Santander abraça mudança para conquistar nova geração: entenda esta proposta

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A nova proposta do banco espanhol começou a ser divulgada na última semana do mês de abril e conta com slogan impactante e novo tipo de conta e cartão.

“Começa agora”

“Nem todo começo é fácil, mas uma hora, todo mundo tem que começar” são as palavras que iniciam a nova campanha do Santander. O vídeo mostra pessoas começando novos desafios de diferentes tipos — mais um dia de trabalho, um novo emprego, uma competição, uma nova situação.

Fica claro que a marca quer se aproximar do consumidor comum que possui suas incertezas e que enfrenta desafios em seu dia a dia, principalmente àqueles que estão começando algo novo — ponto aqui que gera grande conexão com o público, como explicamos neste artigo.

Free

A conta corrente e o cartão de crédito gratuitos são oferecidos na modalidade Free. Com a proposta de ser uma conta totalmente digital, ela possui chat 24 horas em todos os dias da semana, saques ilimitados e opção de parcelar no Pix ou no cartão o que foi pago à vista, o que garante facilidade para os novos clientes.

Outros benefícios do cartão Free são acesso à pré-venda de ingresso para shows — vantagem interessante no cenário atual, em que ocorrem muitos shows e festivais no Brasil a cada ano — e descontos exclusivos no shopping Esfera — clube de pontos do grupo Santander.

O banco ainda enfatiza que o cartão e a conta são grátis de verdade e para sempre.

Mudança estratégica e com fundamento

Olhando inicialmente a nova proposta do Santander, podemos chegar à conclusão que o banco quer atingir um público mais jovem e pessoas de baixa renda.

Antes de qualquer lançamento ou renovação, uma marca deve fazer uma pesquisa com seu público-alvo para conhecê-lo e saber se o seu produto ou serviço atenderá às suas necessidades ou resolverá um problema.

No caso do Santander, a pesquisa foi realizada com mais de mil pessoas. Este público foi diverso, contendo correntistas do próprio banco e de outros.

O principal objetivo era saber quais são os motivos que fazem uma pessoa abrir uma conta em uma instituição financeira. O resultados foram:

● 15,1%: gratuidade da conta e do cartão;

● 11,2%: benefícios.

Sobre o cartão de crédito, as preferências são:

● 38,8%: resolver tudo pelo aplicativo;

● 37,1% limite para gastos oferecido pela instituição.

O que se pode concluir é que por ser de um banco tradicional, a campanha deixa clara a vontade do Santander de se tornar mais atrativo digitalmente para os novos clientes, que provavelmente conhecem e já possuem conta nas fintechs mais populares.

Da pesquisa nasce o produto

Depois de observar os números da pesquisa, fica mais fácil entender o motivo da conta Free ter sido lançada.

A gratuidade da conta e do cartão já é um item atrativo que muitas fintechs oferecem, portanto, agora o Santander entra como uma concorrente desse setor.

O benefício de ter acesso à pré-venda de ingressos de shows é muito interessante, já que ele é mais comum nos bancos tradicionais.

A preferência de resolver tudo pelo aplicativo é o motivo pelo qual as fintechs fazem tanto sucesso, até porque sabemos na pele o quão chato é ter que ir em uma agência.

Começar agora versus no futuro

Algo interessante que foi notado pelo artigo da Meio & Mensagem é a contraposição da mensagem do Santander com a de outro banco.

O “começar agora” se contrapõe ao “feito no futuro” lançado no rebrand do banco Itaú no final de 2023, sendo logo seguido pelo banco Inter e seu “super app”.

O interessante é notar a diferença em cada banco:

● Itaú: atualização do design e dos valores da marca;

● Inter: melhorar o design e desempenho do aplicativo;

● Santander: conquistar um novo público, mais jovem e de baixa renda.

Mas, ao final, o objetivo de todos é o mesmo: se manter moderno e atrativo para os clientes como toda e qualquer marca.

Esse artigo foi escrito por...

Foto de Giovanni Ballarin
Giovanni Ballarin
Giovanni é co-fundador e CEO da Mestres do Site e Avalanche de Clientes, atua no mercado de Marketing Digital há mais de 22 anos. Especialista em Geração de Demanda através da Internet. Mais de 3.500 clientes atendidos.

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