Criação e hospedagem de sites: o que você precisa saber

Criação e hospedagem de sites

Existem muitos detalhes por trás da criação e hospedagem de sites. Confira tudo que você precisa saber neste post!

Nos dias de hoje é mais que obrigatório que as empresas tenham um bom website, não é mesmo? 

Nesse sentido, é sempre válido levar em consideração que, como o Google é a maior referência para se buscar soluções, ter o seu negócio devidamente projetado para o buscador é o primeiro passo para o sucesso das suas estratégias.

No entanto, não é só isso. Os fatores técnicos ligados ao desenvolvimento de uma plataforma de sucesso vão muito além, como a hospedagem e o domínio, por exemplo.

Não entendeu nada? A seguir, confira tudo que você precisa saber sobre criação e hospedagem de sites!

Por que ter um site?

O site é o principal canal online de uma empresa, ele é a sua porta de entrada no mundo digital. Combinado a outras ferramentas, como o e-mail, as redes sociais e os blog posts, o site ajuda propagar os valores, a missão e a cultura de um negócio.

Sendo assim, é indispensável incluir essa estratégia nos planos da sua empresa, certo?

Muita gente pensa que as redes sociais podem substituir um site. No entanto, você tem que lembrar que ter somente o seu perfil nas redes sociais é muito perigoso, já que pode haver instabilidade na plataforma, além de ela sumir de um dia para o outro. Ter um website é ter um espaço exclusivo para a sua empresa na internet, é como uma vitrine virtual, onde você mostra todo o universo da sua marca.

LEIA TAMBÉM:
👉Passo a passo para aparecer na primeira página do Google

O que é a hospedagem de site?

A hospedagem de sites nada mais é que um serviço que armazena todos os arquivos necessários para manter sua página disponível 24 horas por dia, todos os dias na internet. 

Hoje, é possível encontrar várias empresas que disponibilizam esse tipo de serviço para garantir o funcionamento correto da sua página.

No entanto, é extremamente necessário escolher os serviços de uma empresa que garanta uma hospedagem de qualidade, de modo que o site não tenha instabilidade e fique sempre no ar. Afinal, você precisa oferecer a melhor experiência para o público, não é mesmo?

Como escolher a melhor hospedagem?

Uma vez que a estabilidade de acesso pode ser o fator decisivo para que um cliente realize uma compra ou entre em contato com sua empresa, é muito importante contar com o serviço certo de hospedagem de sites. 

Para isso, é importante escolher um plano que esteja de acordo com as necessidades do seu negócio,ao mesmo tempo em que leva em consideração fatores como espaço de armazenamento, suporte, plataforma de auxílio e banco de dados.

Por isso, não faça essa escolha apenas olhando valores, mas sim o custo-benefício.

E o que é domínio?

Assim como as pessoas possuem um documento de identificação, todos os sites precisam de uma identificação fácil e única. 

O domínio é o seu endereço online, como mestresdosite.com.br

Os domínios podem ter extensões variadas, indo de .com ou .com.br a .org, .tv ou .info, por exemplo. Para empresas e negócios, prefira os tradicionais .com ou .com.br, que são as opções mais conhecidas e passam credibilidade.

Qual a diferença entre hospedagem de sites e domínio?

Além de adquirir um serviço de hospedagem para poder ter um website, você também precisa ter um registro de domínio. Mas qual é a diferença entre eles?

Enquanto a hospedagem possibilita que você alugue um espaço no servidor para seu site, o domínio é o seu endereço.

Quando os visitantes quiserem acessar o seu site, eles terão que digitar o seu domínio na barra do navegador e o servidor faz a transferência dos arquivos solicitados.

Que termos técnicos você precisa saber?

Tráfego

Toda vez que um usuário clica no link ou digita o endereço da sua página, torna-se um visitante. De forma geral, o tráfego é definido por todas as visitas que seu site recebe. 

As visitas podem ser orgânicas — se originadas de pesquisas em buscadores como o Google —, pagas — se vierem de campanhas pagas de anúncios —, de redes sociais ou diretas — se o usuário digitar o endereço diretamente na barra de pesquisa.

Em estratégias de marketing, por exemplo, é válido mensurar o tráfego para que você saiba de onde vem os acessos do seu site. Isso te dará a chance de alterar ou aperfeiçoar as estratégias.

Além disso, os registros de tráfego também podem ser úteis para avaliar as taxas de abandono no seu site. Ou seja, se as pessoas acessam o site, mas fecham a página rapidamente, pode significar que não tenham gostado do conteúdo que visualizaram. O que será que você pode fazer para melhorar isso?

Subdomínio

Em suma, um subdomínio é uma ramificação do domínio. Dessa forma, se seu site principal é www.seunegocio.com, www.blog.suaempresa.com pode ser um subdomínio. 

Subdomínios são gratuitos e são ótimos para caracterizar seções específicas do seu site, como um blog, além de permitirem a personalização do seu site.

FTP

O Protocolo de Transferência de Artigos — ou File Transfer Protocol — facilita o acesso a arquivos presentes no site e acelera o processo de passagem desses arquivos para um serviço de hospedagem.

É pelo FTP que as fotos, textos, vídeos e outros conteúdos disponíveis no seu site são transferidos de um computador para a rede, por exemplo.

Redirecionamento

Uma das ferramentas mais versáteis dentro do provedor de hospedagem é o redirecionamento. 

Com ele, você pode redirecionar uma página para seu domínio ou para um domínio externo. Dessa maneira, é possível direcionar  www.seudominio.com para www.seudominio.com.br/promoçao, por exemplo.

Isso também vale para quando você possui diferentes registros de domínio como www.seudominio.com e www.seudominio.com.br . Assim, independentemente da forma como o usuário digitar o endereço no navegador, ele terá acesso ao seu site.

Gerenciador de arquivos

Um gerenciador de arquivos é a base do gerenciamento do seu site. Nele, você pode administrar as pastas e os arquivos de sua estrutura. Ali também é possível fazer downloads, uploads, excluir e alterar qualquer arquivo. 

Esse gerenciamento pode ser feito através de HTTP ou via web.

No entanto, tome cuidado ao utilizar o gerenciador de arquivos para não deletar informações que podem ser importantes para o site. Além disso, manter o espaço sempre organizado e com as pastas e arquivos renomeados corretamente pode ser útil para quando você necessitar fazer alguma alteração.

Tudo isso pareceu muito complicado? Você não precisa fazer isso sozinho!

Conte com a Mestres do Site para a criação do seu site!

Quem escreveu essa matéria?

Equipe de Marketing Digital da Mestres do Site

Todo o conteúdo que você lê nesse blog foi produzido pelo grupo de especialistas de Marketing Digital da Mestres do Site.

Essa equipe já atendeu mais de 1.000 clientes nos últimos 6 anos e atualmente gerencia mais de R$ 1.000.000,00/mês em campanhas de Google Ads e Facebook Ads.

Foco em
Resultado

Reconhecimento é nossa
maior recompensa!