A nova proposta do banco espanhol começou a ser divulgada na última semana do mês de abril e conta com slogan impactante e novo tipo de conta e cartão.
“Começa agora”
“Nem todo começo é fácil, mas uma hora, todo mundo tem que começar” são as palavras que iniciam a nova campanha do Santander. O vídeo mostra pessoas começando novos desafios de diferentes tipos — mais um dia de trabalho, um novo emprego, uma competição, uma nova situação.
Fica claro que a marca quer se aproximar do consumidor comum que possui suas incertezas e que enfrenta desafios em seu dia a dia, principalmente àqueles que estão começando algo novo — ponto aqui que gera grande conexão com o público, como explicamos neste artigo.
Free
A conta corrente e o cartão de crédito gratuitos são oferecidos na modalidade Free. Com a proposta de ser uma conta totalmente digital, ela possui chat 24 horas em todos os dias da semana, saques ilimitados e opção de parcelar no Pix ou no cartão o que foi pago à vista, o que garante facilidade para os novos clientes.
Outros benefícios do cartão Free são acesso à pré-venda de ingresso para shows — vantagem interessante no cenário atual, em que ocorrem muitos shows e festivais no Brasil a cada ano — e descontos exclusivos no shopping Esfera — clube de pontos do grupo Santander.
O banco ainda enfatiza que o cartão e a conta são grátis de verdade e para sempre.
Mudança estratégica e com fundamento
Olhando inicialmente a nova proposta do Santander, podemos chegar à conclusão que o banco quer atingir um público mais jovem e pessoas de baixa renda.
Antes de qualquer lançamento ou renovação, uma marca deve fazer uma pesquisa com seu público-alvo para conhecê-lo e saber se o seu produto ou serviço atenderá às suas necessidades ou resolverá um problema.
No caso do Santander, a pesquisa foi realizada com mais de mil pessoas. Este público foi diverso, contendo correntistas do próprio banco e de outros.
O principal objetivo era saber quais são os motivos que fazem uma pessoa abrir uma conta em uma instituição financeira. O resultados foram:
● 15,1%: gratuidade da conta e do cartão;
● 11,2%: benefícios.
Sobre o cartão de crédito, as preferências são:
● 38,8%: resolver tudo pelo aplicativo;
● 37,1% limite para gastos oferecido pela instituição.
O que se pode concluir é que por ser de um banco tradicional, a campanha deixa clara a vontade do Santander de se tornar mais atrativo digitalmente para os novos clientes, que provavelmente conhecem e já possuem conta nas fintechs mais populares.
Da pesquisa nasce o produto
Depois de observar os números da pesquisa, fica mais fácil entender o motivo da conta Free ter sido lançada.
A gratuidade da conta e do cartão já é um item atrativo que muitas fintechs oferecem, portanto, agora o Santander entra como uma concorrente desse setor.
O benefício de ter acesso à pré-venda de ingressos de shows é muito interessante, já que ele é mais comum nos bancos tradicionais.
A preferência de resolver tudo pelo aplicativo é o motivo pelo qual as fintechs fazem tanto sucesso, até porque sabemos na pele o quão chato é ter que ir em uma agência.
Começar agora versus no futuro
Algo interessante que foi notado pelo artigo da Meio & Mensagem é a contraposição da mensagem do Santander com a de outro banco.
O “começar agora” se contrapõe ao “feito no futuro” lançado no rebrand do banco Itaú no final de 2023, sendo logo seguido pelo banco Inter e seu “super app”.
O interessante é notar a diferença em cada banco:
● Itaú: atualização do design e dos valores da marca;
● Inter: melhorar o design e desempenho do aplicativo;
● Santander: conquistar um novo público, mais jovem e de baixa renda.
Mas, ao final, o objetivo de todos é o mesmo: se manter moderno e atrativo para os clientes como toda e qualquer marca.