As redes sociais são amplamente usadas no mundo inteiro. Mas você sabe quais são as principais usadas pelos brasileiros? Conheça agora as 7 redes sociais mais usadas no Brasil com dados atualizados para 2020!
Primeiramente, você já deve ter visto ou ouvido em algum lugar o quanto nós – brasileiros – amamos as redes sociais. Talvez você até seja uma dessas pessoas que passam horas e horas olhando posts, fotos e vídeos.
Nesse sentido, podemos dizer que hoje em dia as redes sociais são uma importante ferramenta para comunicação, informação, relacionamentos e, sem dúvidas, para o Marketing Digital.
E a tendência é que esse meio continue crescendo: no ano passado, por exemplo, foram 10 milhões de novos usuários brasileiros em redes sociais, um aumento de 8% em relação ao ano anterior. Os números são do relatório Digital in 2019, do site We Are Social.
Mas quais são as redes sociais mais usadas no Brasil? Confira as 7 redes sociais mais usadas pelos brasileiros abaixo!
YouTube
O YouTube passou o número de acessos do Facebook e, em 2019, tornou-se a rede social mais utilizada pelos brasileiros. Afinal, temos canais brasileiros gigantescos, como o KondZilla e o Whindersson Nunes.
Atualmente, o YouTube é a principal rede social de vídeos online, reunindo mais de 1 bilhão de usuários ativos e mais de 1 bilhão de horas de vídeos visualizados diariamente. Ou seja, é muita gente!
Ainda mais, como o formato do vídeo para distribuição de conteúdo está sendo cada vez mais aceito, vale investir nessa rede como forma de distribuir esse tipo conteúdo.
O Facebook pode ter perdido o seu posto de rede social mais usada no Brasil, no entanto, continua sendo a rede social mais utilizada pela população mundial: com mais de 2,2 bilhões de contas ativas – sendo 130 milhões delas brasileiras.
Em suma, o Facebook é uma rede social versátil e bastante abrangente, que oferece muitas funcionalidades no mesmo lugar.
A rede serve tanto para gerar negócios quanto para conhecer pessoas, relacionar-se com amigos e família, informar-se, etc. Por isso, é praticamente impossível não incluir o Facebook nas suas estratégias de Marketing Digital.
O WhatsApp é a rede social de mensagens instantâneas mais conhecida entre os brasileiros: praticamente todas as pessoas que têm um smartphone também têm o app instalado.
Para ser mais preciso, foi calculado que 89% dos internautas brasileiros estão no WhatsApp.
A rede esteve no centro de muitos debates nas eleições de 2018, já que é muito utilizada para compartilhamento de informações, inclusive fake news, em conversas pessoais ou em grupos. Essa característica, aliás, é o que faz com o WhatsApp seja considerado uma rede social.
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O Instagram foi uma das primeiras redes sociais voltadas para acesso somente por meio do celular. E, embora hoje seja possível visualizar publicações no computador, seu formato continua sendo voltado para dispositivos móveis.
A rede já mudou muito desde 2012, quando foi comprada pelo Facebook. Hoje, é possível postar fotos com proporções diferentes, vídeos (no feed e no IGTV), Stories e mais. Aliás, os Stories são os principais pontos de inovação do app.
Ter uma conta no Instagram é uma forma de divulgar seus conteúdos de forma visual, humanizar a marca – mostrando os bastidores e conversando com seus seguidores, por exemplo -, e de atrair candidatos, caso esteja contratando.
Facebook Messenger
O Messenger é a ferramenta de mensagens instantâneas do Facebook, que foi incorporada na plataforma em 2011 e separada em 2016.
Com essa separação, o download do aplicativo Messenger tornou-se praticamente obrigatório para usuários da rede social via smartphones, já que não é mais possível responder mensagens pelo aplicativo do Facebook.
O Messenger também tem uma função Stories exclusiva. E, além disso, oferece alguns recursos interessantes para empresas, como bots e respostas inteligentes, por exemplo.
O Twitter atingiu seu auge por volta de 2009 e de lá para cá está em declínio, mas isso não quer dizer todos os públicos pararam de usar essa plataforma.
Hoje, a rede social é usada principalmente por usuários que gostam de comentar e debater o que estão assistindo na TV, acontecimentos do mundo, reality shows, jogos de futebol e outros programas.
Ou seja, caso o seu público se identifique com a rede, o Twitter pode ser fonte de Leads e vendas para o seu negócio.
Por fim, a maior rede social voltada para profissionais tem se tornado cada vez mais parecida com outros sites parecidos, como o Facebook.
A diferença é que o foco são contatos profissionais, ou seja: no lugar de amigos, temos conexões, e em vez de páginas, temos companhias. Além disso, outro grande diferencial são as comunidades, que reúnem interessados em algum tema, profissão ou mercado específicos.
O LinkedIn é utilizado por muitas empresas para recrutamento de profissionais, para troca de experiências profissionais em comunidades e outras atividades relacionadas ao universo profissional. Então, pode oferecer boas oportunidades para você e seu negócio.
Depois de aprender mais sobre as redes sociais mais usadas no Brasil e a importância de cada uma delas, que tal começar a investir em Marketing Digital?
Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o nosso blog.
Sucesso!