Mestres do Site

O Guia Completo do Marketing Digital

O Guia Completo do Marketing Digital

Estamos na era digital. Por isso, é praticamente impossível ignorar as estratégias de marketing digital para o seu negócio. Confira agora o guia completo do Marketing Digital para saber mais sobre o assunto!

A princípio, o marketing digital, nos dias de hoje, é quase uma condição para a sobrevivência e o crescimento sustentável de qualquer negócio. Trata-se de uma consequência natural de uma vida cada vez mais digital.

A internet transformou não somente a forma como o consumidor toma as suas decisões de compra, mas também a maneira como ele procura produtos e serviços e se relaciona com as marcas.

Se tudo isso ainda não faz sentido para você, então, basta pensar em suas próprias experiências para entender melhor.

Para saber mais, confira o guia completo sobre marketing digital para você. Assim, ao final da leitura, ficará muito mais preparado para estabelecer seu planejamento e ações relacionadas ao universo online para alcançar seus objetivos.

Boa leitura!

Primeiramente, o que é Marketing Digital?

Em suma, Marketing Digital é uma estratégia realizada em diferentes canais online para promoção de marca, reforço de reputação e vendas de soluções. 

Sites, blogs, redes sociais, links patrocinados, e-books, newsletter e e-mail marketing são alguns exemplos de se conectar com o público e ser encontrado pela sua audiência na web.

Pode parecer simples, entretanto, cada um desses canais pode trazer resultados incríveis para o seu negócio.

Como fazer um planejamento de Marketing Digital?

Para ter sucesso com as suas estratégias, é preciso se planejar. Pelo contrário, o marketing digital não trará os resultados que você gostaria.

Afinal, é fácil cometer erros como desperdício de tempo, dinheiro e esforço sem um bom planejamento.

Quando há uma estratégia estabelecida de acordo com seus objetivos e as características do seu público, tudo muda.

Por essa razão, para fazer um plano de marketing digital, é preciso levar em consideração alguns passos, por exemplo:

  • Pense além do seu site: o marketing digital não se resume apenas em ter um site, ele envolve elementos como marketing de conteúdo, e-mail marketing, redes sociais, etc.
  • Crie buyer personas: identifique os perfis de seus clientes ideais e, então, alinhe seu conteúdo com os interesses deles em cada estágio de sua jornada de compra, atraindo-os com mais facilidade.
  • Otimize o caminho até sua empresa: seja por SEO, redes sociais, anúncios patrocinados e outras estratégias, atente-se em ser facilmente encontrado por seu público
  • Escolha as ferramentas certas: existem inúmeras ferramentas de marketing digital. Então, utilize as que melhor se adaptam aos seus objetivos para criar suas campanhas
  • Estabeleça metas SMART: suas metas devem ser específicas (Specific), mensuráveis (Measurable), atingíveis (Attainable), relevantes (Relevant) e temporais (Time Based).

Benefícios do Marketing Digital

Logo depois de aprender o que é marketing digital, talvez esteja se perguntando: quais as suas verdadeiras vantagens?

Confira abaixo!

Baixo custo

Ao contrário do marketing tradicional (como divulgação em jornal, rádio e TV, por exemplo), o marketing digital apresenta um custo relativamente menor.

Maior alcance

Graças à internet, é possível alcançar mais pessoas. Afinal, você não fica limitado geograficamente.

Personalização

A partir dos dados captados sobre o seu público, é possível utilizar seus interesses e preferências para personalizar a mensagem de marketing que ele recebe. Assim, se comunicando muito melhor com seus possíveis clientes.

Aumento nas taxas de conversão

A internet facilitou o processo de compras. Afinal de contas, as pessoas não precisam ir à empresa, nem atender o telefone, para se tornarem clientes, basta dar um clique no site e pronto!

Facilmente mensurável

Os dados e relatórios gerados pelas ferramentas certas mostram os resultados exatos e em tempo real. Dessa forma, você pode fazer ajustes quando necessários, evitar prejuízos e aumentar os ganhos.

Principais Métricas e KPI’s de Marketing Digital

Métricas e KPIs de marketing digital nada mais são que os valores utilizados para medir e acompanhar o desempenho de suas campanhas.

Assim, ao definir indicadores específicos, fica mais fácil determinar metas e objetivos, medir o desempenho e fazer ajustes quando for preciso.

marketing digital

No geral, o ideal é que esses indicadores sejam estabelecidos de acordo com o seu objetivo. Veja abaixo quais são as principais métricas e KPI’s de marketing digital:

  • Total de visitas no site
  • Tráfego por cada meio
  • Relação entre novos visitantes x visitantes em retorno
  • Tempo médio no site
  • Taxa de rejeição do site
  • Número de conversões
  • CTR (Taxa de Cliques)
  • CPL (Custo por Lead)
  • CPC (Custo por Conversão)
  • CPA (Custo por Aquisição)
  • ROI (Retorno sobre Investimento)
  • Taxa de abertura de e-mail
  • Taxa de abandono de carrinho de compras.

Vale ressaltar que, antes de adotar qualquer indicador, é preciso avaliar cada um deles e identificar oportunidades de qualificar seus resultados.

Marketing de Conteúdo?

Primeiramente, não poderíamos deixar esse tópico de fora deste guia. O Marketing de conteúdo é uma estratégia de produção e promoção de conteúdos com o propósito de atrair e engajar o público-alvo, gerar reconhecimento da marca, aumentar o tráfego do site, capturar mais leads, além de fidelizar e reter mais clientes.

Essa estratégia não é restrita ao ambiente digital, mas se favorece muito dele.

O segredo para fazer sucesso com a criação de conteúdo é escolher detalhadamente os temas que mais atraem sua audiência e forneçam respostas e soluções para suas necessidades específicas. 

Nesse sentido, realizar uma pesquisa de público-alvo e criar buyers personas são ótimas alternativas para conhecer bem seus clientes e garantir que o conteúdo certo seja ofertado em cada etapa da jornada do comprador.

E o Inbound Marketing, como funciona?

O Inbound Marketing se relaciona com o Marketing de Conteúdo, afinal seu objetivo é atrair pessoas para seu negócio com da criação de um conteúdo de qualidade, despertando o interesse do público em todos os estágios do processo de compra.

Para entender melhor, pense que as pessoas costumam procurar soluções para seus problemas pela internet, certo? Dessa maneira, ao alinhar o conteúdo que você publica com os interesses do seu público, você atrai naturalmente o tráfego para suas redes.

Assim, essas pessoas são convertidas em leads ou clientes e passam a ser trabalhados com o tempo através de mais conteúdo, bom atendimento, follow-up, e outros elementos.

O importante é ter conteúdo de qualidade, capaz de atender os diferentes estágios do processo de compra, a fim de capturar leads interessados onde eles costumam estar.

Nesse sentido, é possível dizer que o inbound marketing funciona a partir de quatro pilares principais:

  • Atração
  • Conversão
  • Fechamento
  • Encantamento.

Ao contrário do outbound marketing (comerciais na mídia, outdoors, panfletos, entre outras ações), o inbound marketing não é invasivo. Ou seja, em vez de você procurar o cliente, o inbound marketing cria estratégias para o cliente encontrá-lo.

marketing digital

E-mail Marketing 

Muitas pessoas acreditam que o e-mail marketing está morto. No entanto, a verdade é que os consumidores ainda gostam muito e acompanham esse tipo de ferramenta.

Mas não basta apenas criar uma campanha e sair enviando para sua lista. Seus e-mails marketing devem ser planejadas de forma estratégica, oferecendo conteúdo relevante e informativo para o público.

Afinal, você não quer que o seu e-mail se torne apenas mais uma mensagem ocupando espaço na caixa de entrada de alguém, certo?

Marketing Digital e as Redes Sociais

De fato, as redes sociais já passaram a fazer parte da rotina de um grande número de pessoas. Nesse sentido, o papel do marketing digital nesses meios é promover conteúdo, além de encontrar e engajar possíveis consumidores.

Assim, podemos dizer que essa é uma excelente estratégia para ajudar seu negócio a aumentar o reconhecimento de marca, gerar mais leads e qualificar o relacionamento com o cliente.

CRO: Otimização da taxa de conversão

A otimização da taxa de conversão (CRO) consiste em usar análises e feedbacks dos usuários para melhorar o desempenho de uma página na internet.

Em outras palavras, trata-se de uma estratégia para descobrir o objetivo do visitante quando ele chega ao site e, logo depois, fazer ajustes para entregar isso a ele.

Esse é um esforço que depende diretamente da métrica ou KPI que você está tentando otimizar.

SEO (Search Engine Optimization)

O SEO tem um papel importante no aumento de conhecimento da marca e atração de leads qualificados, um dos principais objetivos do marketing digital.

Em outras palavras, o SEO é o processo de otimização de conteúdo, que consiste na aplicação de técnicas que otimizam a página e seu conteúdo para que apareçam no topo dos resultados orgânicos de um mecanismo de pesquisa, como o Google.

Dessa forma, quando a pessoa realiza uma pesquisa utilizando certa palavra-chave, a ideia é que a sua página seja apresentada como uma solução para a sua busca.

LEIA MAIS EM:
👉 SEO: o que é e como utilizar suas técnicas?

SEM (Search Engine Marketing)

Por outro lado, o SEM vai além do SEO, ele tem como objetivo obter mais visibilidade nos mecanismos de busca.

Nesse sentido, isso pode se dar através do tráfego orgânico ou envolvendo métodos de publicidade paga, comprando essencialmente espaço publicitário nos resultados.

Assim, ao invés de tentar ranquear mais alto e obter tráfego gratuito, você paga para aparecer na frente das buscas.

Links Patrocinados

Links patrocinados são os anúncios mostrados na área superior de uma página de resultados do Google, ou de outro mecanismo de busca, assim como na timeline do Facebook ou Instagram, por exemplo.

Os links patrocinados possuem um alto poder de segmentação com base em diversos critérios, como idade, local, sexo e interesses, por exemplo, o que permite que você alcance justamente o público que deseja.

Conclusão

Por fim, este guia reuniu informações completas sobre o marketing digital, sua importância, ferramentas e dicas de aplicação.

Agora, você tem ótimas informações para começar a traçar a sua estratégia no ambiente digital. Então, mãos à obra!

Ainda mais, lembre-se de buscar o aperfeiçoamento constante, ampliando a sua visão e conhecimentos na área.

Para mais dicas, continue acompanhando o nosso blog.

Sucesso!

Fechar Menu
Recebemos a sua mensagem. Em alguns minutos nossa equipe fará contato.
Modelo de Site First TI