Registro de Domínio: como fazer?

Divulgue esse Artigo

Atalhos para este artigo

Criamos um manual com tudo que você precisa saber sobre registro de domínio, inclusive como fazer o seu. Confira!

Ter um site é fundamental nos dias de hoje. Afinal de contas, sem um site profissional, você corre o risco de não passar credibilidade e autoridade para as pessoas.

No entanto, na hora da criação de um site, algumas empresas pulam a etapa de ter um registro de domínio por acharem complicado e técnico demais. Mas acredite: é mais fácil do que parece!

Quer ver? Então, continue a leitura deste post até o final!

O que é domínio?

O domínio é um endereço que identifica o seu negócio (ou você mesmo) na internet. É como se fosse o “nome” do seu site, podendo também ser utilizado nos seus e-mails.

Um domínio é composto por um nome e uma extensão, como:

  • suaempresa.com.br
  • nome: suaempresa
  • extensão: .com.br

Por exemplo, o domínio da Mestres do Site é mestresdosite.com.br.

Diferença entre hospedagem e domínio de site

Na hora de criar um site, muitas pessoas confundem os termos “domínio” e “hospedagem”. Esses conceitos estão relacionados, é claro, mas são coisas diferentes.

Como vimos, domínio é o endereço do seu site, o que você digita na barra de endereços para ir para uma página.

Já a hospedagem, é um servidor onde o seu site está hospedado na internet, sendo responsável por levar as informações do seu negócio até o público e estarem disponíveis 24 horas por dia.

Para entender tudo sobre hospedagem de sites, clique aqui.

Como escolher o melhor domínio?

No geral, existem alguns tipos de extensões disponíveis. Os principais são:

  • .com
  • .com.br
  • .net
  • .org
  • .info
  • .edu

No entanto, não é só isso que você precisa levar em consideração na hora de escolher seu domínio. Também é necessário pensar nos seguintes pontos:

Seu domínio tem personalidade ou é genérico?

Na pressa de querer criar um site logo, muitas pessoas caem no erro de nomear o site de maneira genérica, como “roupasonline.com”, “melhoresmaquinas.com.br”, “lojadesapatos.com.br”

O grande problema com esses domínios é que nenhum deles se parece com uma marca.

Dessa forma, eles não têm personalidade e são difíceis de lembrar. Afinal, não são marcantes.

Facilidade ao pronunciar

Nós, seres humanos, lembramos mais facilmente daquilo que temos facilidade de falar e pensar. Por isso, é importante que o seu domínio seja fácil de pronunciar e pensar.

Por isso, de maneira de geral, evite que seu domínio:

  • Tenha números;
  • Seja difícil de pronunciar;
  • Seja ambíguo ou tenha várias pronúncias possíveis;
  • Faça trocadilhos confusos ou misture duas palavras.

Cuidado com o tamanho do domínio

Resumidamente, quanto mais curto for o seu domínio, melhor.

Afinal de contas, quanto menos caracteres um domínio tem, mais fácil ele se torna para lembrar e digitar. Mas, isso não anula todas as outras “regras”, ok?

O ideal é encontrar o equilíbrio entre passar a impressão que você deseja e fazê-lo da forma mais breve possível.

Qual extensão escolher?

Na internet, algumas extensões de domínio são mais consolidadas do que outras.

Isso não tem um motivo específico, apenas uma questão de hábito mesmo. Normalmente, estamos mais habituados com as extensões “.com” e “.com.br”

No entanto, isso não é uma regra fixa. Por exemplo, se o seu negócio estiver na área de educação faz sentido ter um domínio “.edu”.

Da mesma forma que se for uma organização não governamental você pode optar pelo “.org”.

Cuidado com nomes e produtos registrados

Sempre tenha muita atenção para não violar nenhuma marca registrada!

Aliás, nada impede você de comprar um domínio que tenha o nome de uma marca já existente, no entanto, isso pode te dar problemas para colocar conteúdos no ar.

Vale ressaltar que isso não inclui somente nomes de empresas, mas também de produtos registrados.

Se alguma marca decidir processar você, não é a sua opinião que importa – nem a opinião deles -, e sim a decisão do juiz responsável. Portanto, é melhor evitar problemas.

Palavra-chave principal

Essa dica é como um bônus.

Você não deve ficar obcecado para incluir sua palavra-chave no domínio, ou descartar qualquer ideia que não contenha o termo.

No entanto, usar sua principal palavra-chave no domínio ajuda tanto em termos de posicionamento quanto no SEO.

Sendo assim, se puder incluir, faça. Mas, não precisa ficar quebrando a cabeça com isso.

LEIA TAMBÉM:
👉 O que analisar antes e depois de criar o site da sua empresa?

Passo a passo para registrar um domínio

Agora que você já sabe como escolher o seu domínio, deve estar se perguntando como registrá-lo, certo?

Confira a seguir!

Registrando um domínio com final “.br”

1. Avalie se o endereço está disponível

O primeiro passo é acessar o Registro.br e verificar a disponibilidade do domínio que você deseja.

Na própria página inicial é possível ver se a opção está disponível. E, caso você tenha que pensar em um outro domínio, o Registro.br mostrará outras opções similares.

Nem sempre elas serão úteis, mas vale conferir.

2. Cadastre-se no serviço de registro

Após verificar um domínio disponível, é hora de fazer seu cadastro pessoal. Para isso, é só clicar em “Criar conta” e inserir dados como nome, e-mail, telefone e endereço.

3. Registre o seu domínio

Depois de fazer seu cadastro pessoal, você estará apto para fazer o registro do domínio em si.

O procedimento é parecido, com a diferença de que você terá que informar seu CPF ou CNPJ, além de endereço e telefone válidos.

Nessa fase você também vai informar o DNS do servidor em que seu site está hospedado.

O próprio site Registro.br disponibiliza um serviço de DNS, bastando você selecionar essa opção ao fazer seu cadastro.

4. Realize o pagamento

O preço do serviço de domínio é de R$ 30,00 por ano, mais R$ 27,00 por ano adicional.

Aqui, você também pode optar por contratar um redirecionador de e-mail.

Dessa maneira, é possível ter um endereço com o nome do seu site, conforme já comentamos anteriormente (por exemplo: nome@suaempresa.com.br).

Após a confirmação do pagamento, o Registro.br redirecionará o endereço do seu site para o domínio registrado.

Registrando domínios com outras extensões

1. Escolha um registrador de domínio

Caso você deseje registrar um domínio que não termine com “.br”, o caminho mais simples é fazer tudo através do serviço de hospedagem.

Existem muitas empresas com boa reputação no mercado, como HostMídia, HostGator, GoDaddy, Locaweb, Wix, entre outras.

2. Confira se o endereço está disponível

A maioria dos sites dos serviços de hospedagem oferecem uma opção para checar se o nome do domínio está disponível, e também dão sugestões caso o endereço que você deseja já tenha sido comprado.

3. Selecione outros serviços desejados

Após encontrar um domínio disponível, pode ser que você queira contratar outros serviços, como um e-mail corporativo, por exemplo.

4. Complete o seu registro

Nesta fase, é preciso completar seu cadastro, informando dados como nome, telefone, endereço, entre outros.

5. Faça o pagamento

Por fim, basta adicionar suas informações para pagamento – como o número do cartão de crédito – e concluir a compra.

Quando o processo for confirmado, será possível começar a usar os serviços contratados.

VEJA TAMBÉM:
👉 Cuidado: erros que podem tirar seu site do ar!

Vantagens de ter um domínio próprio

Você já deve ter visto, pelo menos uma vez, algum site que não utiliza domínios próprio, como: www.seunegocio.wordpress.com, ou www.seunegocio.blogspot.com.

Afinal, as plataformas de criação de sites como o Blogger ou WordPress permitem que você coloque seu site no ar sem precisar comprar um domínio.

No entanto, isso dá uma sensação amadora ao site e, consequentemente, prejudica a imagem da sua empresa. Mas, a credibilidade é só um dos benefícios que um domínio próprio oferece.

Veja mais a seguir!

1. Credibilidade

Como acabamos de dizer, um domínio próprio traz muito mais profissionalismo, demonstrando que sua empresa é séria e confiável.

2. Divulgação

Divulgar um domínio simples e que vai direto ao ponto é muito mais simples, tanto no boca a boca quanto na própria internet.

Imagine só ter que ficar falando “www.seunegocio.wordpress.com” toda hora que for divulgar o seu site? É muito mais simples falar “www.seunegocio.com”, não é mesmo?

3. Memorização

Um endereço próprio também é muito mais fácil de lembrar, colaborando com a dica que demos anteriormente neste post.

4. Alcance nas redes de pesquisa

As plataformas de busca, como o Google ou Bing, dão preferência para quem possui domínio próprio. Ou seja, seu site poderá ser melhor ranqueado nas pesquisas (assim como todas as páginas dentro dele).

Dessa forma, você pode receber mais acessos, ampliando as oportunidades de negócios.

5. E-mail próprio

Com um domínio registrado, é possível ter e-mails personalizados para o seu negócio (por exemplo: nome@seunegocio.com.br).

Isso também dá um ar muito mais profissional na sua comunicação com clientes e prospectos, além de evitar misturar a caixa de entrada pessoal com a profissional.

6. Proteção da marca

Muita gente não leva esse ponto em consideração, mas o fato é que qualquer pessoa pode registrar um domínio com o nome da sua marca.

Para se proteger, então, você deve fazer o registro antes de qualquer outra empresa.

Isso é essencial para assegurar o posicionamento e a reputação da sua organização na internet.

7. Customização do site

Como mencionamos acima, algumas plataformas gratuitas de criação de sites oferecem também domínios grátis (com o nome deles incluso).

No entanto, uma das grandes desvantagens disso é que você sempre estará sujeito às limitações que a plataforma impõe. Por exemplo, possivelmente você não poderá customizar o seu site da maneira que deseja, deixando a sua plataforma sem a identidade da sua empresa.

8. Ausência de anúncios indesejados

Outra desvantagem das plataformas gratuitas é que, muitas vezes, elas exibem anúncios publicitários sem que você deseje.

Isso acontece para cobrir os custos do serviço que é oferecido gratuitamente.

No entanto, quem sofre as consequências é você, já que a navegação e a experiência do usuário no site ficarão prejudicadas.

9. Baixo custo

Registrar um domínio é bem mais barato do que muita gente pensa, custando a partir de R$ 40,00 ao ano.

Ou seja, não tem desculpas para não ter um domínio próprio, certo?

E então, gostou das dicas?

Agora que você já sabe que registrar um domínio não é tão complicado, não deixe de criar o seu site.

Para isso, dê uma olhada no post sobre como planejar o conteúdo para o seu site!

Esse artigo foi escrito por...

Picture of Giovanni Ballarin

Giovanni Ballarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 18 anos. Especialista em Tráfego Pago, Busca Orgânica e Inbound Marketing com certificação Google Ads e Gold Partner RD Station.
Picture of Giovanni Ballarin

Giovanni Ballarin

Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 18 anos. Especialista em Tráfego Pago, Busca Orgânica e Inbound Marketing com certificação Google Ads e Gold Partner RD Station.

Download Grátis

Logo Google Partner
Rd Station Partner Gold

Somos Certificados Pelas Maiores Empresas de Marketing Digital

Foco em
Resultado

Reconhecimento é nossa
maior recompensa!

Seu contato foi recebido com sucesso!

Em breve nossos consultores entrarão em contato.

Agora, aproveite para navegar em nosso site institucional e entenda por que somos os Mestres do Site.
pic-popup-well-done.png
Logo Google Partner
Rd Station Partner Gold

Somos Certificados Pelas Maiores Empresas de Marketing Digital