5 dicas para criar conteúdo sem focar apenas no seu produto

dicas para produzir conteúdo

Produzir conteúdo sem focar só em um produto ou serviço pode ser um desafio, mas não é impossível. Neste post, trouxemos ótimas dicas para você criar conteúdo relevante e não ficar apenas vendendo toda hora. Confira! 

O grande objetivo do marketing de conteúdo é a produção de conteúdos relevantes para o seu público. Ou seja, nessa estratégia você não fica apenas divulgando o seu produto e vendendo o tempo todo, como costumava ser no marketing tradicional.

Hoje em dia, somos bombardeados de informações por todas as partes. Por isso, você deve saber muito bem quem é o público da sua marca e quais são os seus interesses. Assim, ficará muito mais fácil criar um conteúdo direcionado e de valor.

Você tem dificuldades para criar conteúdo sem focar apenas no seu produto ou serviço? Calma, nós vamos te ajudar! Confira a seguir 7 ótimas dicas que separamos especialmente para você.

1. Conheça o seu público

Como acabamos de falar, conhecer o seu público é essencial para uma boa produção de conteúdo.

No entanto, não adianta reunir apenas aquelas informações básicas de idade, sexo e cidade. Procure saber quais são as suas preferências, quais redes sociais usam, quais conteúdos mais gostam, qual tipo de conteúdo se interessam…

Isso facilita muito o processo de produção de conteúdo, afinal de contas, você vai saber com quem está falando e quais são os assuntos darão mais certo.

2. Busque referências

Para deixar a criatividade fluir e abrir a mente, é muito bom buscar referências. Para isso, você pode usar as próprias redes sociais, como o Instagram e o Pinterest.

Também é válido fazer uma pesquisa sobre o que as marcas que você admira (do seu nicho ou não) estão fazendo.

Acompanhar profissionais de marketing, principalmente da área de criação de conteúdo, te dará uma base sobre as tendências do momento e dicas de posts. Por isso, vale a pena também!

LEIA TAMBÉM:
👉Como alavancar o seu negócio na internet?

3. Aproveite as tendências

E por falar em tendências…

Sempre aparecem novas oportunidades de conteúdo que você pode aproveitar para as suas redes, como acontecimentos importantes, situações atuais e memes do momento. Por exemplo, há algumas semanas atrás todo mundo estava falando sobre o termo “cringe”.

Aproveitar a onda é interessante para chamar atenção de novas pessoas, no entanto, tome cuidado para criar algo que tenha a ver com a sua marca. 

Afinal, se a sua comunicação não fizer sentido com a sua marca, você não irá atrair o público certo e não terá os resultados que deseja.

4. Fale sobre a solução que você oferece

Todo produto/serviço apresenta uma solução. Então, por que não falar sobre isso?

Por exemplo, se você tem um escritório de advocacia, pode falar sobre as vantagens de contratar um advogado, explicar sobre os termos usados no mundo jurídico, falar sobre algumas leis importantes para o seu público…

Traga a sua audiência para o universo da sua marca!

5. Converse com a sua audiência

Por fim, uma excelente maneira de ter ideias para os seus conteúdos é conversar com o seu público. Para isso, você pode abrir caixinhas de perguntas nos stories do Instagram, fazer enquetes e pesquisas, avaliar os comentários das publicações, e por aí vai.

Aliás, muitas pessoas já fazem isso e têm ótimos resultados, afinal, estão entregando exatamente o que o público deseja.

Vale a pena testar também, não é mesmo?

Coloque essas dicas para criar conteúdo em prática e melhore a sua presença digital!

Para mais posts como esse, continue navegando no nosso blog e nos siga no Instagram!

Até a próxima!

Quem escreveu essa matéria?

Equipe de Marketing Digital da Mestres do Site

Todo o conteúdo que você lê nesse blog foi produzido pelo grupo de especialistas de Marketing Digital da Mestres do Site.

Essa equipe já atendeu mais de 1.000 clientes nos últimos 6 anos e atualmente gerencia mais de R$ 1.000.000,00/mês em campanhas de Google Ads e Facebook Ads.

Foco em
Resultado

Reconhecimento é nossa
maior recompensa!