender sobre o seu negócio para saber onde investir no marketing digital. Afinal, as possibilidades são infinitas.
Para te ajudar, listamos alguns pontos que você deve saber antes de investir em marketing digital. Veja:
1. Entenda o seu negócio
O primeiro ponto muito importante é entender o seu negócio. Ou seja: avaliar o que você oferece, qual é o seu mercado, quem é sua concorrência, o que as outras empresas estão fazendo no marketing digital e por aí vai.
Isso é importante para saber onde você está, quais são suas oportunidades e onde você quer chegar.
Muitas pessoas têm um negócio, mas não sabem nem o que estão fazendo. Assim, não conseguem ter boas estratégias para fazer a empresa prosperar.
2. Saiba quem é o seu público
Depois de entender seu negócio a fundo, você precisa saber quais são os seus clientes ideais, ou seja, seu público-alvo.
Afinal de contas, é esse público que vai guiar suas estratégias.
Se você tiver uma indústria, por exemplo, e resolver investir em anúncios no Instagram, pode não ter tanto retorno como investir no Google Ads. Ao conhecer o seu público, saber como ele se comporta na internet e em quais canais eles mais estão presentes, seu investimento fica muito mais direcionado.
3. Conte com a ajuda de profissionais
Você pode ser muito bom no que faz, mas imagina só ter que fazer o seu trabalho e estudar tudo sobre marketing digital e ainda estruturar todas as suas estratégias.
Complicado, não é mesmo?
A notícia boa é que você não precisa – nem deve – fazer tudo isso sozinho, pois existem profissionais e agências especializadas em marketing digital.
E as vantagens de contratar esse serviço são muitas, como: saber que pode confiar em alguém que sabe o que está fazendo, receber relatórios de resultados, ter auxílio para bolar estratégias e muito mais.
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4. Aposte nas estratégias mais indicadas para o seu negócio
No marketing digital, existem diferentes possibilidades para diferentes negócios. Não existe uma fórmula certa.
Por exemplo: imagine que você tem um escritório de registro de marcas, um dos melhores investimentos é o trabalho de inbound marketing, como produção de conteúdo para responder às dúvidas das pessoas sobre o assunto.
Falando em valores, normalmente o investimento em inbound marketing fica entre 2 – 3 mil reais + os sistemas de automação, com RD Station, para fazer a comunicação com os clientes depois dos cadastros no site e tudo mais.
O Google Ads também é um ótimo investimento para esse tipo de negócio.
Agora falando sobre um restaurante, as redes sociais e o Google Ads são mais indicados.
Não tem certo nem errado, tudo depende de cada negócio.
Qual é o seu budget?
Em um cenário ideal, o melhor seria que você pudesse investir em todas as estratégias indicadas para o seu negócio. Mas, sabemos que não é bem isso que acontece.
Por isso, ao invés de focar em quanto custa investir em marketing digital, foque em investir o dinheiro que você tem disponível nas estratégias mais recomendadas.
Para isso, você pode definir um orçamento anual. É a partir dele que você vai estruturar toda a sua política de Marketing, a começar pela definição de objetivos realistas, que caibam no seu bolso.
Não existe uma resposta certa para a pergunta de quanto custa investir em marketing digital. Tudo depende do seu negócio e do quanto você pode investir.
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